5 segredos para parar de procrastinar agora mesmo

Não é só preguiça que faz você estacar em uma tarefa e não conseguir “sair do lugar”, sabia? Segundo a Ciência, existe um fenômeno que acontece em nosso cérebro e que nos leva à procrastinar, ou seja, nos conduz àquela sensação de “eu faço isso amanhã” e que, definitivamente, nos impede de cumprir nossos objetivos e deveres no tempo em que deveríamos cumpri-los.

De acordo com especialistas, a procrastinação acontece devido a dois mecanismos importantes no cérebro. O primeiro deles é o sistema límbico, que está diretamente ligado à sensação de prazer e de dor, mas prazeres e dores imediatos.

O segundo mecanismo é o córtex pré-frontal. Ele tenta controlar as vontades e a ambição do primeiro sistema, planejando o futuro e criando metas, por exemplo. O problema, no entanto, é que o córtex se cansa rapidamente e, quando isso acontece o sistema límbico entra em ação, pedindo que você se dedique a algo mais prático e a prazeres mais instantâneos, como ouvir uma música ou assistir a mais um episódio de sua série favorita.

6

E, como a Ciência ainda não descobriu como fazer as pessoas pararem de procrastinar de vez, cada um precisa lutar com unhas e dentes contra os devaneios e à tentação pular de uma tarefa importante para uma tarefa mais prazerosa. Agora, se você quer aprender como fazer isso e a se manter focada em suas metas, confira a lista abaixo com algumas dicas de profissionais.

Confira 5 segredos para parar de procrastinar agora mesmo:

1. Estabeleça pequenas metas

1

Objetivos menores ajudam você a ter mais vontade de prosseguir e ajudam a se aproximar, mesmo com passos pequenos, à linha de chegada. Uma grande meta, por outro lado, pode parecer complicada demais e estimular você a procrastinar.

2. Estabeleça tempo para começar e terminar

2

O ideal é estabelecer o tempo certo para começar e terminar suas tarefas, mesmo que elas sejam as pequenas metas que dissemos acima. Você precisa ter em mente que começar suas tarefas mais tarde não ajudará em nada, enquanto se você começar a cumprir seus deveres mais cedo terá tempo suficiente para fazer tudo e, quem sabe, fazer algo legal depois.

3. Estabeleça barreiras para a procrastinação

3

Criar bloqueios para dificultar o início da procrastinação é essencial quando o assunto é cumprir tarefas em um dia ruim ou tarefas que você não gostaria que fazer. Colocar o celular no modo avião, sair das redes sociais e impedir que outras formas de distração cheguem até você são boas soluções. Isso ajuda a qualquer um a ser mais eficiente.

4. Crie sistema de pequenas recompensas

4

A cada pequena meta cumprida, especialmente se for dentro do tempo estabelecido, você pode se presentear com pequenas recompensas. Uma checadinha nas redes sociais por 5 minutos, fazer uma pausa para o cafezinho e fazer outras coisas que você gosta, desde que não seja por muito tempo, são boas formas de descongestionar a cabeça, descansar por um tempo e se energizar novamente para mais um tempo de tarefas.

5. Simplesmente comece

5

Se você mesmo não der o “start”, ou seja, se não começar a fazer suas coisas e a cumprir suas tarefas, suas metas e obrigações não poderão ser cumpridas. E, detalhe: ninguém pode fazer isso por você. Fuja do ciclo vicioso e evite cair na tentação de procrastinar.

E, se você se pegar procrastinando depois de ler esta matéria, o problema pode ser de memória. Nesse caso, você deveria conferir este outro post: 3 truques para melhorar a memória que são comprovados pela ciência.

Fonte: Revista Galileu