12 formas de usar o arroz no dia-a-dia que você JAMAIS imaginou

Arroz faz parte da alimentação básica de muitas culturas. Na sua casa, por exemplo, deve ser comum ter uma bela panela de arroz à mesa no almoço ou no jantar. Não é verdade?

Mas, além de ser um alimento, o arroz também pode ser útil em várias situações do dia-a-dia, por mais que a maioria das pessoas jamais imagine isso. Ou você vai dizer que sabia que grãos de arroz podem ser usáveis para outras situações que não envolva a alimentação?

E, se isso é novidade para você, com certeza a surpresa vai ser grata. Isso porque o arroz tem muito mais formas de uso que qualquer um de nós poderia apostar.

Quer bons exemplos? Arroz pode ajudar a amadurecer frutas de uma forma mais rápida, pode salvar seu celular se ele cair na água e pode também ser um artigo de decoração, caso você o utiliza para criar um faqueiro ou um odorizador caseiro.

Gostou das ideias? Espere até ver como tudo isso funciona.

Veja 12 formas de usar o arroz no dia-a-dia:

1. Amadurecer frutas

1

Frutas verdes amadurecem mais rápido se você a deixá-las em um saco de arroz cru. Isso acontece porque elas soltam gases enquanto amadurecem e que são presos pelo arroz e é isso que força a fruta amadurecer com mais rapidez. Um ou dois dias, no máximo, são suficientes para conseguir o amadurecimento, mas cuidado para ela não ficar madura demais.

2. Guardar facas

2

Se você não tem um faqueiro em casa, um pode de vidro cheio de grãos de arroz crus podem ser uma alternativa charmosa para o aparato. Tudo que você tem que fazer é colocar uma camada de papelão ou outro proteção para evitar que as lâminas batam no fundo do vidro, já que as facas precisam ficar viradas para baixo.

3. Limpar recipientes com aberturas pequenas

3

Alguns potes, vidros e bules contam com espaços que não conseguimos alcançar, mesmo com esponjar e escovinhas, para lavar por terem aperturas estreitas demais. No entanto, se você colocar um pouco de arroz cru no recipiente junto com sabão e água, é possível limpá-lo apenas sacudindo tudo.

4. Secar celular

4

Quando o celular cai na água, a vontade é de começar chorar, mas se você agir rápido e segurar as lágrimas, é possível salvá-lo. Você pode fazer isso colocando o telefone, sem a bateria, em um saco fechado com arroz cru. Deixe ele lá por 24 horas, no mínimo, e você verá o milagre. Agora, se não quiser desperdiçar arroz, use um pouco de silica.

5. Fazer tortas

5

Para fazer com que a massa asse e fique perfeita, use arroz, sobre uma folha de papel manteiga, como peso. Isso também pode ajudar você a calcular a quantidade de recheio necessária para sua torta. E melhor: você pode reutilizar o arroz várias vezes nesse método.

6. Odorizador de ar

6

Vinte gotinhas de óleos essenciais de sua preferência, 1/2 xícara de arroz e um recipiente aberto. Essa é a receita para um odorizador de ar caseiro e baratinho, perfeito para colocar em espaços pequenos, como lavabos, corredores e onde mais você desejar. Se o cheiro ficar fraco, é só misturar o arroz e a essência vai exalar novamente.

7. Testar a temperatura do óleo

7

Na hora de fazer frituras, o arroz pode ajudar a checar a temperatura do óleo. Se você jogar alguns grãos de arroz na panela e eles afundarem, é sinal de que o óleo está frio. No entanto, se estiver quente o suficiente para a imersão, o arroz vai flutuar e estalar. Então é só você retirar os grãos com a espumadeira e fritar o que desejar.

8. Evitar ferrugem

8

Quer manter suas ferramentas novas? Guarde todas de cabeça para baixo, enfiadas em um recipiente com arroz cru. Isso é ótimo especialmente para quem vive em regiões úmidas, já que ajuda na absorção da água e previne contra a ferrugem.

9. Limpar o moedor de café

9

Lembra dos potes difíceis de serem limpos? A mesma premissa se aplica para os moedores de café, que acumulam pó em entradinhas difíceis de alcançar. Para conseguir a limpeza, triture o arroz no lugar do café e depois limpe toda a sujeira com um pincel.

10. Almofada aquecida

10

Uma meia ou um pano pequeno, costurado ou não, com arroz e você terá sua própria almofada aquecida. Então, é só colocar seu pacote no micro-ondas por 30 segundos e, então, deixar a almofadinha sobre o local dolorido por alguns minutos. Isso ajuda os músculos a relaxarem.

11. Brinquedos para pets

11

Usando a mesma técnica descrita acima, você pode criar brinquedinhos caseiros para o seu pet. Só não deixe de usar um pano mais grosso, para evitar que o brinquedo rasgue com facilidade. Pontos bem juntos, na hora de costurar, também ajudam a deixá-lo seguro para seu bichinho.

12. Chocalhos

12

Para fazer um chocalho caseiro você só precisa colocar um punhadinho de grãos de arroz em um ovinho de Páscoa de plástico, selado com fita adesiva; entre duas colheres e pronto.

E, por falar em utilidades que as pessoas não conhecem, você vai gostar de ler também: 18 formas de usar vaselina como você nunca imaginou.

Fonte: Instructables, O Sagaz