13 truques para usar o Microsoft Word de forma mais eficaz

Você pode até mandar bem nos recursos do computador, usar, todos os dias, os programas complicados para a maioria das pessoas e até conhecer vários atalhos do teclado que muita gente não conhece, mas a gente duvida que você conheça todos os truques do Microsoft Word que vamos mostrar hoje. Quer apostar?

Isso porque, embora todo mundo já tenha usado o programa em algum momento da vida, especialmente para os trabalhos escolares ou para o cotidiano do trampo, a verdade é que esse programa pode ser mais complexo do que parece. Ou você vai dizer que nunca teve que consultar o “coleguinha” para executar uma tarefa no Word!?

Pois é, não tem jeito. O Word é simples, seu funcionamento é intuitivo, mas tem coisas que a gente não sabe fazer, mesmo as pessoas mais experientes. É por isso que fizemos a seleção abaixo com alguns dos truques mais “refinados” desse programa tão conhecido e tão presente em nossas vidas.

Como você vai ver abaixo, ensinamos como trocar o formato da fonte do texto sem que você precise digitar tudo novamente, vamos mostrar como traduzir partes do texto (ou o texto inteiro) sem precisar de usar outro programa, e até mesmo a inserir marca d’água, que uma tarefa relativamente fácil, mas costuma dar um branco na hora que a gente mais precisa.

Não parece interessante aprender tudo isso? Então acompanhe nossa lista e veja como todos os truques são simples e rápidos.

Veja 13 truques para usar o Microsoft Word de forma mais eficaz:

1. Como mudar o texto de caixa alta para caixa baixa

Digitou um tanto bom e só percebeu, lá na frente, que o texto estava em CAPS LOCK (conhecido também como “caixa alta”)? Não tem importância! Você não precisa digitar tudo de novo. Para alterar a fonte de deixar tudo em “caixa baixa” (ou seja, letras minúsculas), selecione o texto e pressione Shift+F3.

1

2. Como traduzir o texto de uma só vez

Mesmo que o tradutor do Google seja melhor, na hora do apuro, o Microsoft Word tem um recurso esperto, ligado o tradutor do Bing. Usando a ferramenta, você pode traduzir todo o texto, uma parte selecionada ou apenas uma palavra.

2

3. Como inserir data e hora

Não existe dificuldade alguma para fazer isso no Word. Pressione Shift+Alt+D, para acrescentar a data. Se quiser colocar a hora em seu documento, pressione Shift+Alt+T.

3

4. Como esconder o texto

Este truque vai ser útil para aqueles que precisam esconder temporariamente um pedaço da informação digitada. Esse recurso também pode ajudá-lo a usar comentários sobre seu texto sem correr o risco de confundi-los com o restante da redação.

Para usar a função, selecione o pedaço de texto que você precisa esconder, pressione Ctrl + D e escolha a opção Esconder. Agora ninguém vê seu texto, mas você sabe que ele está lá!

4

5. Como coeditar um documento

No Microsoft Word, a partir da versão 2013, é possível trabalhar simultaneamente com outros autores e até mesmo responder ao comentários que eles deixarem no texto. Você pode encontrar todas as opções que você precisa se você pressionar a guia Revisão. Este recurso vai fazer que sua colaboração seja simples e rápida!

6. Como colocar acentos em letras

Se, por algum motivo, você não conseguir inserir os acentos nas letras usando as teclas de seu teclado, existem atalhos que permitem isso. Tudo o que você tem que fazer é usar as “fórmulas” abaixo, lembrando que o “L” quer dizer a letra que você precisa acentuar:

À – Ctrl + `, L
Á – Ctrl + ‘, L
 – Ctrl + Shift + ^, L
à – Ctrl + Shift + ~, L
Ä – Ctrl + Shift + L :,

5

7. Como editar arquivos em PDF

Para editar arquivos PDF você não precisa de um leitor Adobe ou de outros recursos além dos que os próprio Word oferece, a não ser que você tenha uma versão mais antiga que a de 2013.

Agora, se o seu programa for o 2013 ou outra versão posterior a esta, basta abrir o documento e começar a trabalhar!

8. Como digitar em qualquer lugar do documento

Poucas pessoas sabem que você não necessariamente precisa pressionar “Enter” uma centena de vezes para iniciar um novo parágrafo e deixar algum espaço antes dele. Basta clicar duas vezes em qualquer lugar do documento e seu cursor de digitação será colocado exatamente onde você quer. O próprio Word vai inserir automaticamente as linhas e espaços necessários.

6

9. Como navegar rapidamente pelo documento

Há um número de combinações que podem simplificar a navegação no interior de um documento grande. Isto vai livrar você de ter que rolar sua página para cima e para baixo, tentando encontrar o lugar que você precisa editar ou ler. Para isso, use:

Ctrl + Alt + Page Up – voltar para a página anterior;
Ctrl + Alt + Page Down – ir para a próxima página;
Ctrl + Home – voltar ao topo do documento;
Ctrl + End – ir até o fim.

10. Como hifenizar o texto

A hifenização de um texto, para quem não sabe, é um processo de separação de palavras, que ocorre no final de cada linha de um parágrafo. Usado adequadamente, este processo pode deixar seu texto mais confortável para ler, e pode reduzir o número de páginas do documento sem que você mexa no tamanho do texto.

Para isso, pressione a guia Layout da página e escolha “hifenização”. O programa irá oferecer-lhe uma lista de variantes: nenhuma, automático ou manual. Escolha a que você gosta mais.

7

11. Como inserir uma marca d’água

Para proteção adicional do seu documento, você pode usar uma marca d’água. Vá até a guia Layout da página e pressione Watermark (Marca d’água”). Em seguida, escolha a imagem ou digite o texto que você precisa.

12. Como inserir um vídeo

Para diversificar seu documento, você pode inserir uma variedade de ilustrações e diagramas. Mas a melhor maneira de impressionar um leitor é inserindo um vídeo curto, com fins ilustrativos.

O arquivo não vai “pesar” mais por causa disso, ele só vai converter o link da forma mais adequada. Então, se gostou da ideia, pressione a guia Inserir para ver como fazer isso.

8

13. Como verificar a compatibilidade com as outras versões antes de salvar

Muitas vezes acontece das versões mais antigas do programa não abrir arquivos criados nas versõs mais atuais, ou mostrá-los no formato errado. Para garantir que até mesmo os computadores com as versões mais antigas do programa poderão abrir e ler seu arquivo sem alterações, pressione a guia Arquivo e escolha Verificação de Compatibilidade.

9

Aprendeu tudinho aí? Então não deixe de conferir também: 5 atalhos do Android que todo usuário deveria conhecer.

Fonte: Bright Side