Quando você pensa em comidas de Páscoa, o que vem em sua cabeça? Qual o prato tradicional de sua família esta época do ano?
Independente da resposta, certamente, existe um ponto em comum entre sua cultura e a de vários outros Brasileiros: ovos de chocolates.
Em muitas casas, por exemplo, as crianças esperam a visita do “coelhinho da Páscoa”. Ou seja, o personagem folclórico, como o Papai Noel, que tem a missão de trazer esses presentes doces para toda a família.
Mas, mesmo se tratando de um tradição deliciosa, em outras partes do mundo essa cultura simplesmente não existe. Isso porque, em cada País, o que vai para a mesa são receitas diferentes. Pratos, sobretudo, com significados diferentes.
Em alguns lugares, por exemplo, o prato principal da Páscoa está longe de ter chocolate. Porque faz parte da cultura celebrar o período com um prato salgado, com ovos e peixes.
Achou estranho? Então se prepare para conhecer outros pratos típicos deste período ao redor do mundo.
Comidas de Páscoa típicas em outros países
1. Gubana – Itália
Em suma, se trata de um pão doce cheio de nozes, passas, chocolate e vinho.
2. Cordeiro – França
Para muitas das famílias na França, portanto, cordeiro é servido como prato principal na Páscoa.
3. Advocaat – Países Baixos
Basicamente, uma sobremesa, feita à base de creme de gemas de ovo, brandy e açúcar. Sobretudo, é tradicionalmente apreciada na Holanda durante a Páscoa.
4. Capirotada – México
Tradicionalmente consumidos na Quaresma, a receita é, basicamente, um pudim de pão. Tem canela, nozes, frutas (secos ou frescos), pão e queijo envelhecido.
5. Torta Pascualina – Argentina
Em suma, se trata de uma torta de espinafre com ovos inteiros. O prato salgado, aliás, é tradicionalmente consumido durante a Quaresma. Isso porque faz parte do costume religioso não comer carne nesta época.
6. Hornazo – Espanha
Este pão parece simples. Contudo, é recheado com ovo e salsicha.
Outros pratos típicos
7. Coque e Queijo – Jamaica
O coque (ou pão) é como um bolo quente, feito com canela e frutas secas. Na Jamaica, ele costuma ser apreciado com uma fatia de queijo processado, como em um sanduíche.
8. Mämmi – Finlândia
Esta iguaria, em suma, é uma espécie de pudim. Sua receita leva água, farinha de centeio, malte em pó, melaço escuro, sal e raspas de laranja. A receita, a propósito, tem uma textura cremosa. Na hora de servir, inclusive, algumas pessoas ainda polvilham açúcar.
9. Tsoureki – Grécia
Este é um pão doce. Contudo, também conta com ovos inteiros e tingidos, em meio ao seu trançado. Na maioria das vezes, estes ovos são vermelhos e brilhantes, para simbolizar o sangue de Cristo. Os ovos, sobretudo, são colocados ainda crus sobre o pão, e cozinham no forno, enquanto a massa fica dourada.
10. Babka – Ucrânia
Uma espécie de pão-bolo, que fica alto e dourado depois de assado. Em seguida, é servido com um creme por cima.
11. Rosca de Pascua – Argentina
Outra tradição argentina para o período de Páscoa é esse pão doce em formato circular, que simboliza a vida eterna. É tradicionalmente feito para a Semana Santa, os dias que antecedem o Domingo de Páscoa. Por cima, vai um creme de confeiteiro.
12. Flaounes – Chipre
Essa é uma receita que dá muito trabalho durante sua preparação, mas é muito apreciado em Chipre. O prato se trata de um pão doce com sultanas, hortelã, e queijo.
13. Kulich – Rússia
A receita russa se trata, afinal, de um pão doce. Ele é feito em uma forma cilíndrica e alta, responsável por esse formato típico da iguaria. Aliás, o resultado final é bem parecido com o do tradicional panetone de Natal. Depois de assado, então, o kulich é adoçado com mel e passas.
Outras comidas de Páscoa diferentonas
14. Schinken im Brotteig – Alemanha
A receita, aliás, se trata de um presunto envolto em pão caseiro.
15. Bacalhau à Gomes de Sá – Portugal
Basicamente, é uma caçarola de bacalhau, batatas, ovos, cebola e azeitonas. Este, sobretudo, é um prato popular do domingo de Páscoa na “terrinha”.
16. Cape Malay (peixe em conserva) – África do Sul
Normalmente servido com pães quentes, o prato é carregado de especiarias e tem um sabor muito presente de vinagre.
17. Ma’amoul – Líbano
Esta é uma sobremesa tradicional de Páscoa no Líbano. Em suma, se trata de uma massa bem parecida com a de biscoitos. Ela, inclusive, é recheada com doce típico.
18. Pão Cruz – Reino Unido
Este pãozinho simpático, é uma das comidas de Páscoa típicas no Reino Unido. A cruz na parte superior desse pão doce, simboliza, sobretudo, a cruz em que Cristo morreu. Na receita, inclusive, há uma quantidade generosa de canela, passas ou groselhas.
19. Presunto de Páscoa – América
Assado até ficar dourado, o presunto é, assim, uma das comidas de Páscoa nos Estados Unidos. Ele é servido, aliás, com uma série de combinações. Suas sobras, então, se tornam sanduíches ou são inclusas em outras receitas.
E aí, ficou com fome?
Agora, falando sobre Páscoa, vale à pena conferir ainda este outro post: Páscoa Judaica, o que é, características e mitos sobre a data comemorativa.