5 fotos falsas que se tornaram virais em 2015

Todo mundo está cansando de saber que a internet está cheia de coisas boas, mas tem o dobro de coisas “duvidosas” e, claro, um monte de histórias mentirosas. Um ótimo exemplo disso são as fotos falsas que acabam viralizando, especialmente, por causa das redes sociais.

E se antes você teve oportunidade de ver fotos falsas em matérias como 5 imagens falsas que fizeram sucesso na internet como reais e Outras 8 imagens que fazem sucesso na internet mas são falsas, em 2015 não foi diferente quanto a isso. Aliás, tudo isso você confere na lista, que preparamos abaixo.

Como você vai ver, você mesmo deve ter curtido ou compartilhado várias dessas fotos falsas que estamos prestes a desmascarar. Inclusive, quando você descobrir a história real por trás dessas fotos falsas, vai ver que as versões mentirosas são até melhores e mais emocionantes.

Mas, se até as fotos falsas têm uma versão oficial a ser contada, melhor mesmo é descobri-la e compartilhá-la com o pessoal que não a conhecia, não acha? Então a lista abaixo e se prepare para desvendar todas as mentiras que contaram para você sobre essas imagens.

Confira 5 fotos falsas que se tornaram virais em 2015:

1. O número mágico que quase teve um final trágico

2

Acha que a mulher está salvando a outra de um número de mágica que quase terminou em tragédia, né? Só que não. Essa, na verdade, é uma das fotos falsas que viralizaram esse ano, como se fosse verdadeira.

O que a imagem realmente mostra é o clímax de um espetáculo burlesco, em Nova Orleans, em 1940. Evangeline, a garota com o machado nas mãos, ficou tão chateada por ter sido ofuscada por Divena Aqua Tease, a moça no aquário, que estava fazendo um strip; que correu ao palco e quebrou o tanque onde acontecia o espetáculo.

No final das contas, Evangeline, a ciumenta, se saiu “muito mal”. Ela foi multada em 10 dólares, pela justiça, logo no dia seguinte. Mas a coisa toda acabou se tornando um golpe publicitário, assim que tudo foi resolvido.

2. A perseguição do urso

1

Todo mundo acreditou que essa foto realmente representava um momento de perigo para o pessoal. Mas essa é uma das fotos falsas que viralizaram e que logo foi desmentida. Ela mostra, na verdade, a locação de um filme, no Colorado (Estados Unidos), há 4 anos. Daí, para ficar engraçado, o pessoal colocou um urso no Photoshop e postou no Facebook, para assustar os amigos.

3. Marie Curie

3

Tá vendo a foto? Claro que não é da verdadeira Marie Curie, a famosa cientista polonesa, com naturalização francesa. O vestido e a própria mulher estão muito diferentes e modernos demais para isso.

Na verdade, quem aparece na foto é a atriz Susan Marie Frontczak, que viveu a personagem de Marie Curie, nos anos 90. A intenção era mostrar um pouco da Ciência e da cientista para as pessoas mais simples.

Mas a imagem da atriz, na verdade, acabou sendo usada como selos oficiais dos Correios de Togo, Mali e Zâmbia, que acreditaram que a foto mostravam mesmo Marie Curie.

4. Foto espacial da Índia

4

Achou mesmo que essa fosse a Índia, durante o festival Diwali (festival das luzes), vista do espaço? Seria muito legal se fosse verdade, mas não é. Na verdade, essa é uma foto “produzida”, digamos assim, a partir da união de várias outras fotos do crescimento populacional da região.

5. O turista Vladimir Putin

5

Há muitas versões estranhas sobre essa foto, mas, de forma geral, ela é uma das fotos falsas que circularam pela internet, em 2015, como se fosse verdadeira. Ou, pelo menos, a história por trás dela não é real.

Ela mostra Vladimir Putin, disfarçado de turista, tentando apertar a mão de Ronald Reagan, nos anos 80. O problema é que muitas teorias dizem que ela registrou um plano militar bizarro para humilhar o presidente dos Estados Unidos, em sua primeira visita de Estado a Moscou, na Rússia. Esse teria sido o primeiro trabalho de Putin como agente da KGB.

Mas, claro, as autoridades russas negam tudo isso.

E, se você ainda quiser ler sobre Vladimir Putin e a Rússia, confira também: 10 coisas que são proibidas na Rússia e você não sabia.

Fonte: The Guardian