5 segredos para o carregador do celular ter uma vida mais longa

Desde quando o celular passou a fazer parte de nosso dia-a-dia como nossas roupas ou mesmo como os alimentos que consumimos (sim, estou exagerando) um outro artigo, que ainda passa despercebido, também passou a ser bastante importante: o carregador do celular. Você já tinha parado para pensar nisso?

Não há um só dia que você e qualquer outra pessoa que tenha um smartphone não utilize este acessório. Aliás, esquecê-lo em casa é uma sentença de morte para muita gente por aí (exagero de novo… ou não?).

E, se o carregador do celular é tão importante e tão útil para sua (nossa) vida é provável que você dispense a ele toda sua atenção diária e cuidados especiais para mantê-lo funcionando por muito tempo. Correto?

6

Bom, para a maioria das pessoas isso não é bem verdade. Ou você vai mentir que sempre se preocupou em manter seu carregador do celular são e salvo?

Mas, claro, essa vida de desleixo com algo tão necessário vai acabar depois que você, caro leitor, conferir a matéria de hoje. Como você vai ver, separamos alguns cuidados primordiais que todo mundo deve ter para com o carregador a fim de fazê-lo durar por muito mais tempo e funcionar como se deve.

Quer aprender estes segredinhos? Então não tire o olho da seleção logo abaixo.

Aprenda 5 segredos para o carregador do celular ter uma vida mais longa:

1. O jeito de enrolar

1

Uma das partes mais frágeis do carregador do celular, com certeza é o fio, que pode quebrar fácil e comprometer o carregamento do seu aparelho. Por isso, preste atenção no jeito que você o está enrolando para guardar. O jeito certo é enrolar o fio em volta da mão, de uma maneira não muito firme, e prendê-lo com um elástico para evitar que se solte ou dobre em lugar errado.

Esse cuidado é um dos principais na hora de evitar que seu carregador dure pouco. Além disso, faz com que você economize dinheiro e evite dores de cabeça, já que cabos para reposição são caros e, muitas vezes, são falsificados, como você já conferiu nesta outra matéria.

2. O jeito de transportar

2

Você, que não sai de casa sem o celular, como costuma transportar seu carregador? Normalmente ele vai de qualquer jeito dentro do bolso ou, como é muito comum também, jogado em meio às outras coisas de sua bolsa ou mochila, não é mesmo?

Acontece que isso também não ajuda o carregador do celular a ter uma vida mais prolongada. O certo é colocá-lo em um bolso separado ou dentro de um saquinho de pano, caixa de óculos ou outros compartimentos que evite que o cabo se enrosque em outros objetos e você acabe puxando tudo de mau jeito depois.

3. O jeito de carregar o celular

5

Nada de deixar o carregador do celular com o cabo extremamente esticado enquanto estiver em uso, hein!? Isso pode fazer com que o cabo se rompa e o carregador estrague. O ideal é deixar o fio esticado com folga, mesmo que para isso você precise usar um aparador, deixar o celular no chão ou utilizar uma outra tomada.

4. Manter longe da água

4

Se é possível recuperar um celular molhado é quase improvável que você tenha a mesma sorte caso seu carregador de celular se molhe. A água danifica os componentes interno do carregador, por mínima que seja; e pode acabar fazendo com que ele queime.

Para você entender o drama, usar o carregador do celular sobre a pia ou mesmo durante o banho, enquanto o banheiro estiver úmido pelo vapor do chuveiro, não são boas ideias.

5. Evitar carregar no computador

3

Sim, a gente sabe que é prático, mas já mostramos aqui que carregar o celular direto no computador não é uma boa ideia e pode até ser perigoso. Mas, caso não seja possível esperar até encontrar uma adaptador ou uma tomada USB a dica é para que você tenha dois cabos: uma para o carregador do celular e outro para usar na entrada USB do computador.

Segundo especialistas, a tendência é de que as pessoas fiquem plugando e desplugando o fio na entrada USB. Com o tempo, isso pode acabar danificando o carregador do celular, que pode ficar com mal contato.

E você, já sabia de todas essas coisas?

Agora, uma coisa que você provavelmente não sabe é que seu inocente carregador está na lista dos aparelhos que mais consomem energia elétrica, não é? Confira nessa outra matéria: 10 aparelhos que mais consomem energia elétrica, mesmo desligados.

Fontes: Olhar Digital, TechTudo