Como identificar se o cabo do iPhone é pirata ou original?

Quem tem algum dispositivo móvel da Apple em casa sabe que o pior dos pesadelos pode ser cabo do iPhone, do iPad e assim por diante, apresentar algum defeito ou, simplesmente, parar de funcionar. Isso porque, se você já tentou comprar um novo cabo do iPhone ou se, pelo menos, pesquisou o preço de um; sabe que este acessório mais que necessário não é nada barato.

Conforme o site Olhar Digital, o preço médio do cabo do iPhone, aqui no Brasil, é de R$ 129,00. E, embora existam cabos mais baratos no mercado, a verdade é que a procedência deles é bastante duvidosa.

Agora, se você é daqueles que não se importam se o cabo do iPhone é original ou não, acredite, está na hora de começar a mudar esse seu conceito. Isso porque, segundo a própria Apple, os cabos falsificados vendidos no Brasil podem estragar o seu celular, danificando a entrada do carregador e causando outros problemas, como a queda das extremidades, encaixe imperfeito, superaquecimento do conector e até erros de sincronização.

6

Gostou das consequências? Não, né? Então talvez você deva conferir a lista abaixo e aprender a identificar o que cabo original do iPhone tem de diferente dos demais cabos genéricos, que a gente encontra às pencas por ai.

Aprenda como identificar se o cabo do iPhone é pirata ou original:

1. Embalagem

Você pode até não ser um “expert” em tecnologia e produtos afins, mas a verdade é que vai identificar, logo de cara, se o cabo do iPhone não for original. Isso porque produtos falsificados são armazenados em recipientes alternativos, enquanto a embalagem dos produtos originais, terceirizados e certificados, vêm com o logotipo “Made for iPhone” (MFi) na parte exterior.

1

2. Inscrições

Outra coisa que identifica o cabo do iPhone original são as inscrições “Designed by Apple in California” e “Assembled in China”, “Assembled in Vietnam” ou “Indústria Brasileira”. Esses dizeres costumam vir a cerca de 18 centímetros do conector USB. Há também um série de 12 dígitos no final do texto, no caso de um verdadeiro cabo do iPhone.

2

3. Conector

Outro dos detalhes do cabo do iPhone original que ajuda bastante a identificar um cabo falso é o conector. Isso porque, dificilmente, outras empresas conseguem copiar com exatidão o formato e os encaixes do conector Lightning.

O cabo do iPhone original mede 7,7 milímetros por 12 milímetros. A cor do encaixe é, obrigatoriamente, cinza e em tons metálicos. Além disso, os contatos são arrendondados e lisos, todos embutidos em uma única peça retangular.

Abaixo, é possível ver as diferenças entre os produtos originais (na parte superior) e os falsificados (na parte inferior):

3

4. Conector USB

No cabo do iPhone, original, claro; também tem características próprias e únicas: as travas são em formato de trapézio e contam com espaçamento igual em relação à borda. A superfície, claro, é lisa, plana e uniforme e os contatos são dourados. Abaixo estão as diferenças entre os cabos originais (superior) e falsificados (inferior).

4

E, falando em cabos, você vai gostar de descobrir também: Para que serve aquele cilindro no cabo do laptop?

Fonte: Olhar Digital