7 sinais de que seu consumo de sal está exagerado

Ele está em nossa mesa todos os dias, ressalta o sabor dos alimentos, aumenta a durabilidade dos perecíveis, faz parte de sofisticados e até dos mais simples e vai até em receita doce. Embora o consumo de sal na dosagem certa seja positivo ao nosso organismo, a verdade é que os efeitos podem ser devastadores o ingerimos em grande quantidade.

Uma boa forma de saber se seu consumo de sal é acima do desejado é tomar como base a quantidade recomendada diariamente pelo Ministério da Saúde: 2 mil miligramas de sódio por dia.

A conta, como o Ministério também ensina, é que cada grama de sal de cozinha ou um sachê daqueles dos restaurantes, seja equivalente a 400 miligramas de sódio. Ou seja, 5 pacotinhos daqueles por dia deveria ser o limite para cada um de nós.

O problema, no entanto, é que a média de consumo de sal dos brasileiros é bem superior. Normalmente, as pessoas consomem 10 daqueles pacotinhos, o dobro do recomendado.

Agora, se você ainda não sabe o que o sal, ou o sódio, pode causar em nosso organismo se ingerido em excesso, se prepare. Como você vai perceber pelos sintomas que listamos abaixo, o consumo elevado de sal pode colocar sua saúde em risco de várias formas.

Confira 7 sinais de que seu consumo de sal está exagerado:

1. Inchaço

Anéis apertados, calçados fazendo marcas na parte superior dos pés e até mesmo pernas com sinais nítidos de retenção de líquido. Todo esse inchaço pode estar ligado ao exagero no consumo de sal na comida.

Aliás, esse inchado tem até um nome específico, edema, e é tratado com uma mudança radical na alimentação.

2. Sede excessiva

Se você sente muita sede ao longo do dia, especialmente depois das refeições, esse também pode ser um sinal de que seu consumo de sal está acima do normal.

Isso acontece por causa do sódio presente no sal, que ajuda a equilibrar o nível de líquido no corpo. Daí, quando se consome muito sal, o organismo passa a precisar de mais líquido para funcionar como manda o figurino. É isso que faz você sentir tanta sede depois de comer alguma coisa salgada, por exemplo.

3. Alterações na urina

Abusar no consumo de sal também faz com que os rins trabalhem por mais tempo para eliminar a substância do corpo. Isso pode provocar doenças renais, que deixam a urina quase transparente, além de aumentar a frequência da necessidade de ir ao banheiro.

Outra possibilidade o excesso de sódio no organismo é a desidratação, já que o corpo passa a expelir mais líquido. Nesse caso, o que acontece é que a quantidade de urina diminui, fica mais espessa e passa a ter uma cor mais turva e escura.

4. Dor nos ossos

O excesso de sódio no organismo também compromete a saúde dos ossos, já que ele aumenta consideravelmente a perda de cálcio. Como consequência, a deficiência aguda de cálcio costuma causar fraqueza óssea, problemas nos dentes e até mesmo osteoporose.

5. Cãibras

Outro aspecto que pode ser afetado devido ao consumo de sal em excesso é a contração muscular. Para que tudo funcione bem, é preciso que exista equilíbrio entre potássio e sódio.

Quando esse equilíbrio fica comprometido, devido a maior ingestão de sal, rico em sódio, por exemplo, é comum que surjam cãibras Ee que ocorram mais dores musculares.

6. Dores de cabeça que não passam

Quando se consome muito sódio, o volume do sangue também tende a aumentar, fazendo com que ele ocupe mais espaço nos vasos sanguíneos.

Essa expansão dos vasos, aliás, leva ao que os médicos chamam de hipertensão ou pressão arterial alta. Por sua vez, uma das consequências desse problema são as dores de cabeça intensas e persistentes.

7. Problemas cognitivos

As artérias que conduzem sangue ao cérebro também podem ser comprometidas, afetando diretamente a capacidade de raciocinar com clareza. É comum também que haja dificuldade de concentração devido a esse fator.

Outro problema é que a desidratação (que, como vimos, pode acontecer também devido ao consumo exagerado de sal) pode afetar a memória, causar a sensação de cansaço e aumentar muito seu tempo de reação à determinadas situações.

E então, consegue identificar esses sintomas no seu cotidiano? Acha que você deveria/poderia consumir menos sal em suas refeições? Não deixe de comentar!

Agora, falando em sódio e nos males que seu consumo excessivo pode causar, essa matéria também pode ser bem interessante: Glutamato monossódico, o sabor que mata.

Fonte: Incrível