Mau cheiro na urina: 8 fatores que podem explicar o problema

Uma coisa que você já deve ter percebido é que não existe xixi com cheiro bom. Isso acontece porque a ureia, liberada pelo organismo no “número 1”, determina aquele mau cheiro na urina característico, que podem vir mais ou menos intenso.

Agora, se seu xixi anda muito mais fedido que o normal, pode ser que você esteja com problemas… ou não. Como você vai ver no post de hoje, uma série de fatores podem influenciar no mau cheiro da urina. Alguns são realmente preocupantes, outros, no entanto, só precisam se um pouco mais de nossa dedicação para serem resolvidos.

Por exemplo, não beber água o suficiente é um dos grandes causadores de mau cheiro na urina, sabia? Alias, se você já conferiu essa outra matéria aqui, esse é um fator que também interfere bastante na cor da urina.

Mas, claro, existem casos um pouco mais sérios, como a presença de bactérias na urina devido a infecções urinárias, que precisam ser tratadas o quanto antes para evitar complicações.

Descubra a possível causa do mau cheiro na urina:

1. Desidratação

Um dos principais motivos do mau cheiro na urina costuma ser a ingestão insuficiente de água não só no dia, mas até 48 horas anteriores. O ideal é sempre tomar pelo menos 2 litros de água diariamente para evitar não só o fedor no xixi, mas outros problemas sérios relacionados aos rins e ao sistema urinário.

Sobre a desidratação, além do mau cheiro na urina, normalmente de amônia, outras características são a cor amarelo escura ou laranjada no xixi. Agora, se esses sintomas vierem acompanhados de confusão mental, fraqueza, cansaço extremo e outros sintomas persistentes pode ser que seu nível de desidratação seja mais grave. Nesse caso, procure um médico imediatamente.

2. Infecção urinária

Outro coisa que também costuma causar mau cheiro na urina é a infecção urinária. Normalmente, o problema vem acompanhado de odor forte no xixi, vontade urgente de urinar, dor no ventre e ardor ao urinar.

Dentre as causas desse tipo de problema estão as bactérias, como a E.coli. Por isso é tão importante procurar um médico e tratar, o mais rápido possível, de uma infecção urinária.

3. Diabetes

Urina com cheiro adocicado e forte pode ser um sinal de diabetes, como você já viu nessa outra matéria aqui.

Agora, se você já for diabético, melhor ficar atento. Nesse caso pode ser que você não esteja seguindo o tratamento indicado devidamente e que seus níveis de glicose no sangue esteja alto. No caso de aplicação de insulina, por exemplo, pode ser necessário reajustar a dose aplicada, por isso, não deixe de informar seu médico sobre o problema identificado.

4. Problemas no fígado

Doenças hepáticas também podem causar mau cheiro na urina. Para identificar se existe relação entre os problemas, preste atenção se o sinal vem acompanhado de náuseas, vômito, dores abdominais, olhos amarelados, fraqueza e perda de peso.

5. Alguns alimentos

Eles parecem inocentes, mas alguns alimentos podem deixar seu xixi realmente fedorento. Alho, cebola, e vegetais com caules verdes, como aspargos e brócolis, por exemplo, podem deixar sua urina com cheiro muito estranho. Couve-de-bruxelas, curry, salmão, álcool e até mesmo o bom e velho cafezinho costumam causar esse tipo de reação no organismo um tempo depois de serem ingeridos.

Agora, se o problema persistir mesmo depois da digestão completa desses alimentos, seu problema pode ser a quantidade de sal adicionada à comida. Isso acontece porque o sal pode fazer com que sua urina se torne mais concentrada, dando o mau cheiro.

6. Uso de duchas vaginais

Apesar de serem feitas para potencializar a higiene íntima das mulheres, a verdade é que a área íntima das mulheres não precisa (e não pode) ser limpa assim com tanto afinco.

O uso dessas duchas pode desarranjar a flora bacteriana em toda área genital, causando não só mau cheiro na urina, mas também outros problemas mais sérios, como candidíase.

7. Ovulação

Ainda no caso das mulheres, os hormônios que ajudam no período da gestação, o estrogênio e a progesterona; e que também se encarregam da regulação do ciclo menstrual também podem alterar o cheiro da urina.

Quando a mulher está ovulando, por exemplo, a urina tente a ficar com um cheiro similar ao da amônia.

8. Alguns medicamentos

Assim como no caso de alguns alimentos, certos medicamentos também podem alterar o cheiro da urina. Os principais causadores costumam ser o flavorizantes, muito utilizados em medicamentos como suplementos e vitaminas.

Existem também outros tipos de medicamentos que causam mau cheiro na urina exatamente devido ao efeito que têm em determinado órgão tratado. Por isso, para ter certeza do que está acontecendo, o melhor é falar sobre o assunto com seu médico.

E então, se identificou com alguma dessas situações? Não deixe de nos contar se você descobrir a causa do mau cheiro na sua urina, ok?

Agora, falando em cheiros estranhos do nosso corpo, você precisa conferir ainda: O que o cheiro do corpo revela sobre seu estado de saúde.

Fonte: Melhor com saúde