9 truques infalíveis para ganhar uma discussão

Por mais que você seja uma pessoa pacífica e que prefere se manter longe de debates acirrados, mais dias, menos dias, é possível que você tenha que entrar em um para defender um ponto de vista no qual acredita. E isso não é só na vida pessoal, como nas brigas de casal. No trabalho ou até mesmo nas redes sociais, os debates, especialmente os ideológicos são comuns e é preciso conhecer alguns truques para vencer uma discussão.

Claro que se você saber como fazer as pessoas gostarem de você, como já ensinamos em outra matéria aqui, do Segredos do Mundo; já é um bom começo. No entanto, para ganhar uma discussão é preciso ter argumentos convincentes, postura, segurança e, claro, conhecer bem do assunto.

Mas, além dessas dicas comuns, que todo mundo sabe que são necessárias para um debate, existem outros truques infalíveis que ajudam muito quando é preciso ganhar uma discussão. Como você vai ver, são todos truques psicológicos, que fazem o adversários e outras pessoas que estejam nos arredores perceber o quanto você é um bom argumentador.

Ficou interessado em saber qual a fórmula secreta para ganhar uma discussão? Então acompanhe nossa lista, a seguir, cheia de dicas originalmente disponibilizadas pelo site Life Hacker.

Conheça 9 truques infalíveis para ganhar uma discussão:

1. Mantenha a confiança

1

Sabia que pessoas confiantes têm mais credibilidade em debates? Por mais que você não tenha ideia do que está falando, se assumir uma postura confiante e transparecer aos demais que você põe fé em si mesmo, esse já é um bom início para ganhar uma discussão.

2. Evite argumentos generalistas

2

Outra dica essencial para ganhar uma discussão é cortar qualquer tipo de argumentos e exemplos generalistas. Tente manter a lógica da conversa e se empenhe na persuasão, descartando sempre, logo de cara, fatos que não tenham relação direta com o que está sendo discutido.

3. Conheça sobre o assunto

3

Por mais que a confiança seja decisiva para ganhar uma discussão, conhecer o tema que está em debate também é um fator importante. Isso ajuda na construção de bons argumentos e, claro, dá uma injeção de ânimo em quem está sendo sabatinado.

Se for um debate de ideias programado, então, a melhor coisa que você pode fazer é estudar. Mas, se o caso for uma discussão cotidiana, quem tem maior conhecimento sobre o tema em pauta se sairá melhor… pelo menos é assim na maioria das vezes.

4. Seja educado

4

Respire fundo e tente manter o controle da situação. Ter calma e boa educação são outros fatores essenciais para se ganhar uma discussão, especialmente porque evitam que você perca o controle e faça ou diga algo que lhe trará arrependimentos mais tarde.

Portanto, o respeito com o adversário também é importante. Então, evite movimentos negativos com a cabeça enquanto a outra pessoa fala. Interromper o adversário ou lançar mão de violência física ou verbal nunca ajuda em nada.

5. Entenda o ponto de vista do outro

5

Outra coisa importante para ganhar uma discussão é entender o ponto de vista de seu adversário. Ao mesmo tempo em que soa polido da sua parte querer entender o ponto de vista da outra pessoa, ela vai acabar se sentindo intimidada por ter que se explicar. Isso, claro, ajuda a encontrar brechas no discurso e no comportamento do adversário, bem como facilitar que ele se perca na própria argumentação.

6. Mantenha a calma

6

Como já dissemos, nenhum tipo de violência ajuda a ganhar uma discussão. Então, mantenha a calma e tente não ser teimoso, caso o argumento do adversário faça sentido. Jamais se permita explodir ou ficar nervoso demais para continuar a “batalha”.

7. Não se desvie do tema

8

Tente manter o foco, por mais que, às vezes, seja difícil quando a discussão se prolonga muito. Aliás, quando você sentir que o adversário está fugindo do assunto algumas vezes, pode ter certeza que você está mais perto de ganhar uma discussão.

8. Procure pessoas que apoiem você

10

Se tiver pessoas por perto, uma boa estratégia para ganhar uma discussão é buscar opiniões que apoiem a sua. Isso vai fazer com que seu argumento seja validado e vai ajudar você a manter a confiança em si mesmo, especialmente se essas pessoas que estão concordando forem seus amigos.

9. Não se prenda ao conceito comum de vitória

9

Por mais que você não tenha mudado a opinião da outra pessoa, acredite: existem várias formas de se ganhar uma discussão. Portanto, não se prenda ao conceito mais básico de vitória. Você pode não ter convencido os demais do seu ponto de vista, mas só de ter resolvido tudo de forma pacífica já é um grande passo. Além disso, pense que você está ganhando conhecimento e aprendendo a ser mais flexível todas as vezes que entra em debate com outras pessoas.

Fonte: Life Hacker, Galileu.