O trevo de quatro folhas é conhecido especialmente por ser uma planta responsável por trazer a sorte a quem encontra. Além disso, é comum que cada uma das folhas seja atribuída a um sentido específico. Além da sorte, são eles a esperança, a fé e o amor.
A associação do tipo de trevo com a sorte está principalmente na dificuldade de encontrá-lo. Isso porque o normal para a espécie em questão é possuir apenas três folhas, sendo que o desenvolvimento de quatro trata-se de uma anomalia.
Os primeiros povos a terem contato com a planta foram ingleses e irlandeses das antigas sociedades celtas. Nesses grupos, os conselheiros acreditavam que um trevo de quatro folhas era sinal de sorte e poderes naturais.
O formato com quatro folhas, um número par, e a distribuição em cruz também eram motivos que adicionavam a crença. Isso porque a distribuição das folhas nessa versão era associada a valores sagrados, mesmo antes do cristianismo, bem como com plenitude e equilíbrio.
A versão do trevo com mais de três folhas é extremamente rara, com chance de 1 em 10 mil. Sendo assim, ainda que seja possível encontrar um local com condições favoráveis para o nascimento da espécie, o desafio de se deparar com a mutação é gigante.
Portanto, a maior probabilidade de encontrar um trevo de quatro folhas está na região da Irlanda. Isso porque as colinas locais são revestidas com trevos em diversos ambientes.
Aliás, a planta está presente em vários símbolos nacionais e está relacionada festividades como o St. Patrick’s Day. No país, existem até expressões como “Lucky O´Irish” (Sorte Irlandesa), que destacam o presente dos deuses e fadas dados por meio da planta.