Curiosidades

25 países mais ricos do mundo

Mesmo com a atividade econômica diminuindo drasticamente em 2021, muitas nações relataram sua renda nacional bruta (PIB) per capita em alta.

Uma forma de classificar os países mais ricos é com base em seu PIB (produto interno bruto). Essa classificação, no entanto, não dá uma ideia sobre os rendimentos dos habitantes do país.

Portanto, uma maneira melhor de classificar os países é com base no PIB nominal per capita. Embora o PIB nominal per capita não forneça informações sobre a diferença de renda entre ricos e pobres, muitos o veem como um melhor indicador de quão rico um país é. Com base neste indicador reunimos nesta lista os 25 países mais ricos do mundo, confira.

25 países mais ricos do mundo segundo o PIB per capita

1. Estados Unidos
PIB: $ 62,869

25 países mais ricos do mundo

Os Estados Unidos enquadram a maior população da lista na segunda maior massa de terra. Possui uma economia altamente diversificada com a segunda maior produção industrial do mundo.

As principais indústrias dos EUA abrangem tudo, desde petróleo, veículos motorizados e aço até aeroespacial e telecomunicações. Vários produtos agrícolas, incluindo trigo, milho, frutas, vegetais, laticínios e produtos florestais, também servem para impulsionar o PIB do país.

2. Rússia
PIB: $ 28,797

Continua após a publicidade

Em 2020, a Rússia aparece acima da Alemanha nas dez maiores economias em termos de PIB medido em termos de PPC, sendo uma das maiores potências econômicas do mundo. Além disso, a Rússia é conhecida principalmente por sua indústria de petróleo, da qual a economia depende fortemente.

3. China
PIB: $ 18,116

Embora a paridade do poder de compra da China seja superior, seu PIB nominal é significativamente menor do que o dos EUA, o que a torna um dos países mais ricos do mundo. Em suma, a China é a maior economia manufatureira e exportadora de bens do mundo, além de ser o maior país em comércio internacional.

4. Alemanha
PIB: $ 52,386

A riqueza na Alemanha é menos igualmente distribuída do que em muitos outros países europeus. Desse modo, o PIB PPC per capita é atualmente de $ 52,386, o que representa um aumento de 5% em relação a 2020 e excede os números pré-pandêmicos de 2019.

5. Reino Unido
PIB: $ 45,741

25 países mais ricos do mundo

Continua após a publicidade

O PIB PPC per capita tem apresentado um aumento constante no Reino Unido na última década, apesar da incerteza financeira causada pela votação para deixar a União Europeia em 2016.

Todavia, a pandemia de coronavírus causou problemas para Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, e o PIB caiu mais de 9% em 2020 em comparação com o ano anterior.

6. França
PIB: $ 45,893

A França está enfrentando uma montanha de dívidas que só cresceu como resultado da pandemia do coronavírus. Em 2020, o PIB PPC per capita da França diminuiu mais de 7%. No entanto, em 2021 o país europeu teve uma recuperação e o PIB está atualmente mantendo esse crescimento tímido.

7. Japão
PIB: $ 44,246

O Japão viu uma queda de 27,8% no PIB em 2020 em comparação com 2019, sua maior queda já registrada. No entanto, ao contrário de muitos países asiáticos vizinhos, o Japão já estava sofrendo com uma economia lenta antes da crise devido a um aumento no imposto sobre vendas de 10% e as consequências do tufão Hagibis.

Continua após a publicidade

O PIB PPC per capita aumentou 5,5% desde 2020 e está em vias de continuar uma inclinação gradual nos próximos cinco anos, de acordo com dados do FMI.

8. Israel
PIB: $ 37,994

25 países mais ricos do mundo

Israel caiu 14 posições no ranking dos países mais ricos do mundo, apesar de seu PIB PPC per capita ter aumentado em mais de US $ 1.000 – quase 5% – desde 2020. Entretanto, o país espera ver sua economia fazer uma rápida recuperação, ajudado por sua distribuição surpreendente de vacinas contra o novo coronavírus.

9. Coreia do Sul
PIB: $ 43,290

A Coreia do Sul foi contra a tendência global em 2020, pois seu PIB permaneceu estável e o país até relatou seu maior aumento do PIB em uma década em outubro; um aumento de 1,9% em comparação com o segundo trimestre.

O país, então, foi visto como um exemplo de como lidar com uma pandemia nos primeiros meses da crise, enquanto as exportações de tecnologia disparavam e a economia sul-coreana colheu os frutos. Desse modo, o PIB PPC per capita teve um aumento marginal de 0,1% em 2020 e, desde então, aumentou outros 5,4%.

Continua após a publicidade

10. Arábia Saudita
PIB: $ 55,730

Como era de se esperar, a economia da Arábia Saudita depende muito da produção e exportação de petróleo. É o segundo maior país membro da OPEP.

A Arábia Saudita contribui com aproximadamente 18% da produção total de petróleo em todo o mundo, o que garante à nação um respeito significativo no mercado global. Graças ao PIB per capita do país, é o quarto país árabe mais próspero e também está entre os 10 mais ricos no ranking mundial.

11. Emirados Árabes Unidos
PIB: $ 69,222

25 países mais ricos do mundo

Os Emirados Árabes Unidos são um país relativamente pequeno do Oriente Médio, que faz fronteira com Omã, Arábia Saudita e Golfo Pérsico. É um dos sete países do mundo nos quais a atividade econômica local e a renda do exterior somam mais de US $ 70.000 por pessoa.

Mais de 16% de toda a atividade econômica nos Emirados Árabes Unidos vem da indústria do petróleo, que é mais de 10 vezes mais do que a típica em todo o mundo. Ademais, os Emirados Árabes Unidos também exportam bilhões de dólares em metais preciosos, máquinas, carros, remédios e alimentos.

Continua após a publicidade

12. Canadá
PIB: $ 49,690

O Canadá é famoso por sua mineração de metais preciosos e é o lar de algumas das maiores empresas de produção de ouro do mundo, o que teve um impacto enorme em sua economia como um todo.

Além disso, o Canadá tem uma das melhores taxas de emprego do mundo, com uma taxa média de desemprego anual de cerca de 5-6%, embora tenha aumentado significativamente desde a pandemia de COVID-19. Isso se deve em parte ao seu destaque nos setores de serviços e manufatura, já que a oferta e a demanda estão crescendo de forma consistente, juntamente com as oportunidades de trabalho.

13. Suíça
PIB: $ 65,010

25 países mais ricos do mundo

A Suíça tem uma economia estável com um valor monetário fixo. Com efeito, o PIB da Suíça obtém a contribuição máxima das exportações, incluindo gemas, metais preciosos, produtos farmacêuticos , maquinários e muito mais. Além disso, este país é também um dos principais destinos turísticos do mundo.

14. Índia
PIB: $ 7,859

Continua após a publicidade

Tornando-se conhecida como um centro global de tecnologia da informação e está se expandindo em quase todas as categorias de negócios. A Índia também teve um forte crescimento desde a década de 1990, e portanto também faz parte da lista dos países mais ricos do mundo.

15. Austrália
PIB: $ 52,379

25 países mais ricos do mundo

A Austrália é considerada um dos melhores países para se viver com base em comparações internacionais de riqueza, educação, saúde e qualidade de vida, mas em termos de PIB PPC per capita, o país caiu no ranking dos 10 primeiros em 2020 para o 20º em 2021.

16. Turquia
PIB: $ 28,044

A Turquia e grande parte do resto do mundo mostram dificuldades para impulsionar sua economia em 2021. O crescimento anual na Turquia deve, no entanto, ser respeitáveis ​​5% este ano, impulsionado pela recuperação das exportações – embora de um nível baixo.

17. Itália
PIB: $ 39,676

25 países mais ricos do mundo

Continua após a publicidade

A Itália foi um dos primeiros países europeus a ser seriamente afetado pelo coronavírus, e seu impacto pode ser visto na média do PIB PPC per capita do país, que caiu quase 7,6% em 2020 em comparação com o ano anterior.

Contudo, a economia italiana está se recuperando e a média do PIB PPC per capita está mostrando um aumento de pouco mais de 6% em relação a 2020.

18. Catar
PIB: $ 129,638

O Catar não é apenas o país árabe mais próspero, mas também o mais rico do mundo. No entanto, esta não é uma grande surpresa para muitos, uma vez que a população deste país é pouco mais de 2,9 milhões.

Dessa forma, o Catar tem uma taxa de desemprego de menos de um por cento, uma das mais baixas do mundo.

19. Espanha
PIB: $ 40,172

25 países mais ricos do mundo

Continua após a publicidade

A economia da Espanha sofreu gravemente durante a Grande Recessão, com o desemprego subindo acima de 25% e um aumento da dívida nacional, apesar das tentativas de austeridade fiscal.

Recuperou-se nos últimos anos, uma vez que a moderação da inflação e dos custos do trabalho encorajou o investimento estrangeiro e aumentou a competitividade das exportações espanholas, incluindo maquinaria manufaturada e produtos alimentares.

No entanto, a instabilidade política e a pandemia prejudicou a capacidade do governo de sustentar novas reformas econômicas.

20. Suécia
PIB: $ 53,652

A Suécia tem um dos maiores PIBs per capita do mundo, com $ 53,652. Como muitos outros países ricos, a economia da Suécia é uma das mais diversificadas. O país produz uma grande variedade de bens, incluindo carros, tecnologia, medicamentos, metais, petróleo e muito mais.
No entanto, devido a pandemia, o PIB PPC per capita ainda caiu 2,1% em 2020, mas em 2021 aumentou pouco mais de 2,6%.

21. Países Baixos
PIB: $ 56,489

25 países mais ricos do mundo

Continua após a publicidade

A Holanda é um dos 25 países mais ricos do mundo e tem um dos índices de desemprego mais baixos do mundo, indicando que as rendas são distribuídas de maneira relativamente uniforme.

22. Cingapura
PIB: $ 101,387

A pequena Cingapura tem uma economia diversificada que se beneficia da localização do país no centro de uma importante rota de navegação. Sua atividade de exportação inclui desde eletrônicos, produtos químicos, serviços financeiros, equipamentos de perfuração de petróleo e refino de petróleo a produtos biomédicos, instrumentos científicos, alimentos processados e bebidas e equipamentos de telecomunicações.

23. Noruega
PIB: $ 74,357

25 países mais ricos do mundo

A Noruega tem um RNB per capita de pouco mais de $ 66.000 – maior do que todos, exceto 10 outros países do mundo. É a mais rica das nações nórdicas, em parte devido às suas exportações anuais de petróleo de quase US $ 60 bilhões.

24. Brasil
PIB: $ 16,146

Continua após a publicidade

O PIB brasileiro caiu 4,1% em 2020, registrando a maior contração desde o início dos atuais recordes oficiais do IBGE, em 1996. Segundo levantamento da Austin Rating, o país caiu para a 14ª posição na lista das maiores economias do mundo em 2021

25. Egito
PIB: $ 13,358

25 países mais ricos do mundo

Por fim, com mais de 80 milhões de habitantes , o Egito é um dos países árabes mais populosos e ricos da atualidade. A maior parte da riqueza econômica do Egito está relacionada à atividade no Vale do Rio Nilo, repleto de terras aráveis.

Manufatura, agricultura e turismo são setores importantes para este país. No entanto, tem sido impactado nos últimos anos por incertezas políticas e sociais.

Se gostou deste artigo, não deixe de ler: O que significa o CNPJ e para que serve?

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você