Curiosidades

Irlandeses, verdades eles que você não está preparado para descobrir

E se você descobrisse que tudo que você sabe sobre os irlandeses, não passa de fantasias? Você acreditaria? Ficou curioso? Saiba mais

Atualizado em 27/04/2019

Quando se fala em irlandeses, o que vem primeiro na sua mente?

Bem, não sei você, mas nós aqui do Segredos do mundo sempre imaginamos pessoas ruivas, cerveja e um lugar frio. Claro que também lembramos do trevo de quatro folhas, que é o marco principal dos irlandeses.

Porém, a realidade não é bem essa. Descobrimos que nem todo esse estereótipo para com os irlandeses são realmente verdadeiros.

Como por exemplo, os irlandeses não são os que mais consomem a famosa cerveja Guinness. Eles bebem muito, porém não são os mais ‘beberrões’ da cerveja.

Desmistificando os irlandeses

1. Só 10% dos irlandeses são ruivos

Verdadeiras histórias sobre os irlandeses, está preparado?

Uma das primeiras imagens sobre os irlandeses, é que quase todos são ruivinhos.

Porém, a verdade não é tão bem assim a maioria dos irlandeses têm cabelos castanhos ou loiros, enquanto os ruivos são a minoria.

Então não se engane que você vai para a Irlanda, achando que vai ver só pessoas com cabelos avermelhados, porque não vai não.

Somente 10% dos irlandeses possuem cabelos naturalmente avermelhados.

2. A Irlanda é o segundo consumidor mundial de chá

Verdadeiras histórias sobre os irlandeses, está preparado?

“Alice! Foi bom você chegar, pois acabo de esquentar água para o chá”.

Essa cena se faz não só no Alice no país das maravilhas, como também é um costume dos irlandeses. A diferença é que na Irlanda eles tem o costume de tomar o chá preto com leite.

De acordo com algumas estatísticas eles só perdem para os turcos, como maiores fãs de chás. Enquanto em terceiro lugar fica o Reino Unido.

Curiosidade: A Irlanda tem um dos maiores consumos de chá per capita no mundo. Basicamente, se tem uma média de 3 ‘canecas’ por dia.

3. St Patrick´s Day

Verdadeiras histórias sobre os irlandeses, está preparado?

O dia de São Patrício é celebrado no dia 17 de março, e é uma festa bastante popular na Irlanda, Irlanda do Norte e na província canadense de Terranova e Labrador.

Os símbolos da festa são principalmente o trevo de quatro folhas, o qual é o amuleto da sorte para eles. Além também da bandeira irlandesa e os duendes.

Nesse dia, as pessoas costumam se vestir de verde. Na cidade norte-americana de Chicago, até o rio é tingido de verde no dia de São Patrício, para combinar com a celebração. Deve ficar incrível, né?

A celebração nessa data é uma homenagem ao Santo Padroeiro da Igreja Católica na Irlanda. O qual teve como missão pregar o cristianismo na região.

Para o folclore irlandês o Patríck’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade, por isso como símbolo se usa o trevo de 4 folhas.

Curiosidade: Apesar de todos pensarem o contrário, a cor associada a St. Patrick’s originalmente era o azul. Porém devido a paisagem predominante da irlanda, a cor foi readaptada para o verde.

4. A Nigéria consome mais cerveja Guinness que a Irlanda

Verdadeiras histórias sobre os irlandeses, está preparado?

Para você se impressionar mais. Segura essa.

Entre os 150 países nos quais a cerveja irlandesa Guinness é vendida, a Nigéria é a líder.O país é líder tanto em consumo quanto em volume de produção. Ou seja, o país africano bebe mais que a própria Irlanda.

Curiosidade: Os vícios dos irlandeses é o consumo de batata e da cerveja Guinness. Para os irlandeses a batata, é tipo o ‘arroz e feijão’ pra os brasileiros.

5. O famoso Drácula tem raízes irlandesas

Verdadeiras histórias sobre os irlandeses, está preparado?

Para você que ainda não sabia a inspiração para o romance “Drácula”, de Bram Stoker, foi de um homem de verdade, Vlad III Tepes viveu no século XV.

No entanto, alguns historiadores afirmam que Stocker, o qual foi nascido e criado em Dublin. Construiu a imagem do famoso sugador de sangue a partir do folclore irlandês.

6. A rainha dos piratas

Verdadeiras histórias sobre os irlandeses, está preparado?

Rainha? Piratas? Voltamos então para a era medieval?

Não, não voltamos. Porém, segundo lendas irlandesas em tempos remotos, existiu a Granuaile, ou Grace O’Malley.

Ela era filha de um líder de clã, e era uma rebelde irlandesa que agitava os mares do norte. A qual viveu no século XVI, e após a morte de seu pai, venceu seu irmão numa batalha justa para ocupar o lugar de líder daquele grupo.

A garota dedicava-se à pirataria, manejava a espada à perfeição, lutava na linha de frente ao lado dos homens, era corajosa e ousada, dona de uma natureza apaixonada e, ao mesmo tempo, uma estrategista reconhecida. Além disso, tinha talento para a política.

Uma frase da pirata que ficou marcante foi: “dar à luz é pior do que lutar”, a qual ela exclamou um dia após dar à luz. Enquanto, lutava no mar contra piratas argelinos.

Viva as mulheres!

7. Famosa filosofia irlandesa

Verdadeiras histórias sobre os irlandeses, está preparado?

“Há apenas duas coisas com que você precisa se preocupar: se está saudável ou doente.Se você for saudável, não há nada a temer, mas se estiver doente, então há apenas duas coisas com as quais precisa se preocupar: ou se recupera ou morre.

Se recuperar a saúde, você não precisa mais ter medo, mas se morrer, então haverá só duas coisas com que se preocupar: se irá para o céu ou acabará no inferno.

Se for para o céu, não terá com o que se preocupar. Já se for para o inferno…estará tão ocupado cumprimentando e apertando a mão de seus amigos que não terá tempo de sentir medo.”

Essa citação foi uma das sabedorias do folclore irlandês. A qual é levada para explicar as atitudes dos irlandeses em relação à vida.

Calma, que ainda não acabou os fatos curiosos sobre esse país que, literalmente, é digno de levantar a caneca.

Mais curiosidades sobre a Irlanda

Verdadeiras histórias sobre os irlandeses, está preparado?

Na Irlanda não existem cobras:

Lendas irlandesas dizem que o padroeiro St. Patrick’s foi o responsável pelo extermínio dos répteis. Porém, a verdade é que o clima irlandês não é favorável para as cobras se reproduzirem e continuarem no país.

Bebida alcoólica só depois das 10h e antes das 22h da noite

Mesmo os irlandeses serem conhecidos por consumirem muita cerveja, lá a regra é clara.

No país tem horário delimitado para comprar bebida alcoólica nos supermercados e conveniências.Antes das 10 horas da manhã e depois das 22 horas, não é possível comprar nada.

O único lugar onde você vai encontrar bebida alcoólica após esse horário é nos bares.

Menino ou menina?

Os irlandeses mais antigos tinham como tradição de não contar para ninguém o sexo do bebê antes de nascer. Para eles falar antes da hora dava azar.

Porém, essa é uma tradição mais antiga, que já está perdendo espaço entre os pais mais jovens.

Duas línguas oficiais na Irlanda

Existem duas línguas oficiais no país, o inglês e o gaélico (irlandês). Porém, a verdade é que o mais utilizado por lá é o inglês.

Os irlandeses são obrigados a aprenderem o gaélico na escola, mas fora disso eles quase não usam.

E aí? Agora que já sabe a verdade sobre os irlandeses. Saiba mais sobre outros países: 103 países para onde você pode viajar sem visto por ser brasileiro 

Fontes: Incrível.club, Eurodicas, Nyrdagur.blog, Manual do homem moderno

Imagens: Incrível.club, Manual do homem moderno, Dreamstime, Pinterest, Revista Galileu, Euro dicas, Deixa de frescura