Os estudantes de magia e bruxaria da franquia Harry Potter, universo criado por J.K. Rowling, são divididos em quatro grupos bem distintos: as quatro casas de Hogwarts.
As casas de Hogwarts são: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa. As quatro casas foram criadas pelos fundadores da escola, Godric Gryffindor, Salazar Slytherin, Rowena Ravenclaw e Helga Hufflepuff.
Assim que ingressa na escola, o bruxo novato vai ser sorteado em uma das casas de Hogwarts. Esse sorteio é feito a partir do Chapéu Seletor, que vai fazer a decisão baseado nas características e valores que identificar em cada estudante. Assim, ele irá determinar a compatibilidade com uma das casas.
Simbolizada por um leão e pelas cores vermelho e dourado, a Grifinória é dirigida pela Professora Minerva McGonagall. As principais características do membro da casa são a nobreza, a ousadia e a coragem. Não é à toa, por exemplo, que Harry Potter e seus amigos estão nessa casa.
A casa é dirigida pelo Professor Severo Snape e valoriza ambição, astúcia e individualismo. Os sonserinos são capazes de tudo para chegar à seus objetivos, valorizando muito mais o individualismo do que o companheirismo. A casa tem as cores verde e prata e é simbolizada por uma cobra.
Casa dos que possuem inteligência, originalidade, espirituosidade e criatividade. Corvinal tem as cores azul e bronze, águia como símbolo e o Professor Fílio Flitwick como diretor. Os corvinais valorizam o conhecimento e utilizam sua curiosidade para conquistá-lo.
Diferente das outras casas, a Lufa-lufa não se guia por características excludentes. Isso porque a casa enaltece valores como bondade, amor e empatia acima de todas as outras coisas. Sendo assim, com um texugo símbolo e as cores amarelo e preto, é a mais acolhedora entre as casas de Hogwarts.