As moedas de um real não são tão banais quanto muita gente pensa. Vez ou outra elas contam com algumas versões valiosas e os colecionadores as cobiçam pela idade, pelo número de tiragem e pelo estado de conservação. Sendo assim, existem, moedas que valem até 70.000% a mais do que o seu valor impresso.
Em 2002, em comemoração ao centanário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, esta moeda de 1 real foi lançada. Contudo, ela saiu com tiragem bem baixa, em uma edição limitada. Hoje em dia, 20 anos do seu lançamento, uma moeda dessas vale cerca de 6 reais.
1
Apesar de valiosa, a versão comemorativa dos 40 anos do Banco Central, de 2005, ainda pode ser encontrada em circulação. Ela também pode ser vendida por até 6 reais. A tendência, contudo, é que este preço de mercado aumente com o passar dos anos.
2
A tiragem de 1999, por outro lado, não é comemorativa, mas ainda assim, se trata de uma moeda cara: vale cerca de 12 reais. Basicamente, a moeda está na lista porque sua tiragem foi muito pequena. Isso a torna mais difícil de se encontrar.
3
Essa é uma das moedas de 1 real mais raras. Ela foi feita em comemoração à passagem da bandeira olímpica de Londres 2012, para o Rio de Janeiro 2016. Sua tiragem, foi de apenas 2 milhões. Por essa razão ela é uma das mais procurada no mercado, e pode valer até 100 reais.
4
Essa moeda de 1 Real teve a menor tiragem já registrada, apenas 600 mil. Ela foi feita em homenagem aos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assim, o resultado é que seu valor pode chegar a 200 reais.
5
Para quem tem vontade de adicionar essas ou outras moedas de 1 real na coleção, existem formas de encontrá-las na internet. Os sites do Banco do Brasil e da Casa da Moeda, por exemplo, oferecem algumas das versões mais recentes para entusiastas e colecionadores.