Curiosidades

Moedas mais valorizadas do mundo, quais são elas?

As moedas mais valorizadas do mundo surgem em comparação ao dólar dos Estados Unidos, porque possui um alto poder de mercado.

Em primeiro lugar, as moedas mais valorizadas do mundo surgem em comparação ao dólar dos Estados Unidos, porque é uma moeda forte. Além disso, aceita transações comerciais ao redor do mundo, sendo um importante símbolo capitalista. No geral, existem diferentes critérios para determinar as moedas mais valorizadas.

Nesse sentido, o The Economist utiliza o índice baseado nas variações do preço do Big Mac, o sanduíche do McDonalds. Sendo assim, as constantes variações nos preços das moedas podem mudar a lista de moedas mais valorizadas o mundo. Entretanto, costuma-se ter pequenas alterações.

Curiosamente, a agência de classificação de risco, Austin Rating, realizou um levantamento das moedas com maior valorização em 2021. Desse modo, as 120 moedas em análises posicionaram o real brasileiro em quarto lugar, com um ganho de 2,6% em relação ao dólar americano. Contudo, estima-se que em 2020 ela estava em sexto lugar na classificação.

Ou seja, o real ficou na frente do dólar canadense e da libra esterlina, comum na Inglaterra. Mais ainda, estima-se uma valorização de 3,2% frente ao dólar canadense. Porém, ainda há um longo caminho para valorização do real brasileiro pela frente.

Moedas mais valorizadas do mundo, quais são elas?
Fonte: Pixabay

Índice Big Mac

A princípio, a revista britânica The Economist criou o Índice Big Mac para identificar as valorizações das moedas e determinar quais são as moedas mais valorizadas do mundo. Curiosamente, o ponto de partida para essa análise é o preço do sanduíche Big Mac. Sobretudo, utiliza-se esse parâmetro porque existem lanchonetes do McDonalds em todos os continentes.

Além disso, os cardápios tem padrões específicos, facilitando a conversão do preço em dólar. Logo em seguida, compara-se o preço do sanduíche nos Estados Unidos para determinar parâmetros de valorização. Ademais, baseia-se esse esse índice na teoria da paridade do poder de compra.

Continua após a publicidade

Ou seja, as variações do preço do mesmo sanduíche em vários países indica um fortalecimento ou enfraquecimento de determinada moeda em relação ao dólar. Mais ainda, essa análise foi responsável por mostrar que a libra libanesa é a moeda mais frágil, com uma subvalorição de 69% em relação ao dólar. Porém, o franço suíço, a coroa sueca e a coroa norueguesa mostraram alta sobrevalorização.

Em outras palavras, isso indica que moedsas de economias emergentes são mais baratas, mas não necessariamente alteram a taxa de câmbio. Acima de tudo, isso acontece porque o custo do sanduíche também depende de itens não comercializáveis que geralmente tem valor reduzido em países em desenvolvimento. Como exemplo pode-se citar salários e aluguéis.

Moedas mais valorizadas do mundo, quais são elas?
Fonte: Pixabay

Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?

1) Dinar do Kwait, a primeira dentre as moedas valorizadas

Moedas mais valorizadas do mundo, quais são elas?
Fonte: Pixabay

Primeiramente, a moeda mais valorizada do mundo chama-se Dinar do Kwait. Sobretudo, por ser um país exportador de petróleo, há negociações de grandes quantias desse recurso em dólar. Portanto, estima-se que a moeda vale cerca de três vezes mais que o dólar dos Estados Unidos.

2) Dinar do Bahrein

Moedas mais valorizadas do mundo, quais são elas?
Fonte: Pixabay

Logo em seguida, tem-se o Dinar do Bahrein, como o dinar do Kwait há valorização em decorrência da negociação do petróleo. Ademais, como o Bahrein é um Estado-ilha, não é necessário a emissão de muito dinheiro, o que causa uma valorização maior quanto ao dólar.

3) Rial de Omã

Moedas mais valorizadas do mundo, quais são elas?
Fonte: Pixabay

Posteriormente nessa lista vem o Rial de Omã. Em resumo, o Omã pertence à Península Arábica onde a economia é bem desenvolvida. Além disso, há a emissão de cédulas de um quarto e meio rial para facilitar as transações comerciais, favorecendo sua valorização.

4) Dinar da Jordânia

Fotografia de notas
Fonte: Pixabay

Também pode-se citar o Dinar da Jordânia, a quarta das moedas mais valorizadas do mundo. No geral, possui uma cotação média de 1,41 USD, porém possui algumas limitações estratégias e econômicas no cenário internacional. Apesar disso, o país consegue manter-se na lista de cinco moedas mais valorizadas do mundo.

Continua após a publicidade

5) Libra esterlina

Fotografia de notas
Fonte: Pixabay

Por fim, a última do top cinco é a Libra Esterlina, a moeda da Inglaterra. Acima de tudo, o país possui colônias que fazem parte da Comunidade das Nações, também conhecida como Commonwealth. Basicamente, cada uma delas conta com um chefe de estado, mas a Rainha Elizabeth é responsável pela gestão, facilitando as transações comerciais.

Criptomoedas

Antes de mais nada, as criptomoedas são moedas digitais descentralizadas cuja operação não precisa da intermediação de instituições financeiras. Além disso, não está submetida ao controle do Banco Central. A princípio, a primeira criptomoda do mundo foi o Bitcoin em 2009, mas atualmente existem milhares de moedas digitais.

No geral, utiliza-se essas moedas para a especulação financeira visando o lucro com as constantes oscilações de preços. Porém, algumas dessas criptomoedas entram na lista de moedas mais valorizadas do mundo porque servem como investimentos ou reserva de valor para investidores. Primeiramente, possuíam um valor baixo, mas agora possuem uma valorização expressiva.

1) Bitcoin, a criptomoeda mais famosa

Moedas mais valorizadas do mundo, quais são elas?
Fonte: Pixabay

Desse modo, as criptomoedas mais valorizadas do mundo tem no topo o Bitcoin, criação de Satoshi Nakamoto com utilização em transações na internet e estabelecimentos físicos.

2) Ethereum

Fotografia da cripto
Fonte: Pixabay

Logo em seguida, tem-se o Ethereum, uma plataforma que possibilita diversas atividades, como por exemplo aplicativos descentralizados.

3) Binance Coin, uma das moedas que competem com o Bitcoin

Fotografia da cripto
Fonte: Pixabay

Posteriormente, pode-se citar o Binance Coin, uma criptomoeda da Exchange Binance comutilização inicial para utility token. Porém, tornou-se uma das moedas mais valorizadas do mundo a partir do seu desenvolvimento.

Continua após a publicidade

4) Tether

Fotografia da cripto
Fonte: Pixabay

Ademais, a Tether também faz parte da lista por ser totalmente diferente das outras criptomoedas. Sobretudo, esse processo acontece porque ela é lastreada em uma moeda física. Porque a Tether possui estabilidade de preço, é uma boa alternativa para transferência entre sistemas com moedas digitais diversas.

5) Ripple, a última das moedas mais valorizadas entre as criptomoedas

Moedas mais valorizadas do mundo, quais são elas?
Fonte: Pixabay

Por fim, a Ripple é a última criptomoeda na lista de moedas mais valorizadas do mundo, tratando-se de um protocolo de pagamento descentralizado.

Fontes: Investidor Sardinha | G1 | Focus | FinanceOne

Imagens: Pixabay

Próxima página »

Escolhidas para você