Curiosidades

Moedas de 1 real valiosas: principais modelos e características

As moedas de 1 real valiosas são determinadas por sua quantidade de tiragem, data de lançamento e estado de conservação no período atual.

Determina-se quais são as moedas de 1 real valiosas por sua quantidade de tiragem, data de lançamento e estado de conservação. Desse modo, estima-se que existem exemplares no mundo que valem até dez vezes mais do que o valor original. Sobretudo, modelos valiosos encontrados no Brasil recontam a história do dinheiro no país.

No geral, considera-se fácil encontrar modelos de 1 real a venda, porque há grande circulação. Nesse sentido, estima-se que são produzidos mais de 50 milhões de exemplares por ano. Contudo, a cada dois anos, reduz-se a circulação, tornando-as mais raras e valiosas.

Como exemplo, pode-se citar a moeda de 1 real feita em 1999, cuja circulação envolve 3,84 milhões de unidades, porém um preço de mercado de 50 reais atualmente. Comumente, estabeleceu-se um padrão para essas moedas, pois todas tem um diâmetro de 27mm e um peso de 7,84 gramas com duas partes distintas.

Basicamente, há um núcleo de prata composto por cuproníquel e um anel externo de latão, na cor dourada. Ademais, marcam um novo período da circulação monetária, tendo em vista que previamente utilizava-se de cédulas de 1 real, até 2005.

Continua após a publicidade

Quais são os modelos de moedas de 1 valiosas?

1) Declaração Universal dos Direitos Humanos

Moedas de 1 real valiosas: principais modelos e características
Fonte: Segredos do Mundo

Em resumo, esse modelo de moeda de 1 real valiosa é original de 1998, tendo uma tiragem de 600 mil unidades. Além disso, surgiu em homenagem aos cinquenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desse modo, teve a menor tiragem registrada na história, tendo um grande valor e chegando a valer 200 reais no mercado de colecionadores.

2) Bandeira dos Jogos Olímpicos

Moedas de 1 real valiosas: principais modelos e características
Fonte: Segredos do Mundo

Logo em seguida, outra moeda de 1 real valiosa consiste no modelo de 2012, cuja tiragem chegou a 2 milhões de unidades. Em resumo, durante as Olímpiadas de 2016, o Banco Central desenvolveu dezesseis modelos de moedas de 1 real em comemoração à realização dos jogos no Rio de Janeiro.

Contudo, apesar do valor de coleção, esses exemplares não estão entre as mais procuras devido a alta tiragem. Apesar disso, o modelo que comemora a passagem da bandeira olímpica de Londres em 2012 para o Rio de Janeiro em 2016 tornou-se a mais procurada.

3) Tiragem de 1999, a moeda valiosa de 1 real valiosa e mais comum

Moedas de 1 real valiosas: principais modelos e características
Fonte: Segredos do Mundo

A princípio, o exemplar de 1999 consiste na moeda valiosa de 1 real mais comum porque possui tiragem de 3,84 milhões de unidade. Desse modo, não é tão procurada atualmente, mas no passado foi porque a tiragem inicial era menor. Entretanto, atualmente estima-se que ela valha cerca de doze reais.

Continua após a publicidade

4) 40º aniversário do Banco Central, a moeda de 1 real valiosa e comemorativa

Moedas de 1 real valiosas: principais modelos e características
Fonte: Segredos do Mundo

Primeiramente, lançou-se esse exemplar em 2005, com tiragem de 40 milhões de unidades em comemoração ao aniversário do Banco Central. Sobretudo, encontra-se esse modelo em circulação atualmente, mas possui um valor simplório de 6 reais no mercado. Apesar disso, entre os modelos comemorativos do Banco Central, essa costuma ser a mais procurada.

5) Centenário do Juscelino Kubitschek

Fotografia do exemplar de 2002 para ilustração do item
Fonte: Segredos do Mundo

A princípio, esse modelo de moeda de 1 real surge com a intenção de comemorar o aniversário de 100 anos do ex-Presidente da República. Desse modo, no ano em que completaria a idade, o Banco Central desenvolveu um modelo em comemoração ao centenário. Sobretudo, o projeto é uma homenagem ao fundador de Brasília.

Apesar de ter tiragem de 50 milhões de unidades, estima-se que esse exemplar esteja se tornando gradativamente raro de ser encontrado. Portanto, tem seu valor de mercado em desenvolvimento, apesar de custar 6 reais atualmente.

6) Beija-flor, a moeda de 1 real valiosa em comemoração ao aniversário do real

Fotografia do exemplar beija-flor para exemplificação do item
Fonte: Collectgram

Por fim, em 2019 o real comemorou 25 anos de vigência no Brasil. Desse modo, o Banco Central produziu uma moeda em  comemoração, com o desenho de um beija-flor alimentando seus filhotes no ninho. Curiosamente, esse desenho ilustrou também as antigas cédulas de 1 real.

Continua após a publicidade

Contudo, estima-se que somente 25 milhões de exemplares entraram em circulação. Apesar disso, tornou-se uma unidade rara de encontrar, com valor atual chegando a 30 reais atualmente.

E aí, aprendeu sobre moedas de 1 real valiosas? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Hipercultura | Moedas Antigas | Vip Festa | Segredos do Mundo

Imagens: Segredos do Mundo | Collectgram 

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você