Em comemoração aos 25 anos do real, o Banco Central do Brasil divulgou em seu site no dia 22 de agosto de 2019 o lançamento de uma moeda comemorativa de 1 real: a moeda de 1 real de beija flor. Atualmente ela é uma das moedas mais valiosas do Brasil.
A primeira moeda de R$ 1,00 foi feita de aço inoxidável e saiu de circulação em 23 de dezembro de 2013. No verso, ela apresentava a efígie representativa da República, do outro lado, a inscrição indicativa de valor e abaixo os dísticos “Real” e o ano de cunhagem.
Já a moeda mais moderna é feita de aço inoxidável (núcleo) e aço revestido de bronze (anel). Ela traz a Efígie da República e no anel dourado, é possível identificar referências às raízes étnicas brasileiras, representada pelo grafismo encontrado em cerâmicas indígenas e a legenda “Brasil”.
A moeda de 1 real de Beija-flor traz o beija-flor alimentando seus filhotes no ninho, em alusão à gravura da cédula de 1 real, lançada em 1994. As características do reverso permaneceram inalteradas. Aliás, ela também é feita de aço inoxidável e aço revestido de bronze.
Ela é considerada uma moeda rara e valosiosa justamente por ser uma edição comemorativa de 25 anos do Plano Real e também por ter sido de uma tiragem relativamente pequena.
Dependendo de alguns fatores, as moedas consideradas raras como está podem ir muito além do seu valor de praça. Por exemplo, o valor da moeda de 1 real de beija-flor em bom estado de conservação pode chegar até a R$ 600,00.