Segundo a psicologia, quanto mais opções de escolha as pessoas têm, mais ansiedade gera o ato de escolher. Assim, um dos mais importantes truques dos cardápios é não ultrapassar sete opções por categoria, para não deixar os cliente oprimidos e confusos na hora de comer.
Um prato de boa aparência, aparecendo ao lado da opção que o corresponde no cardápio, aumenta até 30% das vendas, segundo especialistas. Esse é mais um dos truques famosos dos cardápios. Isso porque, quanto mais vívida a imagem, mais a ela tem pode de estimular a compra.
Não raro os restaurantes fazem da tarefa de encontrar os preços dos pratos um jogo que exige poder de interpretação. Uma técnica comum na hora de aplicar esse truque é esconder o cifrão (o símbolo do dinheiro e da moeda do País), mostrando apenas o numeral 30, por exemplo, ao invés do preço comum, R$ 30,00.
Segundo especialistas, um dos mais famosos truques dos cardápios é incluir um item caro no topo do menu, mesmo não se tratando da especialidade da casa. Isso acontece porque esse tipo de destacamento faz com que a comida pareça com um preço razoável.
O que faz desse um dos truques dos cardápios mais bem pensados é o efeito subliminar que o posicionamento dos itens têm sobre as pessoas. Isso porque o canto superior direito é o local onde uma pessoa mais foca.
Especialistas garantem que cores diferentes e chamativas ajudam a criar sentimentos e comportamentos motivacionais. Assim, as cores mais usadas nesses truques dos cardápios são as mais acesas, como vermelho e amarelo, incluindo a composição de suas marcas.
Isso porque quase ninguém vai querer comprar um “bolo de chocolate”, mas todo mundo pode ficar interessado em um “bolo de chocolate, com toques aveludados e avelã e aroma de café”. Entendeu a diferença?
Você pode nem perceber, mas há sempre uma comida que remete aos tempos da infância. Isso, aliás, é um dos fortes truques dos cardápios, que despertam nostalgia nos clientes ao oferecer comidas locais ou tradicionais de um região ou de uma época.