O duende, juntamente com o trevo e a harpa, são os grandes símbolos nacionais da Irlanda. Portador de boa sorte, o trevo cobre grande parte da terra irlandesa.
O Dia de São Patrício, padroeiro nacional do país, é a grande festa dos irlandeses residentes na ilha e dos milhares de emigrantes irlandeses espalhados pelo mundo.
A economia irlandesa experimentou um crescimento espetacular nos últimos anos, o que a levou a apresentar uma das maiores rendas per capita do planeta. O desencadeamento da crise econômica acabou com a bonança em um país que passou a ser conhecido como “o Tigre Celta”.
Existem duas moedas diferentes usadas na Irlanda. Assim, na República da Irlanda a moeda oficial é o euro, enquanto na Irlanda do Norte é usada a libra esterlina.
O irlandês (ou gaélico) não é a língua majoritária da população local, mas é estudado, conhecido e apreciado pela população. Portanto, não é incomum que placas de lojas, ônibus ou ruas sejam escritas em gaélico.
A capital da Irlanda, Dublin, é uma das cidades mais interessantes da Europa, principalmente quando o assunto é cultura.
Podemos pensar no Halloween como uma tradição norte-americana, mas a celebração assustadora na verdade se originou na Irlanda há mais de mil anos. Naquela época, os celtas acreditavam que na véspera do Halloween, os espíritos mortos visitariam o mundo mortal.
Sempre que falamos da Irlanda, referimo-nos à ilha. Porque na realidade existem dois países diferentes em seu território! Na parte norte está a Irlanda do Norte, cuja capital é Belfast e que, juntamente com o País de Gales, Inglaterra e Escócia, pertence ao Reino Unido. E o resto da ilha, que é a maior parte, pertence à República da Irlanda, cuja capital é Dublin e é independente do Reino Unido.
Bram Stoker, que escreveu Drácula, é de Dublin. Diz-se que Drácula foi inspirado na lenda irlandesa de Abhartach.
Por fim, fechando a lista de curiosidades sobre a Irlanda, o país é conhecido como Ilha Esmeralda devido à cor radiante de suas colinas e natureza. Aliás, é um país onde chove até 225 dias por ano, por isso a vegetação permanece exuberante durante as quatro estações.