Curiosidades

50 curiosidades incríveis que você precisa saber sobre a Islândia

A terra do gelo e do fogo com suas geleiras, vulcões, bem como com seu folclore e sua história cativante é um destino pra lá de convidativo.

Provavelmente você já deve ter lido alguma coisa sobre a Islândia ou sabe alguma de suas curiosidades como o fato de que o país não tem mosquitos, por exemplo.

A Islândia é um país insular nórdico no Atlântico Norte que tem como capital e maior cidade é Reykjavík. O islandês é a língua oficial e nacional da Islândia. Sua moeda oficial é a coroa islandesa (ISK).

Em suma, este é um país de piscinas geotérmicas e luzes do norte, vulcões e geleiras, ou seja, é uma nação próspera. Por isso, neste artigo reunimos informações e fatos interessantes sobre a Islândia para ajudar a estimular sua curiosidade e desejo de viajar para a Terra do Fogo e do Gelo.

Onde fica a Islândia?

50 curiosidades incríveis que você precisa saber sobre a Islândia

Continua após a publicidade

A Islândia é uma ilha da Europa. Aliás, é a 18ª maior ilha do mundo. Ela fica abaixo do Círculo Polar Ártico e é representada por uma bandeira azul com uma cruz vermelha.

Em suma, a cruz vermelha simboliza vulcões rodeados por neve branca e gelo contra o azul do Oceano Atlântico. Por isso, o nome Terra do Gelo e do Fogo.

Além disso, a Islândia foi nomeada por Hrafna-Flóki Vilgerðarson. Um viking que chegou lá em 865 d.C. O verão daquele ano foi muito ameno, e Flóki não se preparou para o inverno frio.

Todo o seu gado morreu e ele escalou a montanha mais alta acima de seu acampamento e viu uma vasta ilha de gelo. Por isso, ele chamou toda a terra de Ísland ou Islândia.

Continua após a publicidade

Aliás, a Islândia foi um dos últimos lugares da Terra a ser colonizada por humanos.

Como é o clima no país?

50 curiosidades incríveis que você precisa saber sobre a Islândia

Por causa do clima ameno, a Islândia é muito verde. Os islandeses gostam de dizer que a Islândia deveria se chamar Groenlândia e que a Groenlândia deveria se chamar Islândia.

Com efeito, o inverno islandês é relativamente ameno para sua latitude. As planícies ao sul da ilha têm uma média de cerca de 0 °C e 2 °C e as Terras Altas da Islândia em torno de −10 °C.

Continua após a publicidade

Por outro lado, no verão a temperatura média em julho na parte sul da ilha é de 10 a 13 °C. No entanto, os dias quentes de verão podem chegar a 20 a 25 °C.

Como é a demografia e a segurança na Islândia?

A Islândia é um país relativamente pequeno, com uma população de 360 mil habitantes em uma área de cerca de 103 mil quilômetros quadrados. Ademais, Reykjavik é a sua capital e também é a maior cidade.

Quase 36% de toda a população islandesa vive em Reykjavik e 63% vive na região da capital (capital e seis municípios ao redor).

Continua após a publicidade

Curiosamente, a Islândia é tão segura que não tem exército e os policiais não usam armas de fogo. Em média, ocorrem apenas um ou dois assassinatos por ano. Estatisticamente, há 0,3 assassinato por 100.000 pessoas por ano.

Como é a gastronomia na Terra do gelo e do fogo?

50 curiosidades incríveis que você precisa saber sobre a Islândia

Se há uma coisa certa é que os islandeses amam sua comida. Mas, não apenas eles. Pois, viajantes de lugares distantes vão as costas islandesas para provar alguns de seus melhores pratos sazonais.

Produtos de origem local e peixes frescos do dia são comuns e certamente populares nas cidades costeiras da Islândia. Mas tradicionalmente, a comida islandesa gira em torno de laticínios, pão, batata, peixe e cordeiro, mas não se surpreenda ao encontrar um prato mais ousado no menu durante suas férias.

Continua após a publicidade

Hákarl (tubarão fermentado local), Kjötsupa (sopa tradicional de carne de cordeiro), Plokkfiskur (ensopado de peixe tradicional), Hardfiskur (carne seca de peixe, iogurte e pão de centeio) são comidas populares entre os islandeses que certamente, os turistas adoram experimentar.

Outra iguaria curiosa é o Svið – Cabeça de ovelha ou Hrútspungar – testículos de carneiro azedo.

Quais os atrativos naturais deste país nórdico?

A Islândia tem muitas geleiras, vulcões e cachoeiras que incluem:

Geleira Vatnajökull

Continua após a publicidade

A geleira Vatnajökull é a maior geleira da Europa. Na verdade, é maior do que todas as outras geleiras da Europa juntas.

Vulcões na Islândia

A Islândia possui cerca de 130 vulcões. Trinta deles estão ativos. Além disso, a última erupção vulcânica Eyjafjallajökull foi em abril de 2010. Embora classificada como “pequena”, causou interrupção nas viagens aéreas pela Europa por seis dias.

Por fim, o vulcão mais ativo da Islândia é Hekla, e também é um nome feminino da moda na terra do gelo e do fogo.

Continua após a publicidade

Cachoeiras na Islândia

50 curiosidades incríveis que você precisa saber sobre a Islândia

Existem mais de 10.000 cachoeiras na terra do gelo e do fogo. Alguns desses locais são muito famosos e de fácil acesso, como Gullfoss (no Círculo Dourado), Seljalandsfoss e Skogafoss localizados na costa sul da ilha, perto do anel viário. Existem também muitos outras quedas como Rjukandi ou Hjalparfoss que ficam um pouco longe das rotas turísticas

Placas tectônicas na Islândia

A Islândia está localizada em duas placas tectônicas – a eurasiana e a norte-americana. E no Parque Nacional Þingvellir no Círculo Dourado, você pode ver as bordas do penhasco de ambas as placas, uma de frente para a outra, no local do primeiro parlamento do mundo.

Continua após a publicidade

Todavia, essas falésias estão se afastando alguns centímetros por ano, e novas fendas se abrem a cada poucas décadas.

Ponte entre a Europa e a América do Norte

50 curiosidades incríveis que você precisa saber sobre a Islândia

Acredite ou não, na Islândia, na Península de Reykjanes você pode cruzar a ponte entre a Europa e a América do Norte. Em suma, é uma ponte que conecta as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte.

Após a travessia, você pode obter um certificado personalizado no centro de informações de Reykjanes. Por fim, o passeio mais popular na Islândia é o passeio Golden Circle; e sua atração mais popular é a Lagoa Azul.

Continua após a publicidade

50 curiosidades incríveis que você precisa saber sobre a Islândia

1. Em primeiro lugar, Reykjavik é a capital mais setentrional do mundo.

2. Hoje, a língua islandesa se parece mais com a antiga língua nórdica do que o norueguês moderno.

3. A Islândia é um dos dois lugares no mundo onde você pode ver as placas tectônicas separadas acima do nível do mar.

4. A Islândia tem uma erupção vulcânica de aprox. a cada 3 anos. No total, possui mais de 130 vulcões ativos e inativos.

Continua após a publicidade

5. O país possui a maior geleira da Europa (Vatnajokull).

6. A Islândia teve a primeira presidente mulher eleita democraticamente e a primeira primeira-ministra assumidamente homossexual do mundo.

7. A Islândia é o país mais amigo do ambiente do mundo. Desse modo, cerca de 85% da produção de energia da Islândia é de fontes renováveis ​​(energia hidrelétrica e geotérmica).

8. A Islândia tem uma população de apenas 337.000 pessoas. Aliás, o país é cerca de 11% maior que o estado de Indiana, mas tem apenas 5% da população.

Continua após a publicidade

9. Outra curiosidade interessante é que não há animais perigosos na Islândia. Mais importante ainda, não há mosquitos na Islândia.

10. Althing (parlamento nacional da Islândia) é a legislatura mais antiga do mundo ainda existente.

11. As florestas cobriam cerca de 25-40% da Islândia na época do assentamento, 1150 anos atrás. Apesar de alguns esforços de reflorestamento impressionantes, hoje caiu para menos de 2%.

Outras curiosidades sobre a Islândia

50 curiosidades incríveis que você precisa saber sobre a Islândia

Continua após a publicidade

12. Uma grande parte dos islandeses acredita no “Povo Oculto”, ou elfos.

13. A Islândia não tem restaurantes McDonald’s.

14. A taxa de homicídios da Islândia é 20 vezes menor do que a média mundial (terceira taxa mais baixa do mundo).

15. A Islândia ocupa a 12ª posição no mundo em posse de armas (30 armas por 100 pessoas).

Continua após a publicidade

16. Uma pequena parte da Islândia (ilha Grimsey) na verdade fica dentro do círculo ártico. O sol nunca se põe lá durante o solstício de verão.

17. A cerveja era ilegal na Islândia até 1989.

18. Islandeses colocam seus filhos em um carrinho e os deixam do lado de fora durante suas sonecas.

19. Os islandeses não usam nomes de família. As pessoas são o “filho” ou “dottir” de seu pai. Por exemplo, Maria Thorsdottir é filha de Thor.

Continua após a publicidade

20. O turismo recentemente ultrapassou o processamento de pescado como a indústria mais importante da Islândia e a maior exportação do país.

21. A Islândia é o maior produtor mundial de eletricidade per capita e o 11º maior produtor de alumínio do mundo.

22. Clubes de strip são proibidos na Islândia.

23. O cavalo islandês tem a capacidade de usar dois passos adicionais.

Continua após a publicidade

24. A Islândia não possui militares de qualquer tipo.

25. 10% dos islandeses já publicaram um livro.

Mais fatos sobre a Islândia

50 curiosidades incríveis que você precisa saber sobre a Islândia

26. Islândia tem duas vezes mais piscinas públicas que Nova York.

Continua após a publicidade

27. Uma curiosidade sobre os animais é que a raposa ártica é o único mamífero nativo da Islândia.

28. Os islandeses têm que dar a seus filhos um nome de uma lista de nomes “legais” aprovados pelo governo.

29. Os famosos cachorros-quentes islandeses incluem carne de cordeiro.

30. A terra do gelo e do fogo é o lar do único museu dedicado a pênis (Museu Falológico Islandês).

Continua após a publicidade

31. A iguaria islandesa hákarl (tubarão) é venenoso quando fresco, por isso é fermentado no solo até que seja seguro para o consumo.

32. A Islândia não é tão fria quanto você pensa. Dessa forma, a temperatura média no inverno é de 0 °C a 2 °C, e entre 10 °C e 20 °C no verão.

33. A terra do gelo e do fogo está sempre entre os 5 países mais felizes do mundo.

34. Cerca de 65% dos islandeses vivem na região da grande capital.

Continua após a publicidade

35. Islândia tem a cachoeira mais poderosa da Europa (Dettifoss).

36. Cerca de 30% da Islândia são campos de lava.

37. A Islândia tem a semana de trabalho mais longa da Europa.

Outros fatos sobre a Islândia

Continua após a publicidade

38. O esporte nacional da terra do gelo e do fogo é o handebol, seguido de perto pela luta livre islandesa.

39. A Islândia Oriental tem a maior floresta do país, fazendas exuberantes e muitos portos naturais com vilas de pescadores.

40. Os islandeses são os terceiros maiores consumidores de café do mundo

41. Muitas das casas da Islândia são aquecidas de forma ecológica. Aliás, isso é feito por meio de aquecimento geotérmico. Por causa da atividade geotérmica da Islândia, isso é algo que o país aproveitou para reutilizar.

Continua após a publicidade

42. O povo islandês descende dos fundadores dos vikings noruegueses e das populações celtas nativas da Escócia e da Irlanda, que foram capturados e trazidos como escravos para a ilha.

43. É ilegal estacionar na estrada e tirar fotos. Ou seja, os motoristas devem encontrar uma área de parada ou estacionamento apropriado quando quiserem parar e tirar fotos.

44. Os ursos polares não vivem no país, mas às vezes eles acabam lá acidentalmente. Assim, de vez em quando, os ursos polares vagueiam em pedaços de gelo da Groenlândia à Islândia.

Últimas curiosidades sobre a Islândia

Continua após a publicidade

45. A Islândia é o lar de literalmente milhares de cachoeiras (provavelmente cerca de 10.000). Na verdade, são tantas que a maioria delas nem tem nome.

46. Existem mais ovelhas na Islândia do que humanos.

47. Como muitas nações europeias em 1600, a Islândia passou por uma série de julgamentos de bruxas. No entanto, o que é incomum no país é que todas as bruxas acusadas eram na verdade homens.

48. A Aurora Boreal na terra do gelo e do fogo pode ser vista de setembro a março.

Continua após a publicidade

49. A água da torneira na Islândia é muito segura para beber.

50. “Sol da meia-noite” é um fenômeno natural que ocorre no país, onde 24 horas de luz do dia são experimentadas durante os meses de verão, particularmente de junho a julho.

Então, gostou de saber essas curiosidades sobre a Islândia? Pois, leia também: Qual o menor urso do mundo e onde vive a espécie?

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você