Curiosidades

20 curiosidades surpreendentes sobre a Irlanda

A Irlanda é famosa mundialmente pela simpatia e hospitalidade do seu povo, junto com suas paisagens incríveis e um cultura muito interessante.

A Irlanda é uma república insular também conhecida, em gaélico, como Éire. Este país é dividido em 4 províncias: Ulster, Munster, Leinster e Connacht (32 condados no total). Além disso, seis de seus condados fazem parte do Reino Unido.

O território da Irlanda é constituído basicamente por planícies ondulantes, sendo as maiores altitudes localizadas perto da costa. Desse modo, o país é mundialmente famoso pela abundância e verde intenso dos seus prados, que são um cenário absolutamente incrível para percursos a pé ou de bicicleta.

Vamos conferir as principais curiosidades sobre a Irlanda na lista abaixo.

20 curiosidades sobre a Irlanda que vão te deixar surpreso

1. Símbolos da Irlanda

O duende, juntamente com o trevo e a harpa, são os grandes símbolos nacionais da Irlanda. Portador de boa sorte, o trevo cobre grande parte da terra irlandesa.

Continua após a publicidade

2. Padroeiro

O Dia de São Patrício, padroeiro nacional do país, é a grande festa dos irlandeses residentes na ilha e dos milhares de emigrantes irlandeses espalhados pelo mundo.

3. Economia

A economia irlandesa experimentou um crescimento espetacular nos últimos anos, o que a levou a apresentar uma das maiores rendas per capita do planeta. O desencadeamento da crise econômica acabou com a bonança em um país que passou a ser conhecido como “o Tigre Celta”.

4. Moedas oficiais

Existem duas moedas diferentes usadas na Irlanda. Assim, na República da Irlanda a moeda oficial é o euro, enquanto na Irlanda do Norte é usada a libra esterlina.

5. Idioma

O irlandês (ou gaélico) não é a língua majoritária da população local, mas é estudado, conhecido e apreciado pela população. Portanto, não é incomum que placas de lojas, ônibus ou ruas sejam escritas em gaélico.

Continua após a publicidade

6. Capital da Irlanda

A capital da Irlanda, Dublin, é uma das cidades mais interessantes da Europa, principalmente quando o assunto é cultura.

7. Halloween da Irlanda

Podemos pensar no Halloween como uma tradição norte-americana, mas a celebração assustadora na verdade se originou na Irlanda há mais de mil anos. Naquela época, os celtas acreditavam que na véspera do Halloween, os espíritos mortos visitariam o mundo mortal.

Com efeito, para afastar os maus espíritos, eles se fantasiaram e acenderam fogueiras. Conhecido como o Festival de Samhain, que significa ‘fração mais escura’, ainda marcou o início do inverno.

8. Política

Sempre que falamos da Irlanda, referimo-nos à ilha. Porque na realidade existem dois países diferentes em seu território! Na parte norte está a Irlanda do Norte, cuja capital é Belfast e que, juntamente com o País de Gales, Inglaterra e Escócia, pertence ao Reino Unido.

Continua após a publicidade

E o resto da ilha, que é a maior parte, pertence à República da Irlanda, cuja capital é Dublin e é independente do Reino Unido.

9. Drácula é irlandês?

Bram Stoker, que escreveu Drácula, é de Dublin. Diz-se que Drácula foi inspirado na lenda irlandesa de Abhartach.

10. Dia de São Patrício

O Dia de São Patrício ou Saint Patrick’s Day, santo padroeiro da Irlanda, comemorado em 17 de março, é o feriado nacional do país. Com efeito, a tradição neste dia é vestir-se inteiramente de verde e beber muita cerveja (um pouco mais do que o habitual).

11. Multinacionais

Devido às baixas taxas de impostos, muitas empresas multinacionais estabelecem seus escritórios na Irlanda. Entre eles Google, Apple, Intel ou Facebook. Aliás, o imposto corporativo é de apenas 12,5% , entre outras vantagens.

Continua após a publicidade

12. Trânsito da Irlanda

Na Irlanda , eles dirigem à esquerda como os ingleses e, no entanto, medem distâncias em quilômetros e não em milhas. Mas cuidado! Porque na Irlanda do Norte são milhas.

13. Lojas

Uma das coisas mais curiosas e bonitas da Irlanda são as lojas com vitrines e placas de madeira e a típica tipografia irlandesa. Assim, há milhares de lojas só com esse tipo de fachada.

14. Falésias

As Falésias Craoghaun na Ilha Achill são as segundas falésias mais altas da Europa, estão 688 metros acima do Oceano Atlântico.

15. População da Irlanda

A Irlanda é um país que tem uma das populações mais jovens do mundo devido à sua alta taxa de natalidade, especialmente nos últimos 50 anos.

Continua após a publicidade

16. Esportes

A Irlanda tem sua própria versão antiga dos Jogos Olímpicos, chamada de Jogos Tailteann.

17. Praias da Irlanda

O banho é proibido na maioria das praias irlandesas porque as marés são perigosas .

18. Titanic

Belfast é uma das cidades da Irlanda que mais recebe visitas por ser o berço do navio mais famoso da história: o Titanic. Em suma, o nome significa “Guardiões da Paz da Irlanda”.

19. Sustentabilidade

Entre as políticas sustentáveis da Irlanda, destacam-se o imposto sobre o petróleo, o incentivo ao uso de bicicletas e o imposto sobre o tabaco. Na verdade, sua pontuação no EPI é de 72,8 para 2020.

Continua após a publicidade

20. Ilha Esmeralda

Por fim, fechando a lista de curiosidades sobre a Irlanda, o país é conhecido como Ilha Esmeralda devido à cor radiante de suas colinas e natureza. Aliás, é um país onde chove até 225 dias por ano, por isso a vegetação permanece exuberante durante as quatro estações.

Fontes: Egali, DayOne Intercâmbios, IE

Leia também:

50 curiosidades incríveis que você precisa saber sobre a Islândia

Continua após a publicidade

12 curiosidades sobre o Catar, sede da Copa do Mundo 2022

20 curiosidades sobre Nova York que você não conhece

35 curiosidades sobre a Rússia

35 curiosidades sobre a Ucrânia

Continua após a publicidade

50 curiosidades sobre o Alasca que você não sabia

Próxima página »

Escolhidas para você