Ciência & Tecnologia

Abdução alienígena: o que a Ciência e a ufologia dizem sobre isso?

A abdução alienígena consiste em um fenômeno de desaparecimentos temporários envolvendo entidades não humanas ou extraterrestres.

Em primeiro lugar, a ufologia define a abdução alienígena como raptos, desaparecimentos temporários ou memórias que envolvem entidades não humanas. Nesse sentido, refere-se aos episódios envolvendo pessoas que foram levadas secretamente por indivíduos de natureza desconhecidas. Ademais, seriam vítimas de procedimentos físicos e psicológicos não compreendidos.

Sobretudo, a ufologia é o conjunto de assuntos e atividades com relação aos objetos voadores não identificados. Além disso, estuda fenômenos relacionados, como a própria abdução alienígena. Apesar disso, não é um apo de pesquisa científica com reconhecimento. Portanto, se trata mais de um ramo de investigação especulativa, como uma pseudociência.

Desse modo, a Ciência enquanto área que utiliza de métodos comprovados entende a abdução alienígena por uma perspectiva diversa. Acima de tudo, os relatos e histórias a respeito desses eventos envolvem sentimentos de paralisia, terror e medo. Sendo assim, envolve análises psicológicas.

Em outras palavras, a abdução alienígena seria resultado de sonhos lúcidos, ou seja, aqueles em que o indivíduo tem maior consciência. No geral, pesquisas específicas mostraram que os relatos de sonhos lúcidos e eventos de abdução são semelhantes. Dessa maneira, investigaram as reações e relatos por meio de experimentos direcionados.

Continua após a publicidade

Abdução alienígena: o que a Ciência e a ufologia dizem sobre isso?

A Ciência por trás da abdução alienígena

A princípio, em 2016. a revista Consciousness and Cognition noticiou que cerca de 23% das pessoas têm sonhos lúcidos mensalmente. Além disso, 55% das pessoas apresentam esses episódios apenas uma ou duas vezes na vida. Sobretudo, os resultados partiam de análises de cientistas a partir de cinco décadas de pesquisas sobre o sono.

Mais ainda, pesquisadores da Phase Research Center produziram um estudo com 152 adultos que apresentam grande frequência de sonhos lúcidos. Desse modo, orientaram os envolvidos a sonhar com extraterrestes. Posteriormente, 113 participantes afirmaram que conseguiram interagir com os extraterrestres de outros planetas.

Em contrapartida, 19% dos participantes relataram que os alienígenas pareciam pessoas comuns. No entanto, um participante sonhou com algo diferente sobre abdução alienígena, partindo de uma narrativa mais fantástica. Sendo assim, os pesquisadores entenderam que sentimentos como medo, impotência e paralisia confundem o que é real e imaginário.

Continua após a publicidade

Ou seja, seria possível que as pessoas que relatam episódios de abdução alienígena tenham passado por sonhos lúcidos com imagens que criaram sentimentos traumáticos. Porque não conseguem explicar racionalmente os próprios sentimentos e reações, atribuíram a causa a um evento paranormal.

Basicamente, o somo lúcido é uma percepção consciente em que uma pessoa consegue identificar que está sonhando. Por outro lado, pode ter uma percepção de que está no mundo inconsciente e não na realidade física, ou então tendo um delírio. Sendo assim, consegue ter uma recordação nítida da experiência, tendo até controle de suas ações durante o processo.

Abdução alienígena: o que a Ciência e a ufologia dizem sobre isso?

O que a ufologia diz sobre isso?

Em contrapartida, a ufologia trata a abdução alienígena como verdadeiros relatos de contato com seres extraterrestres. Desse modo, o ramo de investigação levanta a hipótese de verdadeiros raptos, desaparecimentos temporários ou memórias de pessoas que tenham passado por esses episódios.

Continua após a publicidade

Portanto, seriam momentos de relação com entidades que não se parecem humanas ou tem natureza atípica. Além disso, investigam a questão de possíveis procedimentos físicos e psicológicos que essas vítimas enfrentam. Sobretudo, esses procedimentos explicariam os lapsos de memória, porque a intenção dos alienígenas seria manter a anonimidade.

Comumente, pessoas que tratam sobre abduções alienígenas relatam exames semelhantes a exames médicos. No entanto, são de natureza forçada, invasiva ou não voluntária. Ademais, os relatos variam com experiências assustados ou traumáticas. Porém, há aqueles que apresentam uma experiência transformadora e feliz.

Sendo assim, a grande maioria compartilha do sentimento de estar viajando para um local familiar, mas desconhecido. Mais ainda, relatam sentimentos de ansiedade grave por conta da sensação de ausência e suspensão no tempo.

E aí, aprendeu sobre abdução alienígena? Então leia sobre Significado da mariposa, qual é? Origem e simbolismo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você