Mundo Animal

Significado da mariposa, qual é? Origem e simbolismo

O significado da mariposa está associado diretamente com o valor simbólico desse inseto nas diferentes culturas do mundo moderno.

Em primeiro lugar, o significado da mariposa tem relação com o valor simbólico desse inseto. Nesse sentido, simboliza a alma, o sobrenatural e a transformação. Porém, também podem associar-se às trevas e à morte, dependendo da interpretação e do contexto da análise.

A princípio, conhece-se a mariposa como borboletas noturnas, insetos lepidópteros da divisão dos heteróceros, que reúne espécies de voo noturno. Além disso, algumas regiões designam esse inseto pelo nome popular de bruxas. Apesar disso, a principal diferença com as borboletas refere-se aos hábitos, pois as borboletas são diurnas.

Ademais, possuem antenas finas e com uma pequena esfera na ponta. Em contrapartida, as mariposas possuem antenas diferenciadas de acordo com sua espécie. Mais ainda, as mariposas costumam deixar suas asas abertas quando pousam, e as borboletas deixam-nas posicionadas na vertical.

Curiosamente, a etimologia da palavra mariposa parte da origem castelhana. Desse modo, envolve oma apócope de Maria e do imperativo do verbo posar, em espanhol. No entanto, o termo mariposa em Portugal ainda atua como sinônimo de borboleta, enquanto traça refere-se especificamente a uma família de mariposas.

Continua após a publicidade

Fotografia de uma espécie

Características da espécie

Antes de mais nada, a mariposa possui a mesma estrutura física da borboleta, com divisão em cabeça, tórax e abdômen. Além disso, contém um par de antenas, um par de olhos compostos e aparelho sugador. Por fim, as asas tem cobertura de escamas destacáveis;

Continua após a publicidade

Curiosamente, os lepidópteros são o segundo maior grupo de insetos e são adaptados aos mais diferente ambientes. Por outro lado, o desenvolvimento é indireto, com divisão nas fases ovo, lagarta, crisálida e adulta. No geral, as espécies apresentam cores escuras e corpo gordo, com aspecto aveludado.

Mais ainda, a maioria das larvas de mariposa são herbívoros que se alimentam de folhagem ou madeira. Contudo, algumas espécies são carnívoras e alimentam-se de lagartas e insetos. Apesar disso, os adultos costumam se alimentar de néctar. Como consequência, o principal habitat consiste em plantas, tanto nas flores quanto nas sementes, folhas, frutos e raízes.

Continua após a publicidade

Por fim, uma característica importante da mariposa é a atração pela luz, a famosa fototaxia. Em resumo, é um movimento que o organismo faz em direção à luz, provavelmente por conta de um mecanismo de navegação. Ou seja, a orientação transversal é um dos motivos possíveis por essa atração, mas não se sabe ao certo a razão definitiva.

Basicamente, ao manter uma relação angular constante a uma fonte de luz, como a Lua, elas conseguem voar em linha reta. Entretanto, quando a mariposa encontra uma fonte de luz muito próxima, como dentro de uma casa, acaba usando para navegação. Dessa forma, o ângulo muda muito depois de pouco tempo de voo e ela tenta corrigir isso virando-se contra a luz.

No entanto, acaba criando um voo em um ângulo espiral cada vez mais perto da fonte. Portanto, essa é a principal justificativa pela qual esses insetos voam em círculos em volta da luz artificial.

Significado da mariposa na mitologia asteca

Ilustração da deusa asteca

Continua após a publicidade

No geral, as mariposas da espécie Attacus tem a imagem relacionada com a figura da deusa asteca Itzpapoloti. Em outras palavras, a etimologia apresenta que itzili significa obsidiana e papaloti, mariposa. Basicamente, a figura da deusa consiste em uma terrível deusa com aparência de esqueleto e asas com navalhas de obsidiana.

Sobretudo, governava o mundo do paraíso de Tomoachan, sendo ainda esposa de Micxoatl. Desse modo, representa o arquétivo coletivo da sábia anciã ou bruxa poderosa. Curiosamente, acredita-se que a tradição de chamar a mariposa de bruxa parte da cultura e tradição asteca na Antiguidade.

Em resumo, o Tomoachan consiste em um paraíso para onde vão as vítima de mortalidade infantil, mas também é o local onde os primeiros seres humanos surgiram. Ademais, a deusa mariposa consiste no primeiro sacrifício feminino pelo deus da caça e da guerra com quem é casado.

Por fim, se sabe que a deusa era ainda rainha das Tzitzimime, uma classe de demônios estelares que desciam À terra durante os eclipses solares para devorar seres humanos. Portanto, unia-se ao seu marido durante as guerras para combater os inimigos brutalmente com sua legião de demônios.

Continua após a publicidade

Simbolismo e valores

Por fim, estima-se que o significado da Mariposa varia de acordo com as tonalidades que o inseto apresenta. Apesar disso, as espécies compartilham alguns valores, confira a seguir:

1) Mariposa preta

Significado da mariposa, qual é? Origem e simbolismo

Em resumo, simboliza a alma dos mortos ou a própria morte. Porém, em países como a Polinésia também simboliza o emblema da alma do homem. No geral, acredita-se que seu aparecimento é um sinal sobre o falecimento de alguém

2) Mariposa branca

Significado da mariposa, qual é? Origem e simbolismo

Continua após a publicidade

Curiosamente, os povos guajiros da Colômbia entendem a mariposa branca como o espírito de um antepassado que visita o mundo terreno. Desse modo, deve-se evitar matá-las ou feri a elas de qualquer forma, pois pode atingir o antepassado e sua reencarnação. Mais ainda, representam a sorte e a prosperidade.

3) Marrom

Fotografia de uma espécie

Comumente, essa é a espécie mais famosa nas residências. Desse modo, carrega o simbolismo da alma e da transformação. Em contrapartida, a cultura popular interpreta seu surgimento como sinal de desgraça, mas sua cor semelhante à da terra traz o aspecto de experiência e aprendizagem.

4) Amarela

Fotografia de uma espécie

Continua após a publicidade

Sobretudo, a associação com a cor amarela faz com que esse inseto simbolize prosperidade e boa sorte. Desse modo, pode referir-se tanto à área financeira e material.

5) Azul

Fotografia de uma espécie

Finalmente, a mariposa azul também tem relação com os significados da própria cor. Nesse sentido, simboliza leveza, amizade e romantismo. Portanto, costuma indicar a presença de um amor intenso ou a aproximação de boas companhia.

E aí, aprendeu o significado da mariposa? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você