Curiosidades

Abóboras de Halloween: por que elas são o símbolo do Dia das Bruxas?

As abóboras de Halloween surgiram a partir das adaptações de tradições pagãs envolvendo a lenda urbana do Jack da Lanterna vagando na Terra.

E primeiro lugar, as abóboras de Halloween consistem em enfeites para o Dia das Bruxas. Nesse sentido, costumam apresentar expressões semi-humanas e fantasmagóricas. Desse modo, também recebem o nome de Jack da Lanterna na língua inglesa, em referência ao personagem de contos populares e lendas urbanas.

A princípio, o Halloween é uma celebração pagã, cujas origens partem do antigo festival celta da colheita. Sendo assim, o Samhain é uma festividade gaélica que posteriormente tornou-se cristã por intermédio da Igreja primitiva. Apesar disso, existem historiadores que defendem a origem da comemoração com raízes cristãs.

No geral, a data acompanha diversas tradições, como as festas a fantasia, a distribuição de doces, a decoração da casa e as famosas abóboras de Halloween. Porém, consiste em um evento com maior presença nas culturas da América do Norte. Por outro lado, há ainda o costume de vigílias religiosas cristãs, como cultos da igreja ou abster-se do consumo de carne.

Por fim, o primeiro registro do Halloween parte do ano 1745, com hábitos que permearam os povos da Gália e das ilhas da Grã-Bretanha durante os anos 600 antes de Cristo. Contudo, houveram adaptações das tradições ao longo do tempo e da ocidentalização do continente, o que explica a origem das abóboras de Halloween.

Continua após a publicidade

Abóboras de Halloween: origem e curiosidades sobre o símbolo

Simbologia e origem das abóboras de Halloween

Primeiramente, a simbologia da abóbora, como muitos outros elementos, possui uma ambivalência. Sendo assim, existe a associação com estupidez, mas também com a inteligência. Por outro lado, a ampla presença de semente relaciona-se com a fecundidade e abundância.

Nesse sentido, parte da tradição dos povos no norte de Laos, que diziam que os humanos nasciam das abóboras. Ou seja, é semelhante à história sobre as cegonhas entregando bebês. Apesar disso, a abóbora ainda simboliza a regeneração e fonte de vida, de forma que faça parte de rituais de renovação espiritual, principalmente durante o equinócio de primavera.

Porém, no que diz respeito às abóboras de Halloween, existem algumas discrepâncias porque elas são decoradas e iluminadas com velas no interior. No geral, compreende-se a origem da tradição a partir de rituais com elementos simbólicos, em especial com referências às lendas urbanas.

Continua após a publicidade

Portanto, a figura do Jack da Lanterna envolve um fantasma que andava perdido pela Terra, vagando porque não tinha permissão de ir ao Céu ou ao Inferno. Dessa maneira, caminhava pelo mundo com uma lanterna feita de um nabo com um carvão em brasa. Sobretudo, decorar os nabos com sua expressão era uma forma de ajudá-lo a se guiar sem atormentar as residências.

Posteriormente, as adaptações transformaram os nabos nas famosas abóboras de Halloween. Acima de tudo, esse legume é mais comum na época do Halloween nos Estados Unidos. Como consequência, popularizou-se este como um símbolo importante da data, mais em decorrência de uma adaptação e da lenda urbana do que por um grande motivo como se pensa comumente.

Como decorar a sua abóbora?

Antes de mais nada, esses são os materiais necessários para criar as suas abóboras de Halloween:

  1. Uma abóbora
  2. Faca afiada
  3. Folha de jornal
  4. Molde de careta em papelão
  5. Agulha grossa
  6. Um raspador
  7. Pedaços de papel toalha
  8. Potes de vidro
  9. Vela ou pisca-pica com luzes

1) Limpeza e preparo

Abóboras de Halloween: origem e curiosidades sobre o símbolo

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, lave bem a abóbora e deixe-a bem seca. Logo em seguida, faça um risco circular no tampo e perfure com a faca. Posteriormente, retire o tampo e reserve-o, também remova todo o conteúdo no interior e deixe-a o mais limpo possível.

Sendo assim, é importante que a abóbora fique somente com a polpa mais firme. Ademais, é indicado usar o pedaço de papel toalha dentro dela, para garantir que fique limpa e seca.

2) Desenhando na abóbora de Halloween

Abóboras de Halloween: origem e curiosidades sobre o símbolo

Mais ainda, a próxima etapa consiste e fazer a marcação do molde com uma agulha grossa. Dessa forma, pode-se cortar na área específica sem grande dificuldade utilizando uma faca afiada. Basicamente, com a expressão das abóboras de Halloween feitas, deve-se pensar na questão de iluminação.

Continua após a publicidade

3) Iluminação e decoração

Fotografia do adorno

Nesse contexto, é importante que toda parte da abóbora esteja limpa e seca para evitar acidentes. Contudo, pode-se optar por colocar velas, que são mais intermitentes, ou luzes de pisca-pisca conectadas na tomada.

Ah, não se esqueça de recolocar o tampo que removeu lá no começo do processo para completar a decoração. Por fim, posicione a sua abóbora em um lugar estratégico, seco e iluminado para conservar o legume.

E aí, aprendeu sobre as abóboras de Halloween? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você