Listas

16 livros de terror para o Halloween

O Halloween está chegando e é o momento ideal para voltar a alguns dos clássicos de terror da literatura que sempre conseguem nos assustar.

O cinema e a literatura estão cheios de histórias aterrorizantes que causam medo em muitas pessoas. Desse modo, o Halloween é apenas a desculpa para se trancar em um quarto, se possível com luz suficiente para ver, e se divertir morrendo de medo lendo alguma história de terror.

Há muitos títulos, bem como autores. Dos mais clássicos, como Edgar Allan Poe, Lovecraft ou Mary Shelly aos mais atuais como Stephen King, Thomas Ligotti ou Emil Ferris. Aqui você tem 16 sugestões de livros de terror para desfrutar do medo e dar um toque assustador ao seu Halloween!

16 livros de terror para o Halloween

1. Drácula (Bram Stoker)

Primeiramente, entre os livros recomendados para o Halloween, Drácula não poderia faltar. Em 1897, Bram Stoker escreveu seu romance mais famoso, que sempre conseguiu se destacar entre os livros de terror: Drácula, texto que construiu por meio de diários e cartas.

O retrato de um dos personagens mais famosos da ideologia decadente da época, o conde vampiro da Transilvânia. O conto baseia-se em várias lendas anteriores, mas Stoker mistura tons eróticos e simbólicos, borrando os limites sensíveis entre a vida e a morte através de um jogo de sedução de grande poder e envolvimento.

Continua após a publicidade

2. Hora do Vampiro ou ‘Salem’ (Stephen King)

Esta é a obra de alguém que é considerado o maior autor de histórias aterrorizantes do nosso tempo. O próprio Stephen King afirmou em várias ocasiões que de todos os romances que escreveu, este é o seu favorito. A história tenta responder à pergunta: o que Drácula faria em uma pequena cidade americana contemporânea?

3. O gato preto (Edgar Allan Poe)

Considerada uma das histórias de terror mais arrepiantes de todos os tempos, essa obra do mestre americano Edgar Allan Poe não poderia faltar na lista. Conta a história de um homem que adota um gato preto, sem saber que esse ser misterioso está prestes a mudar sua vida.

4. O Exorcista (William Peter Blatty)

O Exorcista é um dos filmes de terror de maior sucesso da história do cinema. O filme é baseado no livro de terror escrito por William Peter Blatty em 1971.

Em suma, este livro descreve o caso de uma jovem americana com uma estranha doença. As mudanças físicas e de personalidade sofridas pela menina fazem com que seus familiares considerem diferentes possibilidades.

Continua após a publicidade

Com o passar do tempo, eles chegam à conclusão de que um demônio vive em seu corpo. Assim, após alguns tratamentos fracassados, a mãe procura um padre jesuíta para tentar curar a filha.

Ele, Damien Karras, e um especialista em exorcismo, Lankester Merrin, são nomeados para empregar um tratamento específico em busca de uma solução. Merrin morre no meio do processo e o padre Karras deve enfrentar sozinho a difícil tarefa que lhe foi confiada.

5. O Chamado de Cthulhu (HP Lovecraft)

Howard Phillip Lovecraft é um dos nomes mais célebres da literatura de terror de todos os tempos. Aliás, este livro é considerado um dos mais arrepiantes do gênero, que conta a história de um ser sombrio que vive nas profundezas do Pacífico.

6. Fantasmas (Joe Hill)

Os genes do terror parecem correr nas famílias. Ou pelo menos foi assim que o jovem filho do mestre Stephen King demonstrou com a publicação de sua primeira coleção de contos arrepiantes, que foi um best-seller internacional. Portanto, este é um livro de terror que não deve faltar na sua seleção para a noite de Halloween.

Continua após a publicidade

7. O Estranho Caso do Doutor Jekyll e Mr. Hyde (Robert Louis Stevenson)

O clássico de Robert Louis Stevenson também não poderia faltar nesta seleção. Apesar de ter sido escrito em 1886, até hoje continuam sendo publicados séries, filmes e musicais sobre a história desse homem que passa por uma forte transformação física e mental após ingerir uma poderosa mistura criada por ele mesmo.

8. A Garota da Porta ao Lado (Jack Ketchum)

O autor deste livro, Jack Ketchum, relata uma das histórias mais arrepiantes já publicadas. A grande maioria dos leitores sentirá um nó no estômago à medida que as páginas avançam.

O romance é baseado em um caso real e difere apenas em alguns pequenos detalhes. Ketchum coloca um menino de 13 anos, David, como o narrador dos eventos. Ele e seus amigos levam uma vida normal até que Meg, uma jovem de sua idade, é trazida ao bairro para morar com sua tia e primos.

Contudo, de um dia para o outro, a mulher começa a maltratá-la sem motivo. Além disso, as punições são psicológicas e físicas. David testemunha esses atos, mas por algum motivo não intervém. Entretanto, o terror não termina aí. A abominável tia decide prender Meg e torturá-la com a ajuda de seus filhos.

Continua após a publicidade

O livro não vai deixar você com uma sensação boa ou um final de alívio. Surpreendentemente, os terríveis eventos reais que foram relatados nos noticiários nos últimos anos se assemelham à história criada por Ketchum.

9. Chamado do Diabo (Ira Levin)

Trazido para as telonas com o filme de sucesso “O Bebê de Rosemary”, o livro conta a história dos Woodhouses, um jovem casal que decide se mudar para um apartamento de frente para o Central Park, ignorando os rumores de que o prédio é assombrado. Posteriormente, Rosemary engravida e uma série de eventos horríveis começam a ocorrer.

10. It – A Coisa (Stephen King)

Mais um dos grandes livros do mestre do terror para ler no Halloween, também adaptado para as telonas. Desse modo, It, o palhaço malvado, tem sido o pesadelo de qualquer criança que cresceu nos anos 90.

11. O Silêncio dos Inocentes (Thomas Harris)

Descubra as origens literárias de Hannibal Lecter, personagem imortalizado com enorme sucesso pelo ator de Hollywood Anthony Hopkins, na adaptação para o cinema deste renomado best-seller.

Continua após a publicidade

12. Eu sou uma lenda (Richard Matheson)

Uma guerra bacteriológica destrói a humanidade, deixando dois tipos de sobreviventes: aqueles que, ao contrair o vírus, se tornaram vampiros e Robert Neville, um sobrevivente que vive nas ruínas da cidade de Los Angeles e deve lutar contra esses seres demoníacos.

13. A Sangue Frio (Truman Capote)

A cidade de Holcomb fica nas altas planícies de trigo do oeste do Kansas, uma área solitária nos Estados Unidos. Então, a partir deste local preciso, Truman Capote captura o leitor em uma história chocante dos quatro membros da família Clutter, brutalmente assassinados em sua casa.

A tragédia está ligada ao linchamento de Dick Hickock e Perry Smith, cinco anos, quatro meses e dezenove dias depois. Com eficiência pioneira, Capote seguiu passo a passo a vida da pequena cidade de Holcomb e concentrou sua atenção nos criminosos; curiosamente, esse trabalho investigativo fez dele o biógrafo de uma sociedade.

14. O que eu mais gosto são os monstros (Emil Ferris)

A obra conta a história de Karen Reyes, uma garota lobisomem de 10 anos e fanática por filmes de monstros (como a própria autora Emil Ferris) que investiga a morte de seu vizinho de cima em meio às tensões contínuas. Aliás, o livro é escrito e desenhado como um caderno espiral, com ilustrações desenhadas em caneta esferográfica.

Continua após a publicidade

15. A Maldição da Residência Hill (Shirley Jackson)

Nas obras deste escritor americano não há sangue nem vísceras. Seu terror é psicológico, o que é muito mais assustador. Com efeito, este romance é considerado por autores como Stephen King como um dos mais importantes do século XX neste gênero.

Nele, Jackson transforma o horror gótico em um pesadelo psíquico que mistura as complexas relações entre humanos e suas fraturas mentais. Uma variante da casa mal-assombrada onde o protagonista é, na realidade, a mente humana, um lugar cheio de rachaduras e fissuras. Aliás, esse é um dos livros que inspirou a série de Mike Flanagan.

16. O Iluminado (Stephen King)

Fechamos a lista de livros de terror para o Halloween, com um dos best-sellers mais celebrados de Stephen King: O Iluminado. A história aborda a vida de um escritor que decide aceitar um emprego como zelador de um antigo hotel perdido nas montanhas do Colorado. Lá ele se muda com sua família, e junto com eles viverá seu maior pesadelo.

Fontes: Pensador, Dicas de Mulher, Mural dos Livros

Continua após a publicidade

Leia também:

30 livros que viraram filmes que ganharam o Oscar

10 melhores livros de Agatha Christie ao longo da história

Melhores livros de romance da história: dos clássicos aos contemporâneos

Continua após a publicidade

Livros de Stephen King – Melhores obras do mestre do terror

Livros de Jane Austen – Melhores romances da autora

Animais de Harry Potter – 20 criaturas impressionantes saídas dos livros

120 livros para ler antes de morrer (e se maravilhar com a literatura)

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você