Vamos relembrar a infância? Pense em uma situação de susto, como uma queda, um machucado sangrento ou mesmo aquela dorzinha mentirosa, que inventávamos para escapar da escola alguns dias. Qual era o remédio que sua mãe, sua avó ou tia usavam para deixar você calminho, calminho? Isso mesmo, um belo copo de água com açúcar, daqueles que deixavam a gargante grudenta.
Depois de tomar esse meladinho você achava o mundo um lugar muito melhor para se viver e, aos poucos, ia ficando mais calmo. Não era assim?
Bom, por mais que você tenha boas lembranças desses “remedinho” caseiro contra o nervosismo, a ciência é categórica: não há qualquer tipo de comprovação de que beber água com açúcar tenha algum efeito calmante ou sedativo. Decepcionante, não?
Aliás, os médicos defendem que esse belo copo de água com açúcar que as pessoas tomam na hora da adrenalina tem um efeito contrário ao esperado, e pode acabar deixando o indivíduo ainda mais estimulado e nervoso. Isso, segundo explicam, acontece por causa do açúcar, que quando digerido pelo organismo gera energia, como você já conferiu aqui, nessa outra matéria.
Por que água com açúcar funciona algumas vezes?
Agora, se essa misturinha já funcionou com você algum vez, você deve estar intrigado com a verdade. Não é mesmo? Se este é o seu caso nesse momento, calma que existe uma, ou melhor, duas explicações muito boas para a eficácia pontual da água com açúcar.
Conforme especialistas, a água com açúcar pode acalmar quando é ingerida em um momento em que a glicose do organismo está em baixa, ou quando estamos com fome, por exemplo. Isso porque o corpo tem a impressão de estar saciado e o excesso de açúcar de uma só vez no estômago acaba “sedando” a pessoa.
Além disso, pode ser que a água com açúcar tenha um efeito placebo no organismo, estimulado pela emoção. Isso porque, na grande maioria das vezes, quem prepara e nos entrega esse copo de água com açúcar é alguém que amamos e que nos transmite confiança, como a mãe, o pai, os avós ou algum outro adulto. Nesse caso, o que acalma é o aconchego e a sensação de amparo.
Entendeu agora? E, por falar em doses cavalares de açúcar, você deveria conferir também: 10 alimentos prejudiciais à saúde que você come todos os dias.
Fonte: Área de Mulher, Bolsa de Mulher
Um comentário em “Água com açúcar realmente pode acalmar os nervos?”