Álcool pode ser a fonte da juventude, segundo Ciência

A busca pela fonte da juventude sempre foi tema de filmes e livros. Há quem diga que o jeito certo de se manter jovem é beber muita água, outros acreditam que só um milagre seria capaz disso e a Ciência, por sua vez, tem um palpite bem interessante sobre o assunto: é no álcool que ela aposta!

Ao que tudo indica, pessoas que bebem moderadamente, mas com frequência, envelhecem menos que os demais. Dá para acreditar em um notícia boa como essa?

Estudos das Universidades de Tel Aviv, em Israel; de Columbia, nos Estados Unidos apontaram o álcool pode ser uma verdadeira fonte da juventude no sentido de manter nosso DNA vivo por mais tempo. E isso não acontece de forma natural, ou seja, sem ajuda de algumas doses de bebidas durante a vida.

3

Fonte da juventude?

Para que você entenda melhor sobre o que estamos falando, vamos começar o início: as células de nosso corpo estão constantemente se dividindo e criando uma espécie de cópia das pontas dos cromossomos, onde ficam nosso DNA. Ao longo da vida, essas pontinhas ou telômeros ficam cada vez mais curtos até não poderem mais se dividir. É aí que a gente morre, como uma parte natural do envelhecimento.

2

Testes feitos com fungos da levedura (cujo organismo funcionam de forma muito parecida com a dos seres humanos) mostraram que o processo de encurtamento das pontinhas dos cromossomos demora mais para acontecer sob influência de álcool.A consequência disso é que o DNA é mantido vivo por mais tempo, retardando o envelhecimento.

Logo, beber moderadamente deixa você mais jovem porque funciona como uma fonte da juventude para suas células. Entendeu?

1

A aposta dos cientistas é que essa descoberta, de certa forma, ajude futuramente na prevenção e no tratamento de algumas doenças sérias hoje em dia.

A turma do café

Agora, a notícia não é tão boa assim para os que perdem o dia se não tomam uma bela xícara de café. Conforme estudos, ao contrário do álcool, considerado a fonte da juventude, o café acelera o encurtamento das pontinhas dos cromossomos e contribui para o envelhecimento de nosso corpo.

7

 

Mas, como a gente sabe que as pessoas nunca vão parar de tomar café, quem sabe se compensarmos o cafezinho com um belo copo de cerveja, no final do dia, o equilíbrio se estabeleça em nosso DNA? Se testarem isso, não deixem de relatar os resultados. Certinho?

5

E, falando em bebidas alcoólicas, estas outras matérias vão deixar o pessoal que ama boteco ainda mais feliz: Cerveja deixa as pessoas mais sociáveis, segundo a Ciência e Catuaba pode reverter parada cardíaca, segundo a Ciência.

Fontes: SOS Solteiros, Superinteressante