Atualmente, há muitos alimentos com glúten sendo comercializados. Mas, você sabe o que é glúten? Em suma, glúten é a combinação de dois grupos de proteínas, a gliadina e a glutenina. Desse modo, o glúten pode ser encontrado na farinha de trigo, na cevada, aveia e no centeio. Além disso, o glúten é responsável por dar elasticidade às receitas, como pães, bolos e biscoitos, por exemplo.
Portanto, o glúten pode ser encontrado em vários alimentos industrializados que fazem parte da dieta da população. No entanto, muitas pessoas possuem intolerância ou são sensíveis ao glúten. Inclusive, pessoas diagnosticadas com a doença celíaca. Para esses casos o consumo dessa combinação de proteínas pode ter consequências.
Como provocar inflamação a nível abdominal. Dessa forma, quando consumido, o glúten pode causar diarreia, dores fortes na região abdominal, sensação de barriga estufada e flatulências. Por isso, é importante ler os rótulos dos produtos antes de comprá-los. Sendo que o ideal é optar por alimentos cujo rótulo indique ‘sem glúten’ ou ‘gluten free’.
Alimentos com glúten
1 – Farinhas e cereais
As farinhas e os cereais são ricos em fibras, proteínas e minerais. No entanto, eles costumam apresentar a maior composição de glúten. Ademais, os alimentos com glúten são:
- Farinha, germe ou farelo de trigo
- Flocos e farinha de aveia
- Centeio
- Cevada
- Malte
- Barrinha de cereais
2 – Massas e pães
As massas e os pães estão dentre os alimentos com glúten. Ademais, ao se falar em restrição ao glúten, eles são os primeiros a serem cortados da dieta. Pois, o principal ingrediente para esses alimentos é a farinha de trigo, que é rica nessa proteína. Em síntese, são alguns desses alimentos:
- Massas em geral
- Biscoitos e bolachas
- Bolos
- Pães e torradas
- Salgados de festa
- Cones de sorvete
- Donuts
3 – Embutidos, empanados e processados
O glúten é uma proteína com elasticidade e potencial estabilizador na preparação dos alimentos. Por isso, ele é bastante utilizado em comidas processadas ou embutidas. Ademais, alguns alimentos com glúten são:
- Salsicha
- Salame
- Hambúrguer
- Nuggets
- Frios
- Carnes empanadas
4 – Sopas instantâneas e molhos prontos
Sopas instantâneas e molhos prontos também são alimentos com glúten. Assim sendo, os principais são:
- Sopas desidratadas
- Molho pronto de salada
- Ketchup
- Maionese
- Shoyo
- Mostarda
- Molho barbecue
- Molho teriyaki
5 – Bebidas com malte e cevada
Além dos alimentos com glúten, também existem algumas bebidas que apresentam glúten em sua composição. Pois, muitas bebidas são à base de malte ou cevada. Por exemplo:
- Cerveja
- Vodca
- Uísque
- Gim
- Café
- Achocolatados
Principais de alimentos com glúten
Existem vários alimentos com glúten. No entanto, eles devem ser consumidos de forma moderada. Por outro lado, pessoas com intolerância ou sensibilidade ao glúten, não deve consumi-los. Por exemplo:
- Pão, torrada, bolacha, biscoito, bolos, macarrão, croissant, donuts, tortilla de trigo.
- Pizza, salgadinhos, hambúrguer, cachorro quente;
- Salsicha e outros embutidos;
- Cerveja e bebidas maltadas;
- Gérmen de trigo, cuscuz, triguilho, bulgur, sêmola de trigo;
- Alguns queijos;
- Ketchup, molho branco, maionese, shoyu;
- Levedura de cerveja;
- Temperos prontos e sopas desidratadas;
- Cereais e barrinha de cereais;
- Suplementos nutricionais.
Alimentos com glúten: como seguir uma dieta sem o glúten
A princípio, pessoas que apresentam algum quadro de intolerância ou sensibilidade ao glúten devem desenvolver uma dieta sem glúten de forma adequada. Entretanto, qualquer pessoa pode realizar essa dieta, pois beneficia qualquer um. Visto que, a maioria dos alimentos que contém glúten são ricos em gordura e açúcar.
Dessa forma, eles adicionam várias calorias ao corpo, que promovem o ganho de peso. Portanto, para realizar uma dieta sem glúten, é preciso substituir a farinha de trigo, cevada, centeio e outros alimentos. Além disso, muitos alimentos estão sendo feitos sem a adição do glúten e disponibilizados para a comercialização.
Por outro lado, ao consumir produtos industrializados, é imprescindível ler atentamente o rótulo do alimento. Por fim, ter um acompanhamento de nutricionista pode ser uma boa opção. Principalmente, para evitar consumir glúten de mais ou de menos. Por fim, manter uma dieta balanceada e equilibrada é o ideal para garantir o bom funcionamento do organismo.
Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Farinha de trigo realmente faz mal? 8 motivos para cortá-la da sua vida.
Fontes: Tua Saúde, Minha Vida
Imagens: Uol, Alto Astral, Veja, Blog do Pão