Saúde

Alimentos que baixam o colesterol, quais são e como atuam?

Os alimentos que baixam o colesterol atuam eliminando a concentração de gordura residual nos órgãos e enviando-os para serem eliminados.

Em primeiro lugar, os alimentos que baixam o colesterol atuam ajudando a expelir as toxinas do corpo. Sobretudo, o colesterol atua através de lipoproteínas presentes nas membranas celulares. Porém, há ainda aquela substância que se carrega no plasma sanguíneo dos animais, com transporte pelo corpo.

Acima de tudo, o colesterol desempenha funções fundamentais, como auxílio na produção de ácidos biliares, vitamina D e hormônios esteroides. Portanto, é fundamental que seus níveis estejam regulares a fim de garantir o funcionamento regular dos sistemas. Sendo assim, uma dieta equilibrada tende a ajudar no processo.

Nesse sentido, precisa-se lembrar que o colesterol tem duas categorias menores. Por um lado, tem-se o HDL, um conjunto de lipoproteínas de alta intensidade. Desse modo, ajudam a retirar o excesso de colesterol, levando-o de volta para o fígado, onde será eliminado pelo organismo.

Em contrapartida, tem-se o LDL, também popular pelo nome de colesterol ruim. Basicamente, é responsável por transportar o colesterol do fígado às células, causando males ao organismo. No geral, considera-se alto a partir do valor de 140 mg/dL em pessoas de risco cardiovascular baixo.

No entanto, para as pessoas com risco cardiovascular alto precisa-se manter o nível do colesterol ruim abaixo de 70mg/dL. Além disso, determina-se o nível de risco cardiovascular por meio de consultas médicas, avaliações clínicas e exames. Ou seja, precisa-se realizar exames de rotina, principalmente se há fatores de risco genéticos no seu quadro clínico.

Alimentos que baixam o colesterol, quais são?

1) Peixe

Fotografia de um salmão
Fonte: Pixabay

A princípio, os peixes contem alta concentração de ácido graxo ômega 3, de forma que reduz o colesterol ruim no organismo e ajude a regular a circulação sanguínea. Porém, precisa-se consumir o alimento grelhado ou assado, a fim de preservar os nutrientes. No geral, recomenda-se peixes como o atum, salmão e a truta.

Continua após a publicidade

2) Aveia

Fotografia de um iogurte
Fonte: Pixabay

Primeiramente, a aveia concentra a fibra solúvel betaglucana, que ajuda a reduzir a quantidade de colesterol que o organismo absorve. Portanto, possui um efeito inibitório que também melhora a digestão, ajuda no controle glicêmico e promove a sensação de saciedade.

3) Azeite para remover o colesterol ruim

Fotografia do azeite de oliva
Fonte: Pixabay

Sobretudo, é um aliado para remoção do colesterol ruim por conta da concentração de ácido oleico, que ajuda a equilibrar as taxas de HDL e LDL. Sendo assim, possui um efeito duplo no organismo, também ajudando a redução da glicemia e a melhora da circulação sanguínea.

4) Alcachofra

Alimentos que baixam o colesterol, quais são e como atuam?
Fonte: Pixabay

Curiosamente, a alcachofra tem alta concentração em fibras que são resistentes às enzimas naturais do organismo. No geral, elas que geram o colesterol LDL quando são processadas. Em contrapartida, também ajudam a diminuir o nível de triglicérides, combatendo o aumento de peso e a obesidade.

5) Chocolate amargo para reduzir o colesterol ruim

Fotografia de chocolate amargo
Fonte: Pixabay

No geral, esse produto tem alta concentração de cacau, menos açúcar e menos leite em relação aos chocolates comuns. Desse modo, o chocolate amargo ajuda a diminuir o colesterol LDL por causa da presença de flavonóides.

6) Laranja

Alimentos que baixam o colesterol, quais são e como atuam?
Fonte: Pixabay

Também rica em flavonóides, a laranja é uma fruta cítrica que oferece alto nível de vitamina C. Nesse sentido, a fruta diminui o colesterol LDL nos voluntários, em especial os absorvidos pelo intestino. Apesar disso, a recomendação é comer a fruta em pedaços a fim de aproveitar melhor seus benefícios.

7) Linhaça para combater o colesterol ruim

Alimentos que baixam o colesterol, quais são e como atuam?
Fonte: Pixabay

Comumente, a linhaça é famosa por ser rica em ômega 3, também disponível nos peixes. Sendo assim, é outro alimento excelente para reduzir os níveis de colesterol ruim. Sobretudo, tem-se os melhores resultados com o consumo in natura.

Continua após a publicidade

8) Vinho

Fotografia de vinho tinto
Fonte: Pixabay

Acima de tudo, o vinho tinto ajuda a regular os níveis de colesterol ruim e bom por causa da concentração de flavonóides. Geralmente, essas substâncias  estão concentradas nas cascas da uva, que fazem parte do processo de produção. Contudo, recomenda-se uma média e 200 a 250 mL da bebida diariamente para aproveitar os benefícios.

9) Soja

Alimentos que baixam o colesterol, quais são e como atuam?
Fonte: Pixabay

Antes de mais nada, precisa-se buscar o consumo in natura para aproveitar os benefícios. Desse modo, a concentração de fibras e a riqueza em proteínas contribui para a limpeza do colesterol ruim no organismo. Portanto, pode-se consumir na alimentação, em formato de sucos, ensopados ou até alimentos com base de soja.

10) Canela para reduzir os níveis de colesterol ruim

Alimentos que baixam o colesterol, quais são e como atuam?
Fonte: Pixabay

Em primeiro lugar, uma pesquisa da Universidade do Estado de Kansas, nos Estados Unidos, revelou que consumidores frequentes de canela apresentavam redução do colesterol LDL. Desse modo, recomenda-se o consumo por conta da presença de substâncias antioxidantes, atuando contra o colesterol ruim.

11) Abacate

Alimentos que baixam o colesterol, quais são e como atuam?
Fonte: Pixabay

Apesar de ser um alimento calórico, o abacate possui gorduras monoinsaturadas que auxiliam o organismo. Sobretudo, na quebra de triglicérides e na diminuição do colesterol. Sendo assim, pode-se consumir a fruta em diversas refeições e formato diferentes.

12) Oleaginosas

Fotografia de castanhas
Fonte: Pixabay

Também precisa-se pensar nas castanhas e nozes, porque possuem grandes quantidades de antioxidantes. No geral, essas substâncias ajudam na redução do colesterol ruim e no combate ao envelhecimento das células. Ademais, o consumo raramente afeta os níveis de gordura o corpo quando o consumo é feito de forma correta e seguindo uma dieta complementar.

13) Alho

Fotografia de dentes de alho
Fonte: Pixabay

Mais do que reduzir os níveis de colesterol LDL, o algo também aumenta os níveis do colesterol bom. Desse modo, recomenda-se o ocnsumo de um dente de alho por dia para obter os benefícios desse alimento. Ademais, ainda é rico em antioxidantes, ajudando na preservação das células.

Continua após a publicidade

14) Suco de berinjela

Fotografia de um vegetal
Fonte: Pixabay

No geral, utiliza-se deste como um remédio caseiro para o colesterol alto, por conta da riqueza em antioxidantes. Sobretudo, precisa-se consumir com a casca, onde há maior concentração de substâncias.

E aí, aprendeu sobre alimentos que baixam o colesterol? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Imagens: Pixabay

Próxima página »

Escolhidas para você