Mundo Animal

Animais em extinção – Espécies quase extintas no Brasil e no Mundo

De acordo com o Lista Vermelha da IUCN, há inúmeras espécies em extinção no Brasil e no Mundo que são importantes para o ecossistema.

O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo, entretanto, existem cerca de 1.173 espécies de animais ameaçados de extinção. Além das espécies que já foram extintas, por exemplo, a arara-azul-pequena e o minhocuçu. Ademais, animais em extinção são aqueles ameaçados de desaparecerem do planeta. Dessa forma, em 2016, o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgaram o Livro Vermelho, que contém a relação dos animais que estão ameaçados de extinção no Brasil.

No entanto, infelizmente não se trata de um problema exclusivo do Brasil, várias espécies de animais estão ameaçadas de extinção no mundo. Isso em decorrência da destruição do meio ambiente, das mudanças climáticas, desmatamento, caça e pesca predatória, poluição, catástrofes ambientais entre outros fatores.

Por isso, no ano de 1964, foi criada a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Cujo objetivo é promover informações sobre a conservação dos seres vivos do planeta, apresentando dados relevantes sobre a fauna e flora.

Dessa forma, a Lista Vermelha serve para alertar sobre a constante perda de biodiversidade do planeta. Pois os dados obtidos permitem um melhor embasamento na luta por políticas de conservação na tentativa de evitar a extinção de espécies. No entanto, essa lista aumenta cada vez mais, deixando claro que há uma necessidade urgente de estabelecer cuidados com a biodiversidade.

Continua após a publicidade

Pois, caso uma espécie seja extinta, gera consequências para todo o ecossistema, sendo o ser humano o mais afetado. Ademais, segue a lista com os animais em extinção no Brasil e no restante do mundo.

Animais em extinção no mudo

1 – Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca)

Gettyimages

Os pandas-gigantes são animais em extinção, cujo habitat é no centro-sul da China, onde 2500 indivíduos da espécie vivem em pontos isolados. O que dificulta o acasalamento, pois as fêmeas entram no cio apenas uma vez por ano, por até três dias. Em 2005, foram criados projetos de reprodução em cativeiro, onde 25 filhotes nasceram.

2 – Coala (Phascolarctos cinereus)

Gettyimages

De acordo com a Fundação Australiana de Coalas, atualmente existem entre 52 e 87 mil coalas no país. No entanto, esse número vem diminuindo a cada ano. Ademais, a causa seria as mudanças climáticas, pois com o aumento da quantidade de carbono no ar, diminui o valor nutricional dos eucaliptos (fonte de alimento da espécie). Dessa forma, os coalas estão classificados como vulneráveis, portanto, são animais em extinção.

3 – Baleia-fin (Balaenoptera physalus)

O Eco

É a segunda maior espécie de baleia medindo cerca de 27 metros de comprimento e pesando até 70 toneladas. Ademais, está entre os animais em extinção, apesar de que a proibição da caça comercial no oceano Pacífico fez com que sua população aumentasse. Por isso, campanhas de conservação da espécie continuam sendo feitas com o objetivo de preservar a espécie.

Continua após a publicidade

4 – Pinguim-africano (Spheniscus demersus)

O Eco

Nativo da costa sul da África, o pinguim-africano teve sua população reduzida em 90% desde 1910, fazendo com que faça parte da lista de animais em extinção. Ademais, uma das maiores ameaças para a espécie são os derramamentos de petróleo na região onde vivem. Além da pesca comercial que obriga os pinguins procurar alimentos longe da costa.

5 – Gorila-da-montanha (Gorilla beringei beringei)

Gettyimages

Outra espécie que faz parte da lista de animais em extinção é a do gorila-da-montanha, mamífero que vive na África Central, em Uganda, Ruanda e República Democrática do Congo. Atualmente, registros apontam que existem cerca de 1000 indivíduos. Ademais, as principais causas da redução da espécie são doenças introduzidas pelo homem, principalmente infecções respiratórias.

6 – Condor-californiano (Gymnogyps californianus)

Toda Matéria

Também conhecido como Condor-da-Califórnia, essa espécie pode ser encontrada no México e nos Estados Unidos. Devido à caça esportiva e a destruição de seu habitat natural, o condor-californiano está entre os animais em extinção. Ademais, foram criados dois santuários para a conservação da espécie, um em San Rafael Wilderness e outro em Los Padres National Forest. Atualmente, como uma tentativa de evitar a extinção da espécie, é feita a reprodução em cativeiro.

7 – Baleia-azul (Balaenoptera musculus)

Gettyimages

No início do século XX, a espécie baleia-azul vivia em abundância nos oceanos Pacífico e Atlântico e na Antártida, porém, devido à caça ilegal, o número de sua população reduziu bastante. Atualmente, existem cerca de 3 mil exemplares, por isso, está entre os animais em extinção. No entanto, devido a projetos de conservação, a população de baleia-azul está aumentando.

Continua após a publicidade

8 – Urso-polar (Ursus maritimus)

Toda Matéria

De acordo com a Lista Vermelha, o urso-polar está classificado como animal em extinção.  De acordo com a Polar Bears existem no mundo entre 20 e 25 mil ursos polares.

9 – Kakapo (Strigops habroptilus)

Gettyimages

O kakapo é uma espécie de ave que está entre os animais em extinção. No entanto, de acordo com os últimos dados da IUCN, a população de kakapo está aumentando.

Animais em extinção no Brasil

1 – Onça-pintada (Panthera onca)

Gettyimages

Considerado como o maior felino das Américas, a onça-pintada está entre os animais em extinção, devido à destruição de seu habitat e caça ilegal. Pois a sua pele tem grande valor no mercado mundial. Ademais, a onça-pintada pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros, exceto nos Pampas, onde já foi extinta. Além disso, na Mata Atlântica e na Caatinga, são regiões onde a onça-pintada é mais ameaçada. Atualmente, estima-se que sua população não ultrapasse 10.000 indivíduos.

2 – Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

Gettyimages

O lobo-guará é considerado como o maior mamífero canídeo da América do Sul, tendo como seu habitat natural o Cerrado, Pantanal e Pampas. Também pode ser encontrado nas regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Inclusive, é o desmatamento de seu habitat que faz com que o lobo-guará faça parte da lista dos animais em extinção. Dessa forma, estima-se que existam apenas 50 lobos-guará nos Pampas.

Continua após a publicidade

3 – Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari)

Gettyimages

Devido ao tráfico de animais e destruição de seu habitat natural, atualmente a arara-azul-de-lear está na lista de animais em extinção. Ademais, é uma espécie de ave brasileira, que vive na Caatinga, principalmente no interior da Bahia. Atualmente, estima-se que existam 1200 exemplares da espécie.

4 – Animais em extinção: Peixe-boi-marinho (Trichecus manatus Linnaeus)

O Eco

O peixe-boi-marinho é uma espécie brasileira que está na lista de animais em extinção, pois, existem atualmente apenas cerca de 500 exemplares vivendo no Alagoas e no Amapá. Ademais, as causas para a redução de sua população estão relacionadas a ações do homem. Por exemplo, poluição e a destruição de seu habitat natural.

5 – Macaco-prego-galego (Sapajus flavius)

O Eco

É uma espécie de mamífero nativo do Brasil, cujo habitat é a Mata Atlântica, onde se estima que vivem cerca de 1000 exemplares, 50% da população inicial. Ademais, faz parte da lista de animais em extinção devido ao desmatamento, poluição e expansão urbana em áreas de mata.

6 – Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni)

O Eco

É uma ave que tem como habitat o bioma da Caatinga, principalmente no Ceará e na Chapada do Araripe. Por isso, a degradação do seu habitat contribuiu para que essa espécie esteja entre os animais em extinção.

Continua após a publicidade

7 – Animais em extinção: Barranqueiro do nordeste (Automolus lammi)

Globo

É uma espécie de ave endêmica de Pernambuco. No entanto, está em extinção devido à perda de seu habitat natural.

8 – Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)

Gettyimages

Pode ser encontrado em toda a América do Sul e Central, no entanto, a população de tamanduá-bandeira está diminuindo. Por isso, a espécie faz parte da lista de animais em extinção. No Brasil é encontrado nos biomas da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

Ele vem sofrendo com desmatamento e queimadas das regiões destinadas às plantações ou devido à criação de gado.

9 – Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)

Globo

Desde o ano de 2000, a ararinha-azul está classificada como possivelmente extinta na natureza. Dessa forma, ainda existem exemplares dessa espécie sendo criada em cativeiro.

Continua após a publicidade

10 – Animais em extinção: Arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus)

Gettyimages

Por ser muito procurada para tráfico de animais e para a venda de suas penas, a arara azul é um dos animais em extinção no Brasil. Outro motivo para a diminuição da população dessa espécie é a perda do seu habitat natural.

11 – Ararajuba (Guaruba guarouba)

Gettyimages

A ararajuba, também conhecida como guaruba, é uma ave que existe apenas na Amazônia. Ademais, está entre os animais em extinção devido ao tráfico e o desmatamento do bioma.

12 – Ariranha (Pteronura brasiliensis)

Gettyimages

Conhecida como lobo do rio ou lontra gigante, a ariranha vive no Pantanal e na Amazônia. Também está entre os animais em extinção devido à pesca predatória, caça ilegal e a poluição dos rios, principalmente pela contaminação por mercúrio.

13 – Animais em extinção: Baleia-franco-do sul (Eubalaena australis)

O Eco

De acordo com o Livro Vermelho (2016), a baleia-franco-do-sul é um dos animais em extinção. Ademais, essa espécie, também conhecida como baleia franca austral, pode ser encontrada no litoral brasileiro. No entanto, sofre com a caça e pesca e com a poluição das águas.

Continua após a publicidade

14 – Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis)

Gettyimages

Encontrado nos rios da Bacia Amazônica, é considerado como o maior golfinho de água doce do mundo. No entanto, está entre os animais em extinção devido à caça predatória, já que ele é usado como isca para a pesca. Por isso, a população de boto-cor-de-rosa vem sofrendo uma grande diminuição nos últimos anos.

15 – Cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus)

Gettyimages

O cervo-do-pantanal pode ser encontrado no Pantanal, na Amazônia e no Cerrado, além de ser considerado como o maior cervídeo da América do Sul. Atualmente, é um dos animais em extinção devido ao desmatamento, a caça predatória e a construção de hidrelétricas na bacia do Rio Paraná.

 16- Animais em extinção: Cuxiú-preto (Chiropotes satanas)

Globo

É um mamífero que pode ser encontrado na Amazônia, no entanto, sua espécie está na lista de animais em extinção. Isso, devido à caça predatória e o desmatamento do seu habitat, causando a escassez de alimentos.

17 – Gato-maracajá (Leopardus wiedii)

O Eco

Há décadas que essa espécie sofre com a caça para a venda ilegal de sua pele. Ademais, o gato-maracajá tem como habitat natural os biomas da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. No entanto, devido ao desmatamento, a população vem sendo reduzida fazendo com que faça parte da lista de animais em extinção.

Continua após a publicidade

18 – Animais em extinção: Jacutinga (Aburria jacutinga)

Gettyimages

A jacutinga é uma espécie de ave que vive na Mata Atlântica, porém, está entre os animais em extinção devido à caça predatória e a destruição de seu habitat natural. Pois, em alguns estados do país, como Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ela já está extinta. Dessa forma, atualmente, pode ser encontrado somente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

19 – Lagartixa-da-areia (Liolaemus lutzae)

Gettyimages

A lagartixa-da-areia tem como habitat natural as faixas de areia do Rio de Janeiro, por isso, a urbanização é uma das principais razões dessa espécie estar entre os animais em extinção.

20 – Animais em Extinção: Macaco-aranha-de-cara-preta (Ateles chamek)

Gettyimages

O macaco-aranha é encontrado na Amazônia, no entanto, está entre os animais em extinção. Pois, a destruição do seu habitat natural, a caça ilegal e o tráfico de animais têm representado grandes ameaças para sua espécie. Além da construção de hidrelétricas, rodovias e linhas de transmissão.

21 – Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)

Gettyimages

O mico-leão-dourado sofre há décadas com o desmatamento do seu habitat (Mata Atlântica) e com o tráfico de animais. Com isso, sua espécie foi quase toda eliminada, consequentemente, o mico-leão-dourado está entre os animais em extinção. Atualmente, os poucos que ainda existem estão restritos nas florestas do estado do Rio de Janeiro. No entanto, há projetos de conservação de espécies que podem ajudar a melhorar a situação do mico-leão-dourado.

Continua após a publicidade

22 – Morceguinho-do-cerrado (Lonchophylla dekeyseri)

Globo

É um animal muito pequeno, pesando cerca de 12 gramas, que vive em cavernas e buracos nas matas do Cerrado brasileiro. No entanto, a redução do seu habitat devido ao desmatamento, turismo desordenado e a degradação do ambiente, é a causa dessa espécie estar entre os animais em extinção.

23 – Animais em extinção: Muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus)

Gettyimages

É o maior primata das Américas e pode ser encontrado exclusivamente na Mata Atlântica. Devido ao desmatamento da região e a caça ilegal e indiscriminada, o muriqui-do-norte faz parte da lista dos animais em extinção no Brasil.

24 – Pica-pau-amarelo (Celeus flavus subflavus)

Glo0bo

É uma espécie de ave brasileira cujo habitat vai da região do Rio de Janeiro até o estado de Alagoas. No entanto, a destruição do seu habitat faz com que enteja entre os animais em extinção. Dessa forma, segundo registros recentes, indicam a incidência dessa espécie apenas na Bahia e no Espirito Santo, em torno de 250 exemplares.

25 – Saíra-militar (Tangara cyanocephala cearensis)

Gettyimages

A saíra-militar é uma ave de cores fortes que vive na Mata Atlântica. Ademais, a causa de essa espécie fazer parte da Lista Vermelha como um dos animais em extinção são o desmatamento e o tráfico de animais.

Continua após a publicidade

26 – Animais em extinção: Sapo-folha (Proceratophrys sanctaritae)

O Eco

É uma espécie brasileira que foi descrita há pouco tempo, no ano de 2010, mas, já se encontra entre os animais em extinção. Ademais, o sapo-folha pode ser encontrado na Serra do Timbó, Bahia.

27 – Caiarara (Cebus Kaapori)

Gettyimages

Devido ao desmatamento, a espécie de macaco, caiarara que vive nas florestas da Amazônia, está na lista entre dos animais em extinção.

28 – Sauim-de-coleira (Guinus bicolor)

Gettyimages

Essa espécie se encontra entre os animais em extinção, devido a ações do homem. Além disso, o surgimento de outra espécie, o sagui-de-mãos-douradas, compete pelo alimento.

 29 – Animais em extinção: Uacari-branco (Cacajao calvus)

Gettyimages

Essa espécie é famosa por suas características peculiares, sua cabeça vermelha e careca. No entanto, devido ao desmatamento que vem destruindo seu habitat natural (Amazônia), se encontra entre os animais em extinção.

Continua após a publicidade

30- Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)

Gettyimages

Essa espécie de tartaruga pode viver até 300 anos e é considerada como a maior tartaruga marinha do mundo. Ademais, pode ser encontrada em oceanos temperados, enquanto que no Brasil ela desova no literal do norte do Espírito Santo.

Porém, devido ao consumo de seus ovos, o abate ilegal e a captura acidental na pesca, a tartaruga-de-couro é um dos animais em extinção no Brasil atualmente.

31 – Tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea)

Brasil Escola

É uma espécie migratória, cuja desova é feita principalmente no litoral do sul do Alagoas e no norte da Bahia. E mesmo com os projetos de conservação ambiental, a tartaruga-oliva sofre com a coleta dos ovos, a abate ilegal e poluição. Por isso, é um dos animais em extinção no Brasil.

32 – Animais em extinção: Tatu-bola (Tolypeutes tricinctus)

Gettyimages

O tatu-bola é uma espécie endêmica da Caatinga, de acordo com pesquisas, a população de sua espécie diminuiu 45% em 20 anos. Isso, devido à degradação ambiental e a caça ilegal. Dessa forma, o mascote da Copa do Mundo de futebol de 2014, também está na lista dos animais em extinção.

Continua após a publicidade

33 – Toninha (Pontoporia blainvillei)

Exame

Toninha é uma espécie de golfinho que pode ser encontrada na região costeira do Brasil, Uruguai e Argentina, passando pelo litoral do Espírito Santo até o Rio Grande do Sul. Ademais, se encontra entre os animais em extinção devido a sua captura em redes de pesca, além da baixa capacidade de reprodução.

34 – Uacari (Cacajao hosomi)

Exame

Uacari é um primata que vive nas florestas tropicais da Amazônia. No entanto, a espécie vem sofrendo com o desmatamento e com a caça. Já que o uacari vive nas terras indígenas dos Yanomamis. Dessa forma, também estão em extinção.

35 – Animais em extinção: Udu-de-coroa-azul (Momotus momota marcgraviana)

Globo

O udu-de-coroa-azul é uma espécie de ave multicolorida que vive nos biomas da Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica. Que devido ao desmatamento, vem perdendo seu habitat. Por isso, é um dos animais em extinção.

36 – Guigó da caatinga (Callicebus barbarabrownae)

Globo

Essa espécie de macaco está entre os animais em extinção, isso devido à perda do seu habitat, que vem fazendo com que a população reduza cada vez mais.

Continua após a publicidade

37 – Pica-pau cara de canela (Dryocopus galeatus)

Gettyimages

Devido as fortes mudanças ocorridas no seu habitat, essa espécie de ave se encontra em extinção atualmente.

38 – Animais em extinção: Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)

Gettyimages

Essa espécie de tartaruga está quase extinta, principalmente por causa do comércio ilegal do seu casco, a coleta de ovos e o abate de fêmeas.

Por fim, atualmente existem inúmeras espécies de animais em extinção, que tendo sua população reduzida ano após ano. Dessa forma, inúmeros projetos são criados e implantados na esperança de que a atual situação comece a se reverter e espécies sejam impedidas de serem extintas do planeta.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Animais da Amazônia – 15 mais famosos e exóticos da floresta.

Continua após a publicidade

Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Stoodi, Ecycle

Imagens: Green Bond, Gettyimages, O Eco, Globo, Exame

Próxima página »

Escolhidas para você