Curiosidades

Anti-herói – Como esses personagens se diferenciam dos heróis e vilões

O anti-herói é aquele protagonista que possui uma moral questionável, segue por caminhos errados, mas acaba fazendo o bem. E a gente ama!

Atualizado em 26/08/2020

Apesar de possuir o caráter meio duvidoso, o anti-herói se tornou um personagem muito comum no universo das HQs e também nos cinemas. Aliás, esses personagens acabaram caindo no gosto do público, porque, mesmo fazendo o bem, eles não são seres perfeitos. O mesmo não pode ser dito sobre o Superman, por exemplo.

Os anti-heróis podem ser facilmente reconhecidos por terem uma moral duvidosa e um comportamento que pode até mesmo ser associado aos vilões da história. Entretanto, o personagem acaba sendo o protagonista do filme e também salva o mundo no final.

O fato de possuir fraquezas acabou atraindo o anti-herói e o público. Isso porque suas características demonstram que, mesmo sendo o protagonista da história, o personagem possui fragilidades semelhantes a todos os humanos.

Como é o anti-herói

Fonte: Vforvendettaworld

O anti-herói pode ter diferentes características. Por exemplo, ele costuma ter uma vida amorosa problemática, além de não ter uma ligação com as pessoas que fizeram parte do seu passado. Então, os anti-heróis podem ser vistos como solitários e até estranhos.

Por outro lado, também é possível encontrar personagens que buscam sua liberdade, independentemente do que for preciso fazer. Nestes casos, os anti-heróis acabam criando o seu próprio formato de justiça. Que nem sempre condiz com a que estamos acostumados a ver nos heróis tradicionais.

Em resumo, é possível afirmar que o anti-herói se encontra em um meio termo entre uma pessoa legal e o vilão da história. Isso porque, mesmo não possuindo valores admiráveis, em determinados momentos, esse personagem vai acabar optando em fazer a coisa certa.

Algumas características são muito comuns entre os anti-heróis. Por exemplo:

  • Costumam não possuir uma boa aparência e nem viver de glamour;
  • Vivem em função do próprio interesse e da autopreservação. Entretanto, não ultrapassam as mesmas barreiras que os vilões;
  • Quase sempre são motivados a lutar por vingança;
  • Costumam não demonstrar remorso, além disso, seguem o caminho mais fácil, mesmo sendo o errado;
  • Estão constantemente trabalhando para os dois lados, aproveitando de quem lhe oferece mais benefícios;
  • O anti-herói pode ter algumas ações preconceituosas e quase sempre são violentos.

Herói x Anti-herói x Vilão

Herói

Anti-herói
Superman – Fandom

Em resumo, é uma pessoa que existe para servir e proteger. É alguém capaz de sacrificar a si mesmo e de abrir mão de suas necessidades pelo bem do próximo. Segundo a mitologia grega, o herói é um ser superior aos homens e inferiores aos deuses. Além disso, quase sempre eles são retratados como filhos dos seres imortais.

É interessante citar também que nas histórias em quadrinhos, os heróis são sempre retratados como seres perfeitos, tanto em caráter, como em beleza. Aliás, eles também são seres altruístas e quase sempre com super poderes. Não dá para se comparar com alguém assim, né?!

Vilão

Vilão Madara – Pinterest

O vilão é sempre o antagonista da história. Ele possui uma ideologia forte e quer que o mundo viva de acordo com ela (seja para governar o mundo como Loki ou atingir a paz suprema, como Madara). E mesmo que seja a força, ele vai lutar para conseguir o que quer.

Esse personagem tem o costume de só enxergar o seu ideal como solução para o mundo, além disso, ele é cego e não aceita opiniões externas. Por isso, acabam semeando o ódio e a discórdia sem considerar e se importar com as consequências dos seus atos.

Anti-herói

Justiceiro – Geeksaw

Como dito anteriormente, o anti-herói se encontra em um meio termo do herói e do vilão. No final da história ele sempre acaba fazendo a coisa certa e até mesmo salvando o mundo. Entretanto, os meios que o fazem chegar nesse final são um tanto quanto questionáveis.

Por outro lado, o fato de não serem personagens perfeitos e possuíram defeitos e algumas (ou várias) características negativas, os anti-heróis são os que mais se aproximam das pessoas reais. E por isso, quase sempre são os favoritos do público.

Anti-herói dos cinemas e HQs

Deadpool – O anti-herói mais querido

Fonte: Spinoff

Essa lista não poderia começar com um personagem diferente. Deadpool é uma das melhores representações de anti-heróis dos cinemas. O personagem é extremamente violento, não pensa duas vezes antes de matar um inimigo e vive ao seu bel-prazer.

Além disso, o anti-herói é um mercenário que recebe para matar os outros e até já trabalhou junto com vilões. Porém, no fim, Deadpool sempre acaba fazendo boas ações. Tudo isso sem deixar o humor de lado, por essa junção de fatores, o personagem caiu na graça do público.

Wolverine

Fonte: SyFy

Não é necessário dizer que o personagem é grosso, sarcástico e possui uma paciência quase inexistência, né?! Além disso, Wolverine nunca se preocupou com os banhos de sangue do seu passado. Entretanto, o personagem da Marvel faz de tudo por suas pessoas próximas e sempre busca o bem – mesmo que tenha que fazer o mal.

Alex DeLarge

Fonte: Pinterest

O personagem de Laranja Mecânica é conhecido como um dos primeiros anti-heróis do cinema. A princípio, o lado negativo é mostrado com muita força. O personagem é muito violento, sádico e abusa do uso de drogas. Entretanto, o filme acaba mostrando-o como uma vítima da sociedade. Coitadinho, né?!

O Justiceiro

Anti-herói - Como os personagens se diferenciam dos vilões
Fonte: Pinterest

Frank Castle é um assassino de criminosos. Porém, sua maior característica como anti-herói é: ele adora matar. O personagem teve toda sua família assassinada por criminosos, portanto, ele não tem nada a perder. E devido a perda da família, Frank decide fazer justiça com as próprias mãos.

Beatrix Kiddo

Fonte: Vaca Nerd

A personagem de Kill Bill, após largar a vida de assassina profissional, decide levar uma vida normal. Contudo, alguns acontecimentos acabam tirando-a do bom caminho, mas nesse momento o público já está simpatizado com ela.

Mulher-Gato

Fonte: Ei Nerd

A personagem, a princípio, era uma vilã. Ela não se importa com leis e segue um código de honra só dela. Mesmo assim, a anti-heroína gosta de ajudar e proteger os mais fracos. Entretanto, isso não poderia interferir nos seus planos pessoais.

A Mulher-Gato é uma personagem que todos adoram, mesmo sabendo que ela utiliza de meios ilegais para conseguir ajudar os outros – e a si mesma.

Scarlett O’ Hara

Fonte: Brittanica

Scarlett, de O Vento Levou, é egocêntrica e mimada. Suas características demonstram ser cada vez mais negativas ao tentar o roubar o marido de sua prima. Além disso, ela ainda usa os outros sem pensar nas consequências para chegar onde quer.

Contudo, diversos sofrimentos acabam acontecendo em sequência na história e a personagem passa a ser querida pelo público.

Capuz Vermelho

Fonte: Observatório do Cinema

Antes de assumir a identidade de Capuz Vermelho, Jason Todd era o Robin. Entretanto, este foi morto por Coringa e após ressuscitar, ele acabou mudando um pouco seus ideais. O anti-herói é um assassino de criminosos de Gotham. Ele justifica seus assassinatos em cima dos crimes cometidos por suas vítimas.

V – Anti-herói ou terrorista?

Anti-herói - Como os personagens se diferenciam dos vilões
Fonte: Jornal 140

O anti-herói de V de Vingança faz de tudo para conseguir punir todos os responsáveis pela ditadura na Grã-Bretanha. O passado do personagem que sofreu muito com o governo, faz com que o público entenda a sua sede de vingança. Entretanto, muitos também questionam a sua moral.

Spawn

Fonte: Cabana do Leitor

O que esperar de um personagem que morreu, foi para o inferno e fez um pacto com um demônio para voltar? Spawn, conhecido anteriormente como Al Simmons, volta à Terra para combater as injustiças. Contudo, esse combate é feito com muita violência e a partir de suas próprias regras.

Elektra

Anti-herói - Como os personagens se diferenciam dos vilões
Fonte: HQ Zona

Elektra é perigosa, instável e explosiva, portanto, não é possível saber com certeza se ela é uma vilã ou uma heroína. Além disso, ela já lutou contra o amor de sua vida, Matt Murdock. Por outro lado, ela também já o salvou diversas vezes.

Lobo

Anti-herói
Fonte: DC Comics

O anti-herói da DC é a real descrição de um ser bárbaro. Ele é violento ao extremo, louco, sádico e bastante selvagem. Entretanto, o personagem é adorado entre os fãs por ser tão polêmico e sarcástico.

Rorschach

Anti-herói
Fonte: Pinterest

A noção do que é certo e errado do personagem se misturam quando Rorschach utiliza a proteção aos fracos como justificativa para torturar e matar criminosos. O anti-herói já chegou a ser preso por causa dos seus métodos e mesmo depois de ser solto, ele continuou aplicando a sua própria justiça nas pessoas más.

Rorschach tem uma moral elevadíssima, entretanto, não consegue aceitar que é um homem comum, se considerando acima da própria lei. Portanto, sua insanidade acaba tornando-o um homem verdadeiramente perigoso.

Enfim, curtiu a matéria? Em seguida leia: X-Men – Origem, adaptações e melhores história dos mutantes da Marvel

Imagens: Pinterest, Spinoff, Pinterest, Fandom, Medium, Geeksaw, Syfy, Einerd, Observatoriodocinema, Pinterest, Britannica, Vacanerd, Jornal140, Dccomics, vforvendettaworld, Cabanadoleitor, Pinterest e Hqzona

Fontes: Aicinema, Betway e Aficionados