Curiosidades

Arrepios, como surgem? Principais causas para os calafrios do corpo

Os arrepios, ou calafrios, podem provocar reações no corpo a partir de mudanças de temperatura, emoções fortes ou estímulos de memória.

Atualizado em 30/09/2020

Não são raras as situações de emoção que podem ter arrepios do corpo como resposta. Essa sensação de arrepio pode surgir durante uma conversa ou num momento de distração, quase que como do nada.

Apesar de ter motivações diferentes, esses arrepios compartilham características em comum. Em geral, são rápidos e provocam o arrepio dos pelos dos braços e das pernas. Além disso, pode haver a presença de um pequeno frio na barriga e até mesmo influência na postura.

A origem dos calafrios pode ter várias explicações, mas em geral acontecem por conta de estímulos externos que afetam diretamente esses pelos do corpo.

Origem dos arrepios

Arrepios - como surgem e principais causas para os calafrios do corpo
Express

A princípio, a sensação de arrepio dos pelos do corpo surgiu como resposta evolutiva para mudanças de temperatura. Isso porque em ambientes mais frios, o cérebro é capaz de ativer os pelos eriçados e criar uma espécie de proteção de calor.

Hoje em dia, entretanto, a função não é mais tão útil. Para a forma de vida do homem moderno, a mudança de temperatura causada com a técnica é insignificante. É por isso, portanto, que é mais comum que os corpos comecem a tremer para se aquecer.

Quando há uma queda brusca de temperatura, o corpo começa a reagir com pequenos espasmos. Dessa maneira, os músculos são agitados e a temperatura do corpo é mantida. Enquanto isso, os pelos arrepiados criam uma espécie de colchão de ar que evita a perda de calor do corpo.

Outras causas para calafrios

Arrepios - como surgem e principais causas para os calafrios do corpo
Ethos3

Apesar de corriqueiros em situações de mudança de temperatura, os arrepios também são percebidos em diversas outras situações. Em situações de emoções fortes como susto ou medo, por exemplo, também há episódios recorrentes.

Durante essas sensações, há liberação de catecolaminas no sangue, ou seja, hormônios como a adrenalina. É assim, portanto, que os pelos são ativados e eriçados.

Esses tipos de calafrios também podem ser percebidos quando alguma emoção ou memória específica é ativada. Durante a lembrança de um momento, história ou música é normal que surjam arrepios.

A origem da reação, nesses casos, é variada. De acordo com o professor José Roberto da Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, cada corpo pode reagir de maneira única a estímulos diferentes.

Saúde

Arrepios - como surgem e principais causas para os calafrios do corpo
Insider

Geralmente os arrepios e calafrios são inofensivos, mas podem representar riscos. Se forem acompanhados de febre ou náusea, por exemplo, podem indicar a presença de alguma febre ou infecção.

Nesses casos, então, é fundamental procurar ajuda profissional para um diagnóstico preciso.

Alguns medicamentos que atuam no sistema nervoso simpático podem influenciar o surgimento de arrepios. Apesar disso, os medicamentos não são destinados especificamente para essa condição.

Fontes: UOL, Eu Sem Fronteiras, Super, Jornal de Brasília

Imagens: Insider, Express, Ethos3, SciTech Daily