Curiosidades

Frio na barriga – Porque sentimos quando ficamos nervosos?

O frio na barriga é uma resposta biológica do nosso cérebro em conjunto ao trato digestivo, que acaba nos causando risadas ou choro.

Por Larissa Ariel Lima

Causado por vários fatores emocionais, todos nós já sentimos o famoso frio na barriga. A exemplo quando vemos a pessoa que amamos. Termo esse que define a sensação de quando passamos por situações de ansiedade, medo, vergonha e felicidade. Assim como pode nos fazer chorar ou rir sem parar.

Portanto o frio na barriga, que também é conhecido com borboletas no estômago surge quando surge uma revolução dos sentimentos e emoções. Bem como ocorrem principalmente em momentos de grande estresse bem como de ansiedade. Sendo que a palavra emoção tem origem do latim emovere, que significa “movimento para fora”.

Desta forma o nosso corpo reage antes mesmo de processarmos o que está acontecendo, assim externalizando as manifestações internas. O que pode nos causar grandes constrangimentos, ou muita risada, pois normalmente ele pode vir acompanhado de outros sintomas.  A exemplo temos o rosto vermelho e o suor (a famosa expressão suando frio).

Porque sentimos frio na barriga quando ficamos nervosos?
Today Show

Porque sentimos frio na barriga?

O famoso frio na barriga, como dito anteriormente está diretamente relacionado as emoções. Portanto referente as alterações nas sensibilidades das vísceras, bem como da perfusão sanguínea e liberação de hormônios e secreções digestivas. Sendo assim efeito de episódios de estresse e ansiedade.

Porque sentimos frio na barriga quando ficamos nervosos?
Monkey Business

Desta forma o sistema nervoso central se conecta de forma bidirecional com o trato digestório. Sendo uma linha de mão dupla, ou seja, um influencia bem como é influenciado pelo outro. Ou seja, nossos pensamentos, sensações tal como os estímulos que sofremos podem afetar o trato intestinal.

Além de poder também influenciar a produção de hormônios, atuar no sistema imunológico, assim alterando o estado inflamatório dos órgãos. Sendo que tudo isso ocorre porque no trato digestório existe o sistema nervoso entérico, que apresenta cerca de 100 milhões de neurônios.

Assim, esse “segundo cérebro” troca informações como nosso cérebro por várias vias. Como por exemplo os sistemas nervoso simpático e parassimpático, por meio do nervo vago. Sendo que esse nervo é responsável por 90% das informações sobre o trato digestório que chegam ao nosso cérebro.

Porque sentimos frio na barriga quando ficamos nervosos?
Vixx.com

E você, já sentiu frio na barriga? Creio que sim, não é mesmo?

E se gostou do nosso post confira também: Neurônio, o que é? Definição, estrutura, função e os principais tipos

Fontes: Dicionário Popular, Minha Vida e Terra 

Imagem destacada: Tri Curioso 

Próxima página »

Escolhidas para você