Arrumar a cama não é nada saudável, conforme a própria Ciência

Com certeza, não foi isso que sua mãe ensinou a você, mas manter o hábito de arrumar a cama pelas manhãs pode não ser nada saudável. Quem deu essa notícia foram pesquisadores da Universidade de Kingston, na Inglaterra.

Segundo estudo desenvolvido lá na terra da Rainha, quando você arruma sua cama, colocando a manta, o edredom ou a colcha sobre ela, você acaba criando as condições perfeitas para a proliferação dos ácaros. Dá para acreditar?

 

Por que você não deve arrumar a cama

Os cientistas perceberam que, ao arrumar a cama, a superfície fique quente, levemente úmida e pouco iluminada. Isso já é suficiente para que os mais de 1,5 milhão de ácaros que já estão sobre sua cama nesse momento se reproduzam.

Mas, claro, isso não acontece só por causa das coisas que você usar para arrumar a cama. Conforme observado durante o estudo, o momento mais propício para a proliferação dos ácaros é quando ainda estamos na cama. Isso porque deixamos a superfície quentinha e úmida, devido a nossa transpiração. Daí, se você arrumar a cama logo depois de se levantar, você vai estar prolongando esse “momento dourado” para os micro-organismos.

Quando você deixa a cama desfeita os lençóis, as cobertas e seus travesseiros esfriam e ficam mais arejados. Isso, por si só, já ajuda a eliminar a umidade da cama e a fazer com que os ácaros fiquem desidratados e não sobrevivam… ou, pelo menos, uma parte deles.

Qual o problema com os ácaros?

Finalizando o assunto, se você não sabe porque a proliferação dos ácaros pode ser tão ruim assim para sua saúde, a resposta é simples: além de ser nojento um monte de bichinhos se alimentarem de seu suor e de sua pele morta, eles são responsáveis por um monte de doenças, incluindo alguns tipos de alergias. Entendeu?

Bom, agora que você já sabe disso, e se ainda mora na casa dos seus pais, você só precisa convencê-los de que não fazer a cama é uma boa ideia! Que tal?

Agora, falando sobre sua amada caminha, essa matéria pode não ser nada animadora: Um terço do peso do seu travesseiro é formado por ácaros.

Fonte: Minha Vida,