MENU
Autismo, o que é, quais os sintomas, as causas e tratamento?
Conheça um pouco mais sobre o autismo e como ajudar essas pessoas a ter uma vida melhor e mais desenvolvida no meio social.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento grave, ou seja, é um problema que impede a criança de desenvolver a comunicação, capacidade de aprendizado e de se adaptar.
O transtorno afeta o sistema nervoso, por isso a criança não desenvolve intelectualmente como as outras crianças sem o problema. Os sinais iniciais podem ser observados pelos pais logo no início da vida, por volta do 1 ano e meio a 3 anos. Aqueles pais mais atentos, notarão que sua criança é diferente já nos primeiros meses de vida.
Atenção: Os autistas apresentam desenvolvimento físico normal. O que muda é apenas aspectos cognitivos e psicológicos que serão explicados neste post. Já existe um teste online que ajuda na identificação do autista.
É normal que as pessoas com esse transtorno escolham viver isolados do mundo a sua volta, isso porque eles costumam achar mais fácil “criar seu próprio mundo”. Graças a evolução dos estudos, hoje há profissionais capazes de ajudar essas pessoas a se adaptarem ao mundo.
Hoje em dia, uma pessoa autista trabalha inserido na sociedade e estuda em escolas comuns. Isso é devido a inclusão e desenvolvimento dessa pessoa no meio social.
Mas, claro, vai depender do nível de comprometimento dessa pessoa. Um exemplo de autista desenvolvido e inserido no mercado de trabalho é o personagem da série The Good Doctor. No mundo real também temos grandes exemplos, como o jogador argentino Messi, um dos mais bem pagos da atualidade, inclusive.
Saiba mais sobre autismo
Sintomas: atraso global do desenvolvimento. São eles:
- Atraso da linguagem,
- Dificuldade da habilidade linguística,
- Hiperatividade,
- Movimentos repetitivos,
- Estereotipias,
- Imensa dificuldade de socialização,
- Irritabilidade,
- Sensibilidade ao ruído,
- Em alguns casos dificuldade de aprendizagem,
- Em outros casos alta habilidade.
Tipos de autismo:
O autismo é categorizado de acordo com os prejuízos que o transtorno traz. Existem algumas categorias de autismo:
- Baixa funcionalidade ( Grau severo) : A criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental.
- Média funcionalidade(Grau moderado) : Neste caso a pessoa apresenta dificuldade de se comunicar e também repete comportamentos.
- Alta funcionalidade (Grau leve): Aqui os prejuízos são leves, a pessoa consegue estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos.
- Savant: Aqui acontece déficits psicológicos, só que com uma memória ótima e talentos específicos.
Causas
Ainda não foi comprovado causas específicas desse transtorno no qual a criança nasce com ele. Existem estudos que apontam para infecções durante a gravidez, outros dizem que o fator é ambiental e ainda quem acredite que é predisposição genética.
Não existe nenhum exame que comprove a existência do transtorno espectro autista, por isso o diagnóstico feito a partir da observação do comportamento e do acompanhamento do desenvolvimento.
Tratamento
O tratamento é feito com uma equipe multiprofissional, médicos psiquiatras e neurologistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, psicomotricistas e psicopedagogos.
E então, será que tem alguém do seu convívio com autismo? E, se depois desse post você ficou ainda com mais dúvida, talvez você deva conferir essa outra matéria: Você é autista? Faça o teste e descubra.
Imagens: Lançamento da Netflix, Veja, vittude