Admita, poucas coisas são tão apetitosas quanto uma boa fatia de bacon. Além daquele cheiro maravilhoso que o alimento solta quando frito, também tem aquele sabor inconfundível. Provavelmente você está com água na boca só pelo fato de estarmos conversando sobre bacon.
Inicialmente a carne era vista de forma negativa, da mesma forma que sempre foi altamente condenada pelos profissionais da alimentação. Acontece que nos últimos tempos, a ingestão de gordura está em alta e muitas pessoas estão comendo o alimento sem culpa. Consequentemente, fica a dúvida: bacon faz bem ou mal no fim das contas?
Bacon faz bem ou mal para a saúde?
Certamente você sabe que o problema não são os alimentos em si, e sim o excesso deles. Provavelmente se você for ao nutricionista hoje, ele não irá te proibir nenhum alimento. O que ele fará é limitar o consumo de alguns alimentos, tornando-os uma coisa esporádica na sua rotina de alimentação. Consequentemente isso se aplica ao consumo de bacon.
Além disso, é importante saber o valor nutricional desse alimento. Duas fatias contêm 70 calorias e 2 gramas de gordura saturada, isso corresponde a 10% do consumo diário de gordura. Essa quantidade também equivale a 30 mg de colesterol e 360 mg de sódio, 15% do consumo diário de sódio.
Finalmente podemos dizer que no fim das contas, os nutricionistas indicam que se coma a carne com moderação. A nutricionista e fundadora do Meg the Dietitian, Meg Hager, afirma que duas fatias pode semana para quem está em boas condições de saúde está tudo bem. Em contraste, quem não está tão bem assim o ideal sejam duas fatias por mês.
Alternativas de bacon
Inicialmente devemos dizer que você tem alternativas de bacon mais saudáveis. Por exemplo você deveria comprar produtos sem nitratos, comuns em porcos criados livremente. Os porcos criados em sistemas industriais comem ração à base de soja e milho, o que significa que sua gordura tem alta concentração de ácidos graxos poliinsaturados ômega-6.
Além disso a maneira mais saudável de comer essa carne é com ele preparado no forno. As tiras podem ser assadas á 200 graus, de 15 a 20 minutos. Também é possível faze-lo na panela ou frigideira sem o uso de óleo, uma vez que ele já tem gordura o suficiente para fritar.
Além disso, pode fazer pratos com a carne de forma mais saudável. Você pode fazer bacon com ovos, acompanhado de batata doce. Sanduíche com bacon, alface e tomate também vale. Bacon vegetal também é uma ótima opção.
Duas curiosidades sobre o bacon
Bastante antigo
Bacon é carne de porco curada, ou seja, uma peça de carne salgada e defumada. O processo foi inventado na Antiguidade para prolongar a vida útil dos alimentos, e no caso específico do corte porcino, existem registros de que os chineses desenvolveram o método para prepará-lo há cerca de 4 mil anos.
Sabor impecável
Bacon é rico em dois ingredientes: sal e gordura. Eles são os responsáveis pelo sabor incrível do bacon.
Enquanto o primeiro realça o sabor, o segundo ajuda a transportar os diferentes gostos até as papilas gustativas, além da textura e crocância às receitas. Além disso, apesar de salgada, a carne de porco também tem notas adocicadas.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Quanto tempo seu corpo leva para digerir os alimentos?
Imagem: Mega Curioso Huffpost
Um comentário em “Bacon faz mal? Verdades e curiosidades sobre o polêmico bacon”