Curiosidades

Batata frita – Origem e história por trás do saboroso petisco

A batata frita é um petisco culinário que agrada crianças e adultos, sendo que a Bélgica e a França disputam pela autoria de sua criação.

Por Renata Gonçalves Pereira

-

A batata frita ou fritas é um prato da culinária que faz muito sucesso, servida em fatias finas e em porções de tamanhos variados, com acompanhamentos ou não. É um petisco muito saboroso e apreciado.

Mas, há um mistério que envolve a história de sua origem, pois ninguém sabe ao certo qual é a verdadeira.

Porém, os países Bélgica e França, garantem serem os criadores da batata frita. No entanto, os espanhóis também entraram na disputa pela origem da criação desse petisco que tanto conquistou as pessoas.

As fritas, famosas na Bélgica, são servidas sozinhas com bastante molho. Enquanto que na França, são servidas acompanhadas de carne. O nome da batata frita é french fries, que em inglês significa batata francesa. Mas afinal, qual a verdadeira história por trás de sua criação?

Origem: Bélgica x França

Imagem: Informe Brasil

Na verdade existem várias histórias envolvendo a criação da batata frita. Primeiramente, temos a história contada pelos belgas. De acordo com os belgas, as primeiras indicações sobre a batata frita aconteceu em 1680.

Nessa época, era comum que a população pobre se alimentasse de pequenas porções de peixe frito, que era pescado no rio. Porém, quando chegou um rigoroso inverno, o rio congelou, e assim, não podiam pescar.

Então, os belgas passaram a usar a batata nas suas refeições, ela era cortada longitudinalmente, porque assim, ficavam parecidas com o peixe frito. Depois, a batata cortada era frita no óleo, e servida em pequenas porções.

Quanto à origem do nome, das fritas, os belgas contam que, durante a Primeira Guerra Mundial, soldados americanos tiveram contato com o petisco belga.

No entanto, como a língua falada no sul da Bélgica é o francês, eles apelidaram a batata como french fries, que traduzida é batata francesa, como é conhecida até hoje.

Imagem: Top koky

Já os franceses contam outra história sobre a origem da batata frita. Segundo os franceses, as primeiras eram vendidas por comerciantes de rua, em 1789, na Pont Neuf, a ponte mais antiga de Paris sobre o Rio Sena.

Mas quanto a origem, foi um pouco antes, há um livro o Les soupers de la cour de Menon, do ano de 1755, que contém receitas feitas com batata frita.

No livro as batatas são referidas como, pommes frites ou frites.

Batata frita espanhola

Imagem: Comida e Receita

De acordo com algumas pesquisas, foram os espanhóis, os primeiros europeus que tiveram contato com a batata sul-americana. Pois elas foram citadas pela primeira vez no livro de memórias e experiências de Pedro Cieza de Leon.

Que era um jovem historiador espanhol, famoso por estudar e desbravar as histórias do Peru e do povo Inca.

No ano de 1553, Pedro cita em seu livro a batata, e como ela fazia parte da culinária Inca, descrevendo a batata como uma espécie de noz da terra.

Portanto, acredita-se que durante a época das colônias do Novo Mundo, os espanhóis foram os primeiros a fazer a batata frita, já que era costume da época na Espanha fritar alimentos em óleo. As batatas fritas eram servidas como acompanhamento de pratos de peixes.

O costume começou na cidade de Gazila, e depois foi se espalhando pela Espanha, chegando aos Países Baixos e por fim, à Bélgica, quase um século depois.

Claro, que essa é mais uma das teorias que criaram sobre a verdadeira origem da batata frita.

Batata belga

Imagem: RFI

Inicialmente, a batata frita não tinha a forma como a conhecemos hoje, era frita inteira, sem cortes, e foi sendo aperfeiçoada ao longo do tempo.

Apesar de não ser reconhecida oficialmente como país de origem da batata frita a Bélgica a tem como símbolo do país. Por isso, você pode encontrar batata frita em vários locais, que vão desde carrinhos na rua, até em restaurantes chiques.

E uma atração turística famosa da Bélgica é a batata belga. Que é cozida duas vezes antes de fritar, fazendo com que fique macia por dentro e crocante por fora. A batata belga é servida em uma embalagem em forma de cone e com muito molho.

Até o momento, a origem da batata frita, não foi definida. Enquanto isso, historiadores e cozinheiros, de ambos os países estudam essas teorias, na esperança de chegar a uma conclusão.

Porém, independente de qual país seja a origem da batata frita, todos concordam em como esse petisco saboroso ganhou o gosto das pessoas pelo mundo. Mais do que uma prato da culinária, a batata frita faz parte da cultura tanto da Bélgica, quanto da França.

Batata frita no Brasil

Imagem: Peixe Urbano

Mesmo o Brasil estando tão próximo do país que é o berço das batatas, o Chile, foi através dos espanhóis que a batata chegou ao Brasil. E serviu como alimentação primária para os colonos até o final do século XIX.

Hoje, a batata é apreciada por todos, pois além do seu sabor, é rica em vitaminas, fibras, antioxidantes e nutrientes. Além de ser um alimento de rápido e fácil preparo, como exemplo, a batata frita, um petisco que agrada o paladar de adultos e crianças e pode ser servida sozinha ou com os mais variados acompanhamentos.

Então, se você gostou dessa matéria, veja também: Comidas estranhas- 19 pratos exóticos do mundo inteiro.

Fontes: Origem das Coisas, Huff post Brasil, TVI

Imagens: Blasting news, Informe Brasil, Top koky, Comida e receitas, RFI, Peixe Urbano

Próxima página »

Escolhidas para você