Ela ainda continua sendo uma guloseima calórica e precisa ser consumida com moderação, mas ninguém pode negar que a tão polêmica e deliciosa batata frita ganhou um novo status recentemente. Segundo estudos da Universidade de Granada, na Espanha, vegetais fritos, como nossa batatinha de cada dia, podem ser mais saudáveis e trazer mais benefícios ao organismo que suas versões cozidas.
Mas, calma! Não adianta ler o primeiro parágrafo e sair saltitando de alegria para o próximo McDonald’s e pedir uma porção grande da batata frita deles. Para que esse petisco seja benéfico, as batatas precisam estar frescas (nada de batatas congeladas) e serem fritas em imersão no azeite de oliva extra virgem, daqueles de primeiríssima qualidade.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão durante um estudo sobre a famosa Dieta Mediterrânea, que já é bastante associada a prevenção de doenças degenerativas por ser rica em antioxidantes.
A base desse tipo de alimentação, aliás, são os vegetais frescos e o azeite extra virgem, uma combinação muito rica em vitaminas C e E, em betacarotenos e nos antioxidantes, também chamados fenóis.
Batata frita x antioxidantes
De acordo com os estudiosos, como alguns vegetais como a batata, a abóbora, a berinjela e o tomate já são cheios de fenóis, a intensão da investigação era descobrir uma forma de potencializar ainda mais esse antioxidante.
Por isso, eles tentaram descobrir de que maneira esse enriquecimento aconteceria a partir do modo de cozimento dos vegetais: se fritos em imersão no azeite, se cozidos em água, em água com azeite ou salteados.
Entre todas essas formas de cozimento, a que mais se destacou na potencialização dos fenóis foi a fritura por imersão. Claro que as calorias desses alimentos fritos também aumentam, mas a fritura pode não ser tão ruim quanto a ciência sempre acreditou e, nesse caso, é ser capaz de prevenir câncer, doenças degenerativas e até mesmo o diabetes.
Interessante, não? Pelo menos agora a gente pode sair da dieta sem culpa, desde que seja batata frita em azeite de boa qualidade!
Agora, falando em frituras, você, com certeza, vai ficar chocado com essa outra matéria aqui: Sabia é que possível fritar água?
Fonte: Superinteressante, Correio Brasiliense, Viver saudável