Sabia é que possível fritar água?

Tem gente por aí que não vive sem uma friturinha básica para “lubrificar” as artérias, não é mesmo? Mas, às vezes as pessoas vão longe demais. Tanto que um maluco da internet achou uma boa ideia fritar água! Isso mesmo, água!

Mas, claro, ele não usou gotas de água, em estado convencional, para pingar na gordura quente. Até porque isso seria uma espécie de suicídio, não é mesmo? Ou você nunca presenciou os estouros que o óleo quente é capaz de produzir quando água vai parar na panela?

2

Cozinha molecular

Para evitar sofrer algum acidente, um cara chamado Jonathan Marcus usou seu conhecimento em química e em cozinha molecular para tornar possível a façanha de fritar água. Para isso, ele usou alginato de cálcio, uma mistura gelatinosa de cloreto de cálcio e alginato de sódio, usada nas cozinhas mais modernas para deixar os alimentos redondinhos.

3

Isso acontece porque o tal alginato de cálcio cria uma película protetora em volta dos alimentos e permite que eles sejam fritos sem que a água escape do interior. Interessante, não?

Água empanada

Mas, claro, não foi só essa frescurinha aí que o cara usou para fritar água. Antes de tudo, ele congelou a bolinha e, então, empanou! Isso mesmo, com ovos e farinha de rosca.

Depois, Jonathan levou a bolinha para a fritadeira e a deixou, delicadamente, em imersão. Para isso, o youtuber usou óleo de amendoim a 190 graus Celsius.

4

O resultado, como você vai ver, é muito interessante e a água permanece totalmente dentro da bolinha empanada. Mas, antes de conferir como fica água frita, vai aí um alerta: não repita isso em casa!

Veja como fritar água:

 

Legal, né? Mas se tiver que testar alguma coisa em casa, melhor mesmo é tentar fazer algumas batatas fritas do McDonald’s. Não parece empolgante?

Fonte: Mega Curioso, Mashable