Curiosidades

Batista, quem é? Biografia e carreira do parceiro de cozinha de chef Claude

Ao lado do chef Claude Troisgros, Batista apresenta o reality show Mestre do Sabor e acumula 39 anos de parceria com o amigo.

Por P.H Mota

O programa Mestre do Sabor é um dos mais recentes realities shows da TV brasileira. Nele, o chef francês Claude Troisgros comanda uma competição de cozinheiros de todo o Brasil. Mas, ele não está sozinho e cumpre a função ao lado de seu braço direito, Batista.

A dupla tem uma parceria há quase 40 anos, e começou a chamar atenção ainda no restaurante de Claude. Com o tempo, e aparições na TV, Batista passou a ganhar destaque e hoje é uma das estrelas da cozinha.

Além de apresentadores, os dois chefs também metem a mão na massa durante o programa. Três outros chefs participam do programa com seus times, em funções de mentores e avaliadores.

Claude e Batista

Batista - quem é o parceiro do chef Claude? Vida e carreira na cozinha
Portal O Doa

A parceria entre os dois chefs começa com a história de Claude. O francês nasceu em Roanne, em uma família de cozinheiros. Sua família, inclusive, possui um restaurante com três estrelas Michelin, há mais de 50 anos.

Durante uma de suas viagens, Claude passou pelo Brasil, em 1979. Aos 24 anos, se apaixonou pelo país e decidiu ficar por aqui. Dentre os motivos que atraíram Claude, estavam os ingredientes que não tinham no mercado europeu.

Dois anos depois, em 1981, abriu seu primeiro negócio. Em homenagem à cidade onde nasceu, abriu o Roanne. A princípio, o restaurante tinha apenas 30 m², com um fogão e uma geladeira usada. Foi nesse restaurante, então, que conheceu Batista.

Continua após a publicidade

Início de carreira

Batista - quem é o parceiro do chef Claude? Vida e carreira na cozinha
Patrícia Kogut

Nascido em Gurinhém, Paraíba, João Batista Barbosa de Souza é o segundo filho de uma família de dez irmãos. Ainda criança, já ajudava a mãe na cozinha, em um restaurante da família. Na época, começou a descascar alho e cebola, limpar frango, peru e cabrito e  cozinhar arroz, macarrão e farofa.

Aos 16 anos, viajou para o Rio de Janeiro pela primeira vez, com a avó. Menos de um ano depois, decidiu ir morar ali, encantado pelo clima e pelas mulheres. Em 1984, então, foi morar na Rocinha, em um barraco de tábua.

Primeiramente, Batista arrumou empregos como estoquista e ajudante de pedreiro, até que descobriu a vaga no restaurante de Claude. Depois de apenas quatro dias de funcionamento, o restaurante já contava com Batista, mas como lavador de pratos.

Trabalho na cozinha

Batista - quem é o parceiro do chef Claude? Vida e carreira na cozinha
O Globo

A cobrança de Claude na cozinha era muito grande, o que gerou brigas com o recém-contratado já na primeira semana de trabalho. No entanto, a dupla saía do restaurante e ia para bares e forrós, onde tudo ficava tudo bem.

Após um tempo de experiência lavando pratos, o paraibano começou a desempenhar outras funções. Batista fazia molhos, picava verduras, até partir para entradas, peixes, carnes e sobremesa.

Como passou por todas praças do restaurante, acabou ficando especialista em gastronomia francesa. Dessa maneira, assumiu a função de sous chef, na abertura do restaurante Olympe, em 2006.

Continua após a publicidade

Foi nesse momento, então, que começou a viajar em eventos e chegou a conhecer autoridades como os presidentes Fernando Henrique, Lula, Dilma Rousseff e até mesmo Bill Clinton.

Em 2015, Batista preparou seu primeiro jantar oficial, no restaurante do patrão. O evento teve dois meses de preparação, contou com menu 100% autoral e entrada, três cursos e sobremesa.

Televisão

Batista - quem é o parceiro do chef Claude? Vida e carreira na cozinha
Metropoles

A estreia de Batista na televisão, aliás, aconteceu completamente por acaso. Isso porque quando Claude passou a gravar seu primeiro programa, o Menu Confiance, gritava o nome do parceiro com frequência. Sem corte, portanto, as cenas iam ao ar e mostravam a correria e as aparições do ajudante.

No programa seguinte, Que Marravilha!, Batista voltou a aparecer com frequência. Quando Claude passou a apresentar o Chato pra Comer, o diretor Ric Ostrower, então, decidiu consolidar a participação de Batista.

Com isso, a atração ganhou ainda mais popularidade. O canal GNT chegou a conquistar o terceiro lugar no ranking de canais pagos e Batista virou mais uma das celebridades de programas de culinária.

Vida pessoal

Batista - quem é o parceiro do chef Claude? Vida e carreira na cozinha
Uai

Por outro lado, fora das cozinhas, o chef é pai de quatro filhos: três de um casamento que durou 17 anos e um quarto, de outro relacionamento. Ainda que o chef Claude tenha lhe oferecido um apartamento na Zona Sul do Rio, ele preferiu ficar no Rocinha.

Continua após a publicidade

Isso porque foi no bairro onde ele criou os três filhos e já estabeleceu uma relação com a comunidade. Portanto, na Rocinha, ele é popular entre bares e restaurantes, além de poder comprar frangos no abatedouro e comprar produtos nordestinos para suas receitas.

Longe dos pratos refinados do trabalho, entretanto, ele prefere cozinhar carnes gordurosas, como costela de boi, ensopado de cabrito e galinhada com quiabo. Não é à toa que Batista foi responsável por ensinar o chef Claude a preparar vários ingredientes comuns para os brasileiros.

Assim, no futuro, pretende abrir seu próprio restaurante na Paraíba, com cerca de 80 receitas pessoais e de família.

E, ainda sobre o assunto, você pode gostar de conferir ainda: Participantes do Mestre do Sabor 2020 – Quem são os mestres da edição? e Claude Troisgros, quem é? Biografia, carreira e trajetória na TV.

 Fontes: Veja Rio, O Globo, F5

Imagens: Uai, GShow, Portal O Dia, Observatório da TV, Metropoles, Patrícia Kogut, O Globo, O Globo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você