Curiosidades

Claude Troisgros, quem é? Biografia, carreira e trajetória na TV

Claude Troisgros é um famoso chef da gastronomia atual. Hoje, participa do Mestre do Sabor, na Globo, e possui vários restaurantes de renome.

Por Gustavo Ramos

-

Claude Troisgros é um grande nome da gastronomia atualmente. Ele nasceu dia 9 de abril de 1956, em Roanne, na França. Outrossim, durante os últimos anos, começou a aparecer em programas de culinária na televisão. Desde 2019, ele estreou na TV aberta, apresentando o reality show “Mestre do Sabor” na Rede Globo.

A culinária é, primordialmente, uma tradição em sua família e existe desde antes seu nascimento. Ainda na década de 30, sua família, mais precisamente, seu avô; ganhou notoriedade após quebrar alguns tabus em relação à culinária clássica da época.

O pai o tio de Claude, então, foram encorajados a seguir no mundo da cozinha. Eles, juntamente com Paul Bocuse – outro grande nome da gastronomia francesa, falecido em 2018 -, inspiraram esta revolução mencionada, sempre apresentando pratos diferenciados e irreverentes, garantindo um espaço na gastronomia mundial.

História de Claude Troisgros

Claude Troisgros - História, Ascensão e TV
Food magazine

Claude Troisgros se formou na Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, e veio para o Brasil em 1979. Em virtude de um pedido de um amigo que também é chef e bem conhecido, Gaston Lenôtre, Claude se candidatou para vir para o país. Ainda com 23 anos de idade, já era reconhecido pelo talento e pela experiência.

Assim que começou a trabalhar com Lenôtre, assumiu o cargo de chef, onde começou a fazer história. Após se deparar com uma escassez de ingredientes com os quais estava acostumado, ele decide fazer diferente e ir atrás de alimentos que fariam jus à comida que tanto se orgulha.

Com essa força de vontade, criou mais alguns prantos diferentes e bem sucedidos, misturando a culinária francesa com a brasileira.

Abertura do próprio restaurante

Claude Troisgros - História, Ascensão e TV
Paladar

Após fazer sucesso com o Le Pré Catelan, como chef, ele se mudou para Búzios. Era casado com Marlene, e na época esperavam o primeiro filho, Thomas Troisgros. Em seguida, ele abriu o restaurante Le Petit Truc, que era especializado em peixes grelhados.

O restaurante não fez tanto sucesso assim, o que o forçou a voltar para Roanne a pedido do pai. Todavia, ele já havia se acostumado com o Brasil e tinha se identificado com o lugar, fazendo com que ele não quisesse ficar na França.

Então, entrou em desentendimento com seu pai, já que ele queria que seu filho ficasse na França, no comando do restaurante da família. Mesmo assim, Claude voltou para o Rio. Anos se passaram e eles não mantinham mais contato. Ele então abriu um novo restaurante relativamente simples; que se chamava Roanne, o mesmo nome de sua cidade natal.

Durante os três primeiros dias ele não recebeu nenhum cliente. No quarto dia de funcionamento, duas pessoas entram e comem no restaurante. Como resultado, houve uma troca de conversa entre Claude e os clientes, onde ele foi indagado do por quê do nome do restaurante. Acontece que um dos clientes era José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, um manda-chuva da Globo e gourmet de primeira.

Ascensão

Claude Troisgros - História, Ascensão e TV
Veja

Após as recomendações de Bonifácio, seu restaurante passa a ser muito frequentado. Assim, ele muda o nome de seu restaurante para seu próprio nome, “Claude Troisgros (CT)”. Em conjunto com empresários bem sucedidos nos EUA, abre o CT em Nova York, a capital do mundo.

Em questão de semanas, o CT recebe estrelas do The New York Times, se tornando algo viral. Anos depois, já é bastante reconhecido no Brasil e abre outro restaurante, o Olympe. Ele passa a ser conhecido como alguém relevante na trajetória gastronômica do país.

Famoso por unir vários sabores num mesmo prato, fez dessa a sua marca registrada. Ele então, diversifica os negócios, abrindo para outras áreas, como a brasserie, bucherie e bistrot.

Amizade com João Batista

Claude Troisgros - História, Ascensão e TV
Observatório da TV

Ainda durante a abertura do primeiro restaurante de Troisgros, João Batista estava procurando trabalho e conseguiu uma oportunidade no restaurante lavando pratos. Ele então foi evoluindo até que se tornou um chef. Uma parceria foi iniciada e eles têm hoje uma amizade de mais de 38 anos.

Claude Troisgros na TV

Claude Troisgros - História, Ascensão e TV
Diário gaúcho

Em 2004, viu a oportunidade de estrear na TV, no canal GNT, em um quadro específico do programa “Armazém 41”. Ele passou por vários programas até que surgiu uma oportunidade de trabalhar na Globo, no “Mestre do Sabor“.

O programa na Globo fez grande sucesso, aumentando ainda mais o número de sucessos de Claude.

Ainda assim, ele divide o tempo na TV e nos restaurantes que tem espalhados no país e no mundo. E, acima de tudo, se dedica ao seu segundo casamento, com Clarisse Sette, estando juntos desde 2007.

E então? Gostou da matéria? Confira também: Batista, quem é? Biografia e carreia do parceiro de cozinha de chef Claude

eFontes: SaborClub, Wikipédia, Gshow

Imagens: Food magazine, Paladar, Veja, Observatório da TV, Diário Gaúcho

Próxima página »

Escolhidas para você