A princípio, os benefícios da melatonina são muitos e também bastante importantes para o organismo humano. Esse hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano tem como função principal organizar e regular o ciclo circadiano. É isso que ajuda o organismo a situar entre os períodos do dia e da noite.
Nesse sentido, a produção da melatonina ocorre na glândula pineal. Por sua vez, ela só é ativada com a ausência de estímulos luminosos e a produção de melatonina só ocorre à noite, induzindo ao sono.
Entretanto, a produção de melatonina também diminui com o envelhecimento; motivo pelo qual os distúrbios do sono são mais frequentes em adultos e idosos.
Quais são os benefícios da melatonina?
Os benefícios da melatonina estão presentes em todo o corpo:
1 – Melhora a qualidade do sono
Antes de mais nada, a principal função da melatonina é combater os distúrbios do sono.
2 – Combate a resistência à insulina
Por conter grandes quantidades de antioxidante, um dos benefícios da melatonina é regularizar a produção de insulina. Todavia, com uso de uma dieta adequada, a melatonina aumenta a resposta do corpo ligada à insulina.
3 – Ajuda em problemas e disfunções hormonais
Em mulheres é comum algumas disfunções como a síndrome dos ovários policísticos (SOP). Nesse sentido, a melatonina age regularizando os hormônios que causam essa disfunção.
4 – Auxilia em problemas estomacais
Dentre os benefícios da melatonina, um deles é auxiliar na redução do excesso de ácido gástrico no estômago. Todavia, ela também ajuda no relaxamento do refluxo gástrico e no esôfago; muito em parte pela produção de óxido nítrico.
5 – Trabalha no fortalecimento do sistema imunológico
Antes de tudo, a melatonina é antioxidante. Essa propriedade ajuda no controle e prevenção de doenças ligadas ao sistema nervoso. Ela também age no cérebro, sendo útil no tratamento de doenças crônicas.
6 – Ajuda na queda de cabelo
Antes de mais nada, alguns estudos detectaram que a ingestão de melatonina melhora a circulação sanguínea. Nesse sentido, ela pode favorecer e estimular a circulação no bulbo capilar; ajudando na queda de cabelo.
7 – Tratamento contra a depressão sazonal
Outro dos benefícios da melatonina é a capacidade deste hormônio em auxiliar no tratamento do transtorno afetivo sazonal; ou depressão sazonal. Este transtorno está ligado à diminuição de substâncias do corpo responsáveis pelo humor e pelo sono. Assim, a melatonina age ao regular o ciclo circadiano, melhorando os sintomas da depressão.
Benefícios da melatonina: como tomar?
Com o tempo, a produção de melatonina diminui naturalmente. Todavia, o envelhecimento e até mesmo a exposição constante a estímulos luminosos e visuais são fatores que contribuem para esta queda na produção.
Assim, uma alternativa é consumir o hormônio em cápsulas; sob orientação médica. A dose recomendada varia entre 0,3 mg a 0,5 mg, o correspondente à quantidade produzida pelo corpo em condições normais.
Entretanto, as doses existentes em comprimidos variam entre 1 mg a 10 mg. O recomendado é a dose de 1 mg. Deve ser tomado sempre 30 minutos antes de dormir. Estudos comprovam que doses superiores aumentam o risco de efeitos colaterais; que incluem dores de cabeça, diarreia e perda do apetite.
Quem pode tomar?
Antes de mais nada, o uso de melatonina para benefício próprio é indicado para pessoas idosas; que enfrentam dificuldades na produção do hormônio. É também indicado para indivíduos que apresentam algum distúrbio do sono. que possuem a rotina do sono desregulada.
Por outro lado, é contraindicada para mulheres grávidas ou lactantes. Pessoas alérgicas à melatonina também não devem fazer uso da substância. Nesse sentido, é importante não ultrapassar a dosagem recomendada. Doses exageradas podem gerar efeitos colaterais.