Saúde

Ciclo do sono: quais são as fases e como funcionam

O ciclo do sono consiste em um conjunto de fases e etapas envolvendo o momento de dormir, com início na hora em que se adormece e progredindo.

Em primeiro lugar, o ciclo do sono é um conjunto de fases relacionadas ao descanso do organismo e do ser humano. Nesse sentido, tem início a partir do momento em que a pessoa adormece e termina somente quando a pessoa acorda. Sendo assim, envolvem processos que causam relaxamento e renovação cerebral.

No geral, existem quatro etapas do sono, sendo a principal o sono REM. Em resumo, essa é a etapa mais importante do ciclo do sono, porque representa um momento de maior relaxamento, mas também processamento de memórias. Sobretudo, se caracteriza pelos movimentos oculares rápidos, assim como sonhos vívidos e atividade cerebral intensa, causando maior oferta de oxigênio ao corpo.

Acima de tudo, uma boa noite de sono traz benefícios para as funções mais básicas do organismo, como respiração e digestão. Ademais, trabalha na regeneração de tecidos cerebrais, permitindo um funcionamento regular. Também afetam diretamente a imunidade, prevenindo doenças graves ou leves.

Geralmente, o ciclo do sono dura cerca de noventa minutos, e acontecem de quatro a cinco destes num período de descanso. A partir desse mecanismo surgiu a noção de que oito horas de sono é o ideal, porque permitem ciclos mais completos. Porém, existem horas de sono específica para cada idade, sendo essa uma referência média. Por fim, conheça cada etapa a seguir:

Continua após a publicidade

Ciclo do sono: as quatro etapas

1) Sono leve

Ciclo do sono: o que é e como funciona?

Em resumo, a primeira etapa dura aproximadamente 10 minutos, sendo bastante leve. Ademais, inicia a partir do momento que a pessoa fecha os olhos e começa a adormecer. Portanto, é comum acordar com facilidade.

Porém, há outras características comuns, como não perceber que está dormindo, respiração lenta e até mesmo a sensação de estar caindo. No geral, neste momento não há relaxamento dos músculos, de modo que seja comum se movimentar no processo.

2) Sono leve, fase dois

Fotografia de uma pessoa descansando

Continua após a publicidade

Também presente numa fase de sono leve, a diferença é que o corpo está relaxado e dormindo. Porém, a mente ainda está desperta o suficiente para despertar diante de algum barulho. Apesar disso, duram cerca de 20 minutos, sendo a mais longa das etapas do ciclo do sono.

3) Sono profundo

Ciclo do sono: o que é e como funciona?

Logo em seguida, tem-se uma etapa onde os músculos estão completamente relaxados, também menos sensíveis a barulhos ou interferências externas. Sendo assim, há um desligamento mental que impede a ocorrência de sonhos. Sobretudo, o corpo está trabalhando na reparação de músculos, pequenas lesões e renovação cerebral.

4) REM

Ciclo do sono: o que é e como funciona?

Continua após a publicidade

Por fim, a última etapa do ciclo do sono é também a principal. Antes de mais nada, a etapa REM tem início 90 minutos após adormecer e dura somente 10 minutos. Nesse momento, os sonhos aparecem e há grande disposição de oxigênio para recuperação do organismo. Além disso, é neste momento que surgem distúrbios como sonambulismo.

Ciclo do sono: o que é e como funciona?

Como dormir melhor?

A princípio, a principal recomendação é realizar a higiene do sono. Em resumo, é uma rotina de mudanças ambientais e comportamentais para melhor indução ao sono. Sendo assim, envolve desde criar um ambiente propício para dormir até evitar a utilização de eletrônicos antes de adormecer.

Nesse sentido, é importante lembrar que o ciclo do sono se repete durante o momento de dormir. Em resumo, logo após o sono REM tem-se o retorno à fase 1 e repetição ao longo da noite. Ademais, é comum que o tempo de sono REM aumente a cada ciclo, sendo fundamental manter uma rotina estável de horas de sonos.

Continua após a publicidade

Portanto, é interessante buscar manter horário regulares para dormir e acordar. Também recomenda-se evitar o consumo de bebidas estimulantes, como café ou álcool, porque afetam o processamento dos ciclos no cérebro. Por fim, uma rotina balanceada com dieta saudável e prática constante de exercício físico impede distúrbios no sono.

Acima de tudo, o ciclo do sono permite que esse momento promova as recuperações fundamentais ao funcionamento do organismo. Basicamente, é a partir do descanso que o cérebro consegue processar todas as informações e criar espaço para novas. Ou seja, há uma recarga do organismo para estímulos do dia seguinte, e a ausência dessa recuperação gera danos a longo prazo.

E aí, aprendeu o que é o ciclo do sono? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você