Saúde

Por que o estômago ronca de fome?

O "ronco" do estômago está normalmente associado à fome ou à ausência de comida no estômago, mas o que causa esse barulho?

Você sabe o que é borborigmo? Curiosamente, essa é a palavra que os antigos gregos usavam para se referir a barriga roncando. Na verdade, o borborigmo se traduz em “estrondo”. Mas, por que o estômago ronca de fome?

Em suma, o borborigmo é o ronco ou sons característicos que o estômago e os intestinos emitem à medida que alimentos, fluidos e gases passam por eles.

Em geral, quando alimentos ou líquidos são ingeridos, eles viajam pelo esôfago até o estômago, onde então entram nos intestinos delgado e grosso. Durante a movimentação desses alimentos, pode-se perceber esses barulhos ou ruídos intestinais.

Por que o estômago ronca de fome?

Existem vários motivos que podem causar roncos estomacais, mas todos eles estão relacionados a uma coisa: peristaltismo.

Peristaltismo se refere à compressão dos músculos do estômago e do intestino delgado que ajuda a misturar e impulsionar os alimentos. Nosso sistema digestivo consiste em um tubo oco que é composto principalmente de camadas de músculo liso.

Continua após a publicidade

Assim, uma série de contrações musculares são necessárias para mover os alimentos, bem com fluidos e gases ao longo do trato digestivo. Essas contrações e o movimento dessas substâncias pelo trato digestivo são o que geram o barulho estrondoso ou os borborigmos.

Antes de saber sobre o ronco causado pela fome, é preciso saber o que regula o peristaltismo. Em suma, a resposta está em nosso ritmo elétrico básico que é a flutuação rítmica do potencial elétrico em nossas células musculares no estômago, intestino delgado e intestino grosso.

Essas mudanças resultarão na contração desses músculos. Na verdade, esse ritmo é semelhante a forma como nossos músculos cardíacos se contraem regularmente, ou seja, como o nosso coração bate.

Assim, é o sistema nervoso que controla as ações involuntárias, assim como os hormônios do trato digestivo que preparam o estômago para uma refeição que está por vir.

O que eleva o peristaltismo?

Desse modo, existem dois casos em que a taxa e a força do peristaltismo são elevadas. O primeiro caso é depois de comer , o que faz sentido porque seu sistema digestivo está trabalhando muito para digerir todos os alimentos que você come.

Continua após a publicidade

O segundo caso é quando o estômago e o intestino delgado ficam vazios por cerca de duas horas, o que causa algo chamado Complexo Motor Migratório (CMM). Então, a resposta ao por que seu estômago ronca de fome, é por causa do CMM, o movimento do estômago que ocorre para limpar o trato digestivo.

Quando gases e restos de fluidos e alimentos estão sendo movimentados em seu estômago e intestino delgado, alguns borborigmos podem ser inevitáveis.

Como reduzir os borborigmos?

Por que o estômago ronca de fome?

Em alguns casos, como acontece com a gastroenterite viral, doença celíaca e outras condições de saúde, os sons podem ser acentuados devido ao aumento do peristaltismo.

O aumento da quantidade de gases no trato intestinal também pode causar ruídos abdominais excessivos. Uma das causas é a intolerância à lactose, uma condição que ocorre quando o corpo não produz uma enzima chamada lactase em quantidade suficiente.

Com lactase insuficiente no intestino, o açúcar da lactose, comumente encontrado em laticínios, é decomposto por bactérias produtoras de gás no intestino.

Continua após a publicidade

Desse modo, os borborigmos ou ronco do estômago, podem diminuir quando o peristaltismo intestinal é retardado. Isso pode ser feito através de ingestão de medicamentos, anestesia geral ou cirurgia intestinal.

Ademais, outra situação mais séria pode ocorrer quando os ruídos intestinais param por completo. Isso pode indicar um problema como obstrução intestinal ou infecção abdominal.

Em geral, os borborigmos não são sinal de doença, ou seja, na maioria dos casos é apenas um sinal de que o trato gastrointestinal está fazendo corretamente o seu trabalho. Você pode reduzi-los, se alimentando corretamente, de três em três horas por exemplo e não fazendo exageros alimentares.

Agora que você descobriu por que o estômago ronca de fome, leia também: Descubra o tamanho do intestino humano e sua relação com o peso

Próxima página »

Escolhidas para você