Curiosidades

As vantagens de andar descalço para a sua saúde

Segundo pesquisas, dentre várias outros benefícios, andar descalço contribui para a produção de antioxidantes pelo organismo

Aparentemente, andar descalço é muito melhor para nós e traz mais benefícios do que podíamos imaginar. A prática de andar descalço demonstrou cientificamente ter inúmeras vantagens para a saúde dos pés, articulações e outros efeitos fisiológicos.

Assim, seus benefícios para a saúde incluem aumentar os antioxidantes, reduzir a inflamação, melhorar a postura geral e ter uma boa noite de sono.

Além disso, vários estudos sustentam que andar descalço pode auxiliar na condutividade da pele, melhorar frequência cardíaca, ajudar na regulação da glicose melhorada, reduzir o estresse e melhorar a função imunológica.

A seguir, veja por que você deve começar a andar descalço hoje mesmo!

10 benefícios de andar descalço

1. Estímulo de antioxidantes

Descobriu-se que o contato direto da pele com a superfície da terra produz diferenças mensuráveis ​​nas citocinas, compostos envolvidos no processo inflamatório. Curiosamente, esse efeito pode ser atribuído aos elétrons da Terra.

O contato da pele com a superfície terrestre facilita a propagação de elétrons da terra para o corpo humano. Em suma, esses elétrons entram no corpo através de pontos específicos de acupuntura e membranas mucosas (que residem logo abaixo da pele).

Os antioxidantes em nosso corpo são feitos de elétrons, que ajudam a neutralizar os radicais livres e, eventualmente, combater a inflamação.

2. Melhora o desenvolvimento das crianças

De acordo com um estudo da Universidade de Stellenbosch (África do Sul), as crianças que passam a maior parte do tempo descalças se desenvolvem melhor do que as que ficam calçadas. Logo, a prática de atividades físicas com os pés descalços aumenta o equilíbrio das crianças.

3. Melhora a postura e o equilíbrio

Um estudo recente mostrou que os sapatos estão tendo um efeito negativo em nossos pés. Os músculos dos nossos pés estão mais fracos do que nunca por causa de sapatos e superfícies macias que não fazem com que nossos pés sejam flexíveis e fortes como antes.

Esta é uma das razões da má postura, porque nos tornamos dependentes de outros músculos para fazer o trabalho que nossos pés são responsáveis ​​por fazer.

Portanto, pés fracos podem levar a uma má postura que pode levar a dores nas costas, dores no pescoço e até dores no joelho, que geralmente são causadas por sapatos que desviam seu alinhamento postural.

4. Ajuda a reduzir a dor crônica

Os praticantes da medicina alternativa afirmam que os elétrons presentes na terra ajudam a enriquecer o sistema imunológico do nosso corpo. E esta afirmação é apoiada pelas descobertas de um estudo recente.

Além de enriquecer o sistema imunológico, andar descalço aumenta os níveis de oxigênio do corpo e, assim, ajuda a reduzir dores crônicas ou agudas em nosso corpo.

5. Ajuda na prevenção da insônia

De acordo com o o estudo publicado no The Journal of Alternative Complementary Medicine, se você não conseguir dormir bem, em vez de tomar pílulas para dormir, tente caminhar no parque.

Você verá uma grande diferença em seu padrão de sono desde o primeiro dia. Então, para prevenir a insônia ou melhorar seus padrões de sono, tente andar descalço na grama por cerca de 30 minutos todas as manhãs.

6. Reduz inflamações

Andar descalço ajuda a estimular o funcionamento de seus órgãos. Isso se deve, em primeiro lugar, à reflexologia. Em segundo lugar, você está tomando banho de sol da manhã e recebendo vitamina D, que é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias. Por último, é por causa dos elétrons do campo magnético da Terra.

7. Regula a saúde do coração

Outro estudo também sugere que andar descalço ajuda a sincronizar seus batimentos cardíacos. E você sabe por que isso é importante? Porque desde a regulação da temperatura corporal até a secreção hormonal, tudo depende disso. Além disso, a saúde do seu coração também permanece sob controle, pois os outros órgãos do corpo funcionam bem.

8. Auxilia na visão

Bem, de acordo com a ciência da reflexologia, quando andamos, colocamos pressão máxima no segundo e terceiro dedo do pé. Esses dois têm as terminações nervosas máximas, que estimulam o funcionamento dos olhos. Portanto, andar descalço também mantém sua visão saudável.

9. Estimula o bom funcionamento do cérebro

Entre outras coisas, andar descalço é importante para o desenvolvimento do sistema nervoso e também para o desenvolvimento do cérebro. Acontece que os pés são as partes mais ricas em nervos do corpo humano, o que significa que contribuem para a construção de vias neurológicas no cérebro.

Cobri-los com sapatos, portanto, significa que estamos eliminando todos os tipos de oportunidades para o cérebro das crianças desenvolver novas conexões neurais.

10. Contribui para a reativação dos músculos

Por fim, cada pé tem 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 tendões, músculos e ligamentos. Estes trabalham juntos para manter o corpo ereto e em movimento.

Desse modo, passar um tempo descalço é uma ótima maneira de fortalecer todo esse sistema, o que pode melhorar o equilíbrio e ajudar a prevenir lesões, tanto nos pés e tornozelos, quanto em outros sistemas musculares e articulares.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Benefícios da caminhada, quais são? Dicas para começar e cuidados.

Fontes: Globo, Loteamento Cavalinno, Ultra Macho

Próxima página »

Escolhidas para você