Ciência & Tecnologia

5 problemas que a má postura pode trazer para sua vida

Quantas horas por dia você fica na frente do computador ou mexendo no celular? Os problemas causados pela má postura podem ser graves.

Os problemas que você pode ter com a má postura podem ser graves e deixar lesões crônicas. Uma pessoa passa, em média, 8 horas na frente de um computador, na cadeira do escritório, e mais algumas com a cabeça baixa olhando para o celular.

Se você é uma dessas pessoas, dessas, quantas horas você fica sentado da maneira correta?As dores nas costas são um problema que afeta 85% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A má postura está presente em praticamente tudo o que fazemos.

E no que não fazemos, como ter a quantidade de horas de sono de qualidade necessárias e exercícios físicos regulares. E achar algumas poucas sessões de massagem ou esticar as costas vez ou outra vão fazer com que o problema desapareça de uma vez.

Quais são os problemas que você pode ter com a má postura?

Em muitos casos é preciso, até, mudanças de hábito e consciência corporal. Segundo o ortopedista especialista em coluna do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo, Dr. Raphael Marcon:

“A primeira coisa que a gente pede é que a pessoa não fique muito tempo em uma mesma postura. A gente recomenda a regra dos 50-10. Quem trabalha sentado, o ideal é se levantar a cada 50 minutos e ficar 10 minutos em pé. Vá ao banheiro, beba água, tome um café e, se possível, se alongue um pouco.”

8 maneiras de aliviar o estresse comprovadas cientificamente

Para quem trabalha em pé, a regra é a mesma. É preciso mudar de posição a cada 50 minutos para descansar as articulações. Para aqueles que acreditavam que a má postura influencia apenas na estética, aqui vão alguns dos

Problemas que você pode ter com a má postura

Cifose

Quais são os problemas que você pode ter com a má postura?

Principalmente nas pessoas mais idosas e com osteoporose. Quando se mantém a má postura, a cifose pode ser aumentada a medida que envelhecem. De acordo com o médico, já que a pessoa não se exercita, não fortalece a musculatura que a mantém ereta. Então, a tendência é que a pessoa com osteoporose fique corcunda precocemente.

Barriga Saliente

Quais são os problemas que você pode ter com a má postura?

A má postura pode causar flacidez abdominal. Isso porque você acaba “empurrando” sua barriga pra frente. “Se você aumenta a cifose (corcunda), você acaba aumentando a lordose. É uma questão de acomodação das estruturas”, conta o médico.

Secar as mãos com toalhas de papel ou jatos de ar: qual é mais saudável?

Fadiga

Quais são os problemas que você pode ter com a má postura?

Energia, concentração e rendimento, são aspectos afetados nas pessoas que possuem má postura. Além de fazer com que os músculos entrem em fadiga. Por não exercitá-los.

Lesões

Quais são os problemas que você pode ter com a má postura?

Por causa da má postura, algumas profissões acabam influenciando mais os possíveis problemas e lesões. Por exemplo, um técnico de laboratório, que passa o dia inteiro analisando lâminas no microscópio, terá mais chances de desenvolver hérnia de disco na região cervical.

É assim que você pode acrescentar o ferro que seu organismo precisa

Dores

Quais são os problemas que você pode ter com a má postura?

Talvez você já sinta elas. Mas, a longo prazo, é comum que a pessoa desenvolva dores osteoarticulares causadas pela fadiga. E que são de difícil tratamento. Grande parte das vezes é preciso reabilitação com fortalecimento, acupuntura, fisioterapia, além de atividades físicas, para sair desse estado crônico.

Recomendação

Quais são os problemas que você pode ter com a má postura?

“O que a gente recomenda é o exercício físico, porque é uma das poucas coisas comprovadas que em longo prazo servem para prevenir dores nas costas”, diz o Dr. Marcon.

O que acontece com a gordura do nosso corpo quando emagrecemos (e para onde ela vai)?

Fonte: Catraca Livre

Próxima página »

Escolhidas para você