O açafrão também conhecida como cúrcuma, é nativa do sul da Ásia e é usada há mais de 5.000 anos. É comumente usado em alimentos como corante e aromatizante em muitas cozinhas asiáticas populares. No entanto, cúrcuma é multifuncional, ou seja, pode ser usada na alimentação como um remédio medicinal que possui diversos benefícios para a saúde.
Em suma, a planta com flor açafrão é nativa da Índia e do sul da Ásia e pertence à família do gengibre. As raízes são colhidas e usadas frescas na cozinha, ou fervidas em água e secas. Em seguida, são moídos até formar um pó amarelo-alaranjado escuro, tão comum em pratos com curry.
Além de ter um perfume aromático intenso, ela também é a principal fonte do polifenol curcumina, que se acredita ter propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. Saiba todos os benefícios dessa planta abaixo.
Quais os benefícios do açafrão para a dieta e saúde?
Há diversos benefícios potenciais para a saúde do açafrão. Estudos demonstraram que essa planta ajuda a combater a dor, inflamação, artrite, depressão, câncer e muito mais. Além disso, possui propriedades antioxidantes e contém vitaminas e minerais, como ferro e manganês. Confira abaixo, os principais benefícios para a saúde da cúrcuma:
1. Reduz inflamações
Uma pesquisa mostrou que a curcumina é altamente eficaz na redução da inflamação. Assim, acredita-se que o efeito antiinflamatório da curcumina é provavelmente mediado por sua capacidade de inibir a ciclooxigenase-2 (COX-2), a lipoxigenase (LOX) e a óxido nítrico sintase induzível (iNOS).
2. É antioxidante
A curcumina também é um poderoso antioxidante e, portanto, protege nosso corpo dos radicais livres, reduzindo o risco de doenças cardíacas e câncer.
3. Retarda o diabetes
A curcumina presente na cúrcuma retarda o início do diabetes tipo 2, inibindo a formação de citocinas inflamatórias e, portanto, tendo um efeito favorável nos níveis de glicose no sangue.
4. Auxilia na imunidade
A cúrcuma também aumenta os níveis de imunidade. Suas propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas nos protegem de uma variedade de infecções. Aliás, a medica popular recomenda tomar uma colher de chá cheia de açafrão em um copo de leite morno todos os dias para evitar o resfriado comum e a gripe.
5. Reduz o risco de doenças cardíacas
A propriedade antioxidante da curcumina presente no açafrão, pode prevenir doenças cardíacas e complicações cardiovasculares diabéticas. Ademais, a curcumina também reduz os níveis de colesterol sérico e protege contra as alterações patológicas que ocorrem com a aterosclerose.
6. Reduz o risco de câncer
A curcumina interfere no crescimento e desenvolvimento das células cancerosas e evita a sua propagação ao mais ínfimo nível molecular. Assim, reduz efetivamente o risco de novo crescimento canceroso.
7. Ajuda no tratamento da doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer é causada pelo acúmulo de emaranhados de proteínas chamados placas amiloides. Com efeito, a curcumina presente no açafrão ajuda a eliminar essas placas.
8. Auxilia na saúde mental
A curcumina presente na cúrcuma aumenta os níveis de BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro) no cérebro, ajudando assim os pacientes com depressão. Ademais, a curcumina também aumenta os neurotransmissores cerebrais serotonina e dopamina.
9. Possui efeitos antienvelhecimento
As propriedades antioxidantes da curcumina presente na cúrcuma, previnem danos às células e, portanto, retarda o envelhecimento. Além disso, previne com eficácia a formação de linhas finas e rugas. Por fim, a curcumina também estimula o crescimento de novas células.
10. Melhora a saúde óssea
Suplementos de curcumina, quando administrados em pacientes que sofrem de artrite reumatoide, mostram melhorias significativas na dor e no funcionamento das articulações. Por outro lado, a curcumina também protege o tecido ósseo e evita a perda óssea.
11. Melhora a digestão
A curcumina presente na cúrcuma reduz o inchaço e coloca o sistema digestivo nos trilhos. Ademais, ela estimula a vesícula biliar a produzir bile, bem como ajuda na prevenção e no tratamento da pancreatite.
12. Ajuda no tratamento de doenças oculares
A propriedade antioxidante da cúrcuma ajuda no tratamento do glaucoma e da catarata. Desse modo, o consumo regular de cúrcuma interrompe a progressão do glaucoma e também previne a perda de visão.
13. É bom para a pele
A cúrcuma tem propriedades antiinflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes que ajuda a curar feridas; previne acne e fugas; bem como combate eczema e psoríase; reduz cicatrizes e ameniza olheiras.
14. É bom para o cérebro
A cúrcuma produz um composto conhecido como curcumina, que possui várias propriedades medicinais. Uma delas é que pode ajudar a aumentar a função geral da memória. Além disso, a cúrcuma também pode ajudar a manter o cérebro saudável, promovendo a reparação das células-tronco no cérebro.
15. Combate a infecção
Graças às suas qualidades antibacterianas e antiparasitárias, a cúrcuma pode ajudar a prevenir úlceras estomacais e reduzir a infecção no intestino. Ademais, também pode ajudar a aliviar a dor de estômago, sendo excelente para pessoas com síndrome do intestino irritável e doença de Crohn.
Quais os efeitos colaterais do consumo excessivo de cúrcuma?
Apesar de seus benefícios, é preciso ter cautela e evitar o consumo excessivo de açafrão. Portanto, grandes volumes de cúrcuma podem causar:
- Dores de estômago, náuseas, tonturas ou diarreia;
- Quantidades elevadas, acima de 1500 mg duas vezes ao dia, podem causar um ritmo cardíaco anormal perigoso;
- Se você tiver cálculos biliares ou obstrução na bile, não deve fazer o uso da cúrcuma;
- Pode retardar a coagulação do sangue e causar mais hematomas e sangramento;
- Os diabéticos devem ser cautelosos, pois a curcumina pode tornar os seus níveis de açúcar no sangue muito baixos;
- Quantidades elevadas podem reduzir a absorção de ferro.
Como fazer o chá de cúrcuma?
Para desfrutar dos benefícios do chá de açafrão você pode fazê-lo usando leite ou água conforme a receita a seguir:
Ingredientes do chá de cúrcuma
- 2 xícaras de leite ou água
- 1 colher de chá de cúrcuma
- 1/2 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de mel a gosto
- 1 pitada de pimenta preta (aumenta a absorção)
- 1 pequeno pedaço de raiz de gengibre fresco descascado ou 1/4 colher de chá de gengibre em pó
Modo de preparo do chá de cúrcuma
- Em primeiro lugar, bata todos os ingredientes em um liquidificador de alta velocidade até ficar homogêneo;
- Em seguida, despeje a mistura de cúrcuma em um recipiente e aqueça por 3-5 minutos em fogo médio até ficar bem quente, mas não deixe ferver;
- Se feito com leite, espere esfriar e beba em seguida. Todavia, se for feito com água você pode tomar um punhado duas vezes por dia.
Então, achou interessante saber todos os benefícios do açafrão? Pois, leia também: Remédio caseiro para dor muscular – Quais são e como tomar