MENU
Expectorantes caseiros – 10 remédios para aliviar a tosse com catarro
Expectorantes naturais são remédios descongestionantes caseiros que ajudam a diluir o muco das vias respiratórias e aliviam a tosse.

Expectorantes caseiros ajudam a aliviar a congestão nos pulmões, reduzindo a espessura do muco nas vias respiratórias, tornando a tosse mais produtiva e limpando os pulmões. Produzido naturalmente pelo corpo, o catarro ou muco desempenha um papel importante: funcionando como uma espécie de “lubrificante” para o corpo. Ou seja, ele forma uma camada protetora na boca, nariz, seios da face, garganta, pulmões, estômago e intestinos para evitar que fiquem desidratados.
O muco também cria uma barreira protetora para impedir que bactérias e vírus entrem em seu corpo e contém anticorpos que ajudam seu corpo a reconhecer e eliminar microorganismos indesejáveis. Pode parecer ruim, mas o muco é muito importante para o nosso organismo. No entanto, às vezes sua composição muda e ele se torna mais espesso. Isso pode acontecer em resposta a uma reação alérgica, após comer ou beber laticínios (caso seja intolerante à lactose) ou quando é acometido por uma gripe ou resfriado.
Dessa forma, alguns expectorantes caseiros são bastante eficazes para diluir o muco e auxiliar no tratamento de tosse, congestão e bronquite.
10 expectorantes caseiros que ajudam a limpar as vias respiratórias
1. Abeto branco

Para uma tosse persistente, a primeira indicação dessa lista é o chá de abeto branco. Desse modo, ele é indicado para o alívio dos sintomas associados à secreção de muco nas vias respiratórias, ele ajuda a eliminar substâncias que podem obstruir os pulmões, graças em grande parte às propriedades antissépticas e antibacterianas do abeto. Além disso, os açúcares naturais que contém não só ajudam a diluir as secreções por cerca de duas horas, bem como facilita expectoração, e ainda conferem um sabor agradável à bebida.
2. Bebidas quentes
Uma boa xícara de chá de ervas quente ajudará a diluir o catarro. Ou seja, basta tomar uma boa xícara de chá de hortelã, tomilho, camomila ou equinácea para combater o muco persistente. Portanto, adicione a erva que mais gosta a um copo de água quente e é só desfrutar!
3. Canja de galinha

Não é um mito. Um prato quentinho de canja de galinha pode ter propriedades medicinais, ajudando a acalmar as vias respiratórias inflamadas. Diversos pesquisadores demonstraram que essa simples sopa caseira é capaz de combater infecções. Os resultados sugerem que a canja de galinha tem um efeito anti-inflamatório modesto, mas mensurável.
4. Cebola e Alho

O alho e a cebola juntos podem ser usados como um expectorante natural que ajuda a aliviar o acúmulo de catarro. As propriedades antimicrobianas desses ingredientes podem ajudar no combate a infecções virais, fúngicas e bacterianas que fazem com que as glândulas respiratórias produzam mais catarro. Inclusive, colocar mais alho e cebola na dieta pode ajudar a eliminar o excesso de catarro do corpo.
5. Cúrcuma

A cúrcuma é um verdadeiro superalimento. Alivia a dor, reduz a inflamação e aumenta a resistência do corpo. Para um chá poderoso, misture meia colher de chá de pimenta-do-reino e meia colher de chá de cúrcuma em um copo de água ou leite quente (sem lactose), e se quiser adoçar adicione uma colher de chá de mel. Então, é só beber essa mistura diariamente até que o muco desapareça.
6. Gargarejo com água salgada

Misture 1 colher de sopa de sal comum em um copo de água quente. Gargareje a solução por alguns minutos, até três vezes ao dia, mas não engula! Gargarejar por alguns minutos fará sua garganta aliviar e você irá se sentir muito melhor.
7. Gengibre e mel – expectorante caseiro

O gengibre tem propriedades terapêuticas poderosas, razão pela qual é frequentemente usado para tratar resfriados. Portanto, o gengibre ajuda a aliviar a tosse e acalma as vias respiratórias, enquanto dilui o catarro. Por outro lado, o mel tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, perfeito para dor de garganta ou resfriado e congestão nasal. O mel cria uma camada protetora na garganta, reduzindo a irritação e permitindo a cicatrização das membranas mucosas.
Para fazer o expectorante caseiro aqueça 2 colheres de sopa de mel, certificando-se de que sua temperatura não ultrapasse 40 °C, pois mais quente que isso, o mel perde sua eficácia terapêutica. Posteriormente, adicione uma colher de chá de gengibre ralado. Tome duas colheres de sopa por dia durante três dias para aliviar o catarro.
8. Mel e limão – expectorante caseiro

O mel é usado como medicamento desde os tempos antigos, pois ele é valorizado por suas propriedades antibacterianas. Mas o principal motivo pelo qual o mel é amigo de quem está resfriado, é porque ele acalma as membranas mucosas irritadas. Por conseguinte, ele é um doce complemento ao chá ou água morna com limão. Além disso, o limão é amplamente utilizado como expectorante natural devido à sua composição de vitaminas.
9. Óleos essenciais – expectorante caseiro

Outro expectorante caseiro ideal para manter as membranas mucosas úmidas é o vapor de óleos essenciais de plantas como eucalipto e alecrim. Portanto, basta colocar algumas gotas desses óleos essenciais em um lenço e inalar profundamente para limpar as vias nasais.
10. Sálvia e hortelã-pimenta – expectorante caseiro

Além de contribuir para dissolver o muco, essa combinação de hortelã-pimenta e sálvia age rapidamente para refrescar e aliviar dores de garganta.
Por fim, o excesso de muco no organismo geralmente é um sinal de infecção ou outra condição subjacente. Os sintomas tendem a desaparecer em uma semana, e os expectorantes caseiros devem aliviar os sintomas para a maioria das pessoas. Contudo, se sintomas persistirem ou piorarem, consulte um médico imediatamente.
Então, curtiu essas dicas? Para saber outras formas de aliviar a tosse com catarro, leia a seguir: Remédio caseiro para tosse – 12 dicas para aliviar e tratar a condição
Fontes: Tua Saúde, Minha Vida, Melhor com Saúde
Fotos: Pexels