Listas

12 remédios caseiros para acabar com a dor no estômago

Além do uso de algum medicamento natural, a opção por um remédio caseiro para dor no estômago pode ajudar a aliviar alguns tipos de incômodos.

Por P.H Mota

O remédio caseiro para dor no estômago pode ser uma boa alternativa em casos em que ela é leve ou falta acesso a algum outro medicamento no momento. A partir do alívio no estômago, é possível reduzir incômodos com o efeito de ingredientes naturais.

Além disso, eles surgem como boas alternativas por não possuírem contraindicações de consumo. Sendo assim, podem ser consumidos por pessoas de todas as idades, incluindo mulheres grávidas.

Por outro lado, eles não devem ser a única forma de combater as dores. Caso os sintomas de dor no estômago persistam, é importante consultar um médico para buscar um tratamento adequado do problema.

12 remédios caseiros para dor no estômago

Suco de batata crua

As propriedades da batata crua ajudam a reduzir a acidez do estômago, reduzindo a dor e os sintomas de azia. Basta ralar uma batata e espremer até tirar todo o suco da planta. A bebida não possui contraindicações e, por isso, pode ser tomada diariamente, várias vezes ao dia.

Continua após a publicidade

Chá de folhas de alface

A folha de alface tem propriedades antiácidas naturais e, portanto, ajuda a reduzir a dor no estômago. Para preparar o chá, misture 80 g de alface em 1 litro de água e deixe ferver por cinco minutos. Logo após a bebida descansar e esfriar, por cerca de 10 minutos, é só coar e está pronto para beber. No entanto, é recomendado que ele seja consumido em jejum, não mais que quatro vezes por dia.

Chá de artemísia

O chá de artemísia funciona como bom remédio caseiro para dor no estômago por conta de suas propriedades digestivas, calmantes e diuréticas. Ele pode ser preparado a partir da mistura de 10 a 15 folhas da planta em uma xícara de chá de água fervente. Em seguida, abafe a mistura por cerca de 15 minutos, para que ocorra o preparo e a água esfrie um pouco. Uma vez pronto, o chá pode ser consumido de duas a três vezes por dia.

Chá de dente-de-leão

A ação do chá de dente-de-leão no combate à dor de estômago deve-se a seus efeitos anti-inflamatórios e diuréticos. Assim como os outros chás, pode ser preparado de forma simples, misturando uma colher de sopa de folhas secas da placa com uma xícara de água fervente.

Chá de hortelã

O chá de hortelã reúne propriedades antissépticas, calmantes e analgésicas que atuam no combate à dor de estômago. Além disso, também pode reduzir sintomas de náuseas, vômitos e diarreia. O preparo consiste em ferver uma xícara de água e misturar com uma colher de sopa de folhas de hortelã-pimenta picadas. Depois de abafar por 10 minutos, é só deixar coar e tomar três vezes ao dia, logo após as refeições.

Continua após a publicidade

Chá de malva

A malva é outra planta que possui propriedades que atuam como calmantes na digestão, ou seja, um ótimo remédio caseiro para dor no estômago. É só misturar duas colheres de sopa de folhas picadas a uma xícara de água fervente e deixar a mistura descansar por 15 minutos. Em seguida, coloque para coar e o chá está pronto para ser consumido, de preferência após as refeições.

Chá de sementes de melão

Uma colher de sopa de sementes de melão é suficiente para preparar um chá que ajuda a aliviar sintomas de dor no estômago. Bata as sementes no liquidificador com um copo de água morna e adicione uma colher de mel, para adoçar. O chá pode ser consumido três vezes por dia, cerca de 30 minutos antes da refeições.

Chá de espinheira-santa

Entre os efeitos da espinheira-santa no corpo, estão a redução da produção do suco gástrico e a proteção da mucosa do estômago, por exemplo. Sendo assim, o chá ajuda a aliviar sintomas de dor no estômago e azia, dentre outros. Ele pode ser consumido três vezes ao dia e deve ser preparado com a mistura de 4 g de folhas em uma panela com água fervente por cinco minutos.

Chá de tanchagem

A tanchagem também possui propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes, ou seja, é capaz de agir como remédio caseiro para dor no estômago. Sua preparação consiste na mistura de um punhado de folhas em água fervente por cerca de 5 minutos, mas com uma contraindicação: só pode ser tomada até três vezes ao dia.

Continua após a publicidade

Chá de erva-doce

Também conhecida como funcho, a erva-doce é eficaz para aliviar sintomas de queimação e azia. Assim como no caso das outras ervas, pode ser consumido com a mistura da planta em água fervente. Além disso, a erva-doce também pode ser utilizada como condimento e tempero no preparo de outros alimentos.

Gengibre

O poder anti-inflamatório do gengibre ajuda a reduzir enjoo e náuseas, entre outros problemas ligados a dor no estômago. Além disso, ajuda a estimular a secreção de sucos gástricos, protegendo as mucosas do sistema digestivo.

Água com limão e bicarbonato de sódio

Apesar de ser naturalmente ácido, o limão pode ser útil no combate à dor no estômago. Isso porque quando misturado com água e bicarbonato de sódio, ele ajuda a melhorar a secreção hepática, promovendo a mobilidade intestinal. O ideal é espremer até três limões num copo de 250 ml de água em temperatura ambiente e adicionar uma pitada de bicarbonato. A mistura, entretanto, deve ser consumida em jejum.

Fontes: Tua Saúde, Tua Saúde, Viva Bem

Continua após a publicidade

Imagens: segs, Melhor com Saúde, Mundo Boa Forma, Cursos Online, Melhor com Saúde, ACIG, vemat, cuidaí, Facebook, Armazém Central, Saúde e dica, InfoEscola, eCycle

Próxima página »

Escolhidas para você